62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Contabilidade - 2. Contabilidade e Finanças
CAPITAL DE GIRO: ANÁLISE E DIMENSIONAMENTO DOS RECURSOS CIRCULANTES EM UMA EMPRESA TÊXTIL
Sandra de Souza Paiva Holanda 1
Antônio Nakai-Hiroks Rodrigues 1
Sidnéia Maia de Oliveira Rego 1
Alexandre Wállace Ramos Pereira 1
Edivaldo Rabelo de Menezes 1
1. Depto. de Administração - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
INTRODUÇÃO:
A informação e o conhecimento são elementos primordiais para o desenvolvimento de qualquer empreendimento, uma vez que no ambiente dos negócios em que as empresas operam, atualmente aumenta-se significativamente o nível de competição. Nesse cenário, traçar estratégias que dêem bases sólidas e úteis para melhoria da empresa é de suma importância. Deste modo, considera-se a administração do capital de giro como fator primordial para o sucesso das organizações. O presente trabalho teve como objetivo conhecer a composição do capital circulante bem como a adequação do volume de capital de giro das operações da empresa pesquisada. O trabalho se mostrou significativamente relevante no que concerne as adequações a serem adotadas pela gerência da empresa na administração do capital de giro, como forma de melhorar suas estratégias perante o mercado.
METODOLOGIA:
O presente trabalho caracterizou-se como uma pesquisa diagnóstico, documental e estudo de caso. A coleta de dados ocorreu nos meses de julho, agosto e setembro de 2009, junto à gerência administrativa da empresa, constituídos os sujeitos da pesquisa e seguiram dois procedimentos: o primeiro através das entrevistas, com o objetivo de levantar os aspectos mais relevantes do problema em questão e, o segundo, a partir das descrições da situação em estudo por meio da observação sistemática e análise documental.
RESULTADOS:
No processo de análises das contas circulantes, de posse de fórmulas matemáticas, utilização das técnicas de análises de balanço, observou-se a capacidade que a empresa possui para saldar suas dividas de curto prazo; o volume de atividades da empresa e o resultado decorrente dessas atividades; ainda, que retorno financeiro o empreendimento está tendo, bem como estão sendo distribuídos, os recursos entre outros dados relevantes que integram a situação financeira da empresa. Nesse sentido, os dados foram avaliados de três formas, inicialmente efetuou-se uma análise dos índices de liquidez e solvência da empresa, buscando verificar a situação financeira de curto prazo, no sentido de indicar a capacidade da empresa honrar seus compromissos. No segundo momento, verificou-se através do cálculo das necessidades totais de capital de giro da empresa, qual a necessidade de recursos circulantes para a realização das operações do dia a dia da organização, bem como quais as fontes de financiamentos dessas necessidades. Por fim, na análise dos dados, foram feitos cálculos dos índices de atividade, descrevendo o comportamento do ciclo de caixa da empresa.
CONCLUSÃO:

Com base nos dados coletados buscou-se argumentar que a empresa, independente de seu porte, necessita gerir de forma estratégica seus recursos financeiros, sendo a gestão do seu capital de giro um fator para as decisões estratégicas. Os resultados são: a) Em se tratando de solvência e liquidez, não há indícios de que a empresa possa se tornar insolvente, pois os seus direitos excedem suas obrigações; b) No que se refere aos índices de atividade, o prazo médio de estocagem é de 68 dias para vender seus estoques. Conclui-se que a empresa possui um capital de giro além de suas necessidades operacionais e que, caso não seja reinvestido o capital ocioso, a rentabilidade tende a cair. Por fim, algumas sugestões são indicadas: a) Considerando que os ativos financeiros são remunerados pelo mercado por no máximo 1% e que a empresa apresenta uma rentabilidade do patrimônio líquido de 11,15%, sugere-se que a organização reinvista os recursos ociosos; b) Como a empresa detém recursos necessários para financiar seu ciclo operacional, a presença de passivos financeiros é considerada desnecessária; c) Diminuir seu ciclo financeiro, imprimindo maior giro de estoques, redução dos prazos das contas a receber ou ampliação dos prazos de pagamento a fornecedores.

Palavras-chave: Capital de Giro, Dimensionamento, Empresa Têxtil.