62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 5. Rádio e Televisão
O RÁDIO COMO ESPAÇO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Celeste Marinho Manzanete Ribeiro 1
Celso Antônio Meneguetti 1
Vânia Braz Oliveira 1
1. Pós Grad. em Jornalismo Científico, Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, SP
INTRODUÇÃO:

O jornalismo científico ou divulgação científica vem ganhando espaço com as novas ferramentas da informação. Jornais, impressos, televisão e internet são veículos que possuem informativos de jornalismo científico e divulgação científica.

O rádio também é um veículo de informação, apesar de ser mais utilizado para o entretenimento, disponibilizando em suas grades de programação música e programas de 'pura' diversão, mas algumas emissoras possuem programas que trazem informações jornalísticas. Percebendo isso, buscou-se neste artigo fazer uma análise de conteúdo da rádio Band News FM, do programa Conexão Digital.

Para o desenvolvimento deste artigo foi feita a pesquisa bibliográfica que forneceu o embasamento teórico da análise. A documental feita para a transcrição dos sete programas do período que corresponde ao início de janeiro a primeira quinzena de fevereiro de 2010 e a análise de conteúdo.

A escolha do programa foi feita de modo aleatório e a rádio por amostragem de acessibilidade.

O rádio apesar de ser um veículo de massa ainda é pouco utilizado como divulgador da ciência. Assim, entende-se neste trabalho como divulgação científica, de acordo com MASSARANI (1998) a "popularização da ciência e comunicação pública em ciência".

 

METODOLOGIA:

No artigo utilizaram-se a pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo.

A pesquisa bibliográfica foi feita para a conceituação dos termos chaves, como jornalismo científico, divulgação científica e o veículo rádio.

A pesquisa documental feita para a análise dos Programas de rádio disponíveis no site http://bandnewsfm.band.com.br/. Primeiro determinou-se a emissora analisada, depois o programa com o conteúdo de C & T.

Após esta etapa, determinou-se o período de 5 de janeiro a 22 de fevereiro de 2010. A delimitação do período de investigação é importante, pois fixa com exatidão os limites temporários da pesquisa.

Dentro do período estabelecido, usou-se a amostra não-probabilística, aleatória simples. Foram sete programas, sendo dois em cada semana dentro deste período. Partiu-se para este procedimento já que a amostra é um representativo do universo. Este procedimento, segundo Diehl e Tatim "podem ser utilizadas diferentes formas de sorteio dos participantes quando cada membro da população tem a mesma probabilidade de ser escolhido." (2004,p.64). Os programas são veiculados diariamente pela emissora, com duração variada e com um horário de veiculação sem mudanças consideráveis de um dia para outro.



RESULTADOS:

O objeto de estudo foi a rádio Band News FM, o programa Conexão Digital, produzido pelo jornalista Ricardo Anderaus. O programa tem  enfoque em tecnologia. Foram analisados sete programas, que podemos caracterizados como, boletins, pois de acordo com (RIBEIRO, p. 39), boletins consistem numa duração média que varia de dois a quatro minutos. "O boletim possui uma estrutura que segue a seguinte ordem: Cabeça, Ilustração (uma entrevista), Encerramento, Assinatura."

Na análise verificamos os itens: Linguagem, Conteúdo, Abordagem.

A linguagem é simples, coloquial e de fácil entendimento, uma vez que o público-alvo é extremamente eclético.

Já no conteúdo verificamos que são direcionados aos usuários de tecnologia de comunicação. Os programas passam três tópicos: 1) os aparelhos de celulares, 2) os sistemas utilizados por estes e 3) as redes sociais na internet.

Na abordagem feita pelo repórter sobre aparelhos celulares é enfatizada pontos sobre o produto e as necessidades do consumidor. No tema 2 , fala-se sobre a navegabilidade na internet, dividindo  em: a questão amigável que a sua utilização por parte do usuário, a disputa entre os gigantes do mercado de softwares e fabricantes de aparelhos celulares.

O tema 3 está ligado aos fabricantes de aparelhos e a busca por mercado consumidor.

CONCLUSÃO:

Delimitar o objeto de estudo foi uma das primeiras dificuldades encontradas na construção deste trabalho. Depois de estabelecidos os critérios de corte, foi necessário compreender o veículo Rádio. Este meio de comunicação de massa pode ser utilizado como uma veículo de divulgação científica, assim como corrobora CALVO HERNÁDEZ(1990,p.110)"Los programas de divulgación científica en radio pueden tomar, entre otras, las formas siguientes (esquema de Aldemaro Romero Diaz): divulgación pura de conocimientos científicos; mensaje científico a la sociedad; información de la actualidad científica y programas de opinión y critica científica."

A análise mostrou que o assunto de Ciência e Tecnologia pode ser trabalhado de forma simplificada, e nem por isso, menos interessante. Pelo contrário, abordando temas de uso corriqueiro por parte da população, o programa Conexão Digital ajuda desvendar assuntos supostamente complexos.Praticar jornalismo científico ou divulgação científica no rádio é uma missão considerável. Além da gama de especificações da vertente jornalística, o veículo necessita de uma linguagem própria. Sua efemeridade obriga aos jornalistas a trabalharem a forma com que a informação será transmitida e não alterando o conteúdo desta informação.



Palavras-chave: Rádio, Divulgação científica, Jornalismo científico.