62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
AVALIAÇÃO DO CENÁRIO DE PRÁTICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDIÁTRICO NA PERCEPÇÃO DO ESTAGIÁRIO
ADRIANNA PAULA DE MEDEIROS ARAÚJO 1
ANA RAQUEL DE FRANÇA SOUZA 2
EMELINE NORONHA VILAR DE SOUZA 2
DEBORAH DINORAH DE SÁ MORORÓ 3, 4
1. Depto. de Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Depto. de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
3. Enfermeira. Ms./Orientadora
4. Coordenadora de Ensino do Hospital de Pediatria Prof. Heriberto Ferreira Bezerra (HOSPED), UFRN
INTRODUÇÃO:
O Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra (HOSPED) é uma unidade suplementar, integrante do Complexo Hospitalar e de Saúde (CHS) da UFRN. No plano da assistência à criança e ao adolescente, atua como referência pediátrica especializada no atendimento clínico e cirúrgico de média e alta complexidade para o Estado do Rio Grande do Norte. No plano acadêmico, é campo de prática para os estudantes de cursos Técnicos, Graduação, Pós-Graduação da área de saúde e afins. Mantém programas de especializações e de Residência Médica e Multiprofissional. Nesta perspectiva, configura-se um importante cenário de prática na atenção à saúde da criança para os estágios curriculares dos cursos da área de saúde: medicina, enfermagem, técnico de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e farmácia. Desta forma, observou-se a necessidade de avaliar os cenários de práticas do HOSPED acerca dos aspectos relacionados à infra-estrutura, planejamento do estágio, apoio administrativo, relação aluno-preceptor-pacientes e metodologia utilizada, segundo a percepção dos estagiários. Com isto, buscou-se contribuir para a melhoria contínua do campo de prática e dar um enfoque ético-humanista na formação dos estudantes, pautados na multiprofissionalidade e integralidade do cuidado à criança.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo retrospectivo de abordagem quantitativa que teve como objetivo avaliar o hospital de pediatria, enquanto cenário de prática, na percepção dos estudantes da área de saúde que desenvolveram seus estágios no HOSPED, no ano de 2009. Utilizou-se como instrumento de pesquisa uma ficha de avaliação contendo questões estruturadas e com respostas de múltipla-escolha acerca dos aspectos relacionados à infra-estrutura do hospital, apoio administrativo, planejamento do estágio, relação aluno-preceptor-pacientes, obedecendo a uma ordem de concordância/discordância. Os critérios acerca da elaboração das questões foram fundamentados na possibilidade de melhoria contínua da oferta de estágios para os cursos da área de saúde da UFRN. Participaram do estudo, os estagiários dos cursos de graduação: medicina e enfermagem e alunos do técnico em enfermagem, que desenvolveram suas práticas nos setores ambulatorial e hospitalar do HOSPED, no período de março a dezembro de 2009. O tratamento das informações coletadas foi realizado através da tabulação dos dados e análise quantitativa. Embora haja limitações, acredita-se que as estimativas sejam capazes de descrever a realidade do serviço e possibilitar melhorias nos cenários de práticas, favorecendo as atividades de ensino.
RESULTADOS:
De acordo com a análise dos gráficos da ficha de avaliação do estágio, constatou-se que a equipe docente e a preceptoria são atuantes, proporcionando ao aluno, oportunidades de realizações de práticas assistenciais e demonstrando domínio e responsabilidade pelo conhecimento transmitido. A maioria dos estudantes considerou a infra- estrutura hospitalar adequada para o desenvolvimento de suas práticas curriculares. Quanto às secretarias acadêmicas dos cursos, estas foram avaliadas positivamente em relação a sua disponibilidade aos alunos. A relação aluno-preceptor-pacientes foi considerada de fundamental importância para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada na atividade de estágio atendeu as necessidades dos alunos. Dentre as habilidades proporcionadas pelos estágios, foram relatados: o agir coletivamente, o aprender a comunicar-se em equipe e entre os usuários, a análise e reflexão crítica, e o desenvolvimento de planos de intervenções e outras iniciativas inovadoras. Como oportunidade de melhoria, foi verbalizada pelos estudantes, a sua pouca participação no planejamento das atividades de estágio, alertando para a necessidade de torná-los partícipes e construtores das ações desenvolvidas nos cenários de práticas durante o estágio.
CONCLUSÃO:
A avaliação dos cenários de práticas pelos estagiários possibilita contínuas melhorias no campo estrutural, nas relações interpessoais e nos processos de trabalho, favorecendo o desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem no âmbito hospitalar.
Palavras-chave: Estágio curricular, Cenário de Prática, Integração ensino-serviço.