62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 5. Probabilidade e Estatística
EXPLORAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS NA INTERPRETAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, JUNTO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Eva Maria Silva Costa 1
Benedita Marta Gomes Costa 2
Saulo de Carvalho Portela 1
Antonia Francivan Vieira 1
Diones Gomes da Silva 1
1. Prefeitura Municipal de Massapê-CE
2. Orientadora- Universidade Estadual Vale do Acaraú
INTRODUÇÃO:

Este trabalho trata da necessidade de incluir no currículo de formação dos professores, o estudo de tratamento de informação e dos temas transversais, em especial o tema meio ambiente, objetivando um ensino voltado a realidade de vida dos alunos e a efetivação da lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999 que discorre sobre a Política Nacional de Educação Ambiental, defendendo o trabalho do tema meio ambiente como tema transversal as disciplinas fundamentais e não como uma disciplina especifica.

METODOLOGIA:

Desta forma no II Curso de Formação de Educadores Ambientais da cidade de Massapê-CE, com 24 professores, das diversas disciplinas, da rede de ensino municipal, foi ministrado um módulo de educação ambiental, com aulas sobre Tratamento de Informação, voltada a análise de gráficos, e ao final foi aplicado um questionário, com interpretação de diferentes tipos de gráficos de contexto ambiental, com dados dos principais impactos ambientais do reservatório de água do município, o açude Acaraú Mirim.

 

RESULTADOS:

Foi analisado que o conteúdo mais trabalhado, e de mais fácil entendimento, com o tema transversal, meio ambiente, é o tratamento de informações, revelado pela grande frequência de gráficos e tabelas divulgados pela mídia, por estudos científicos, e também pelos livros didáticos das diferentes disciplinas fundamentais.

Ao se aplicar o questionário ambiental estatístico para os professores, notou-se uma discussão, no ambiente de estudo, mais fundamentada tanto na área matemática, de interpretação de dados do gráfico, assim como na área ambiental, pois estava-se tratando dos impactos ambientais do açude Acaraú Mirim, o reservatório onde todos ali dependiam dele para o consumo de água.

Assim foi detectado que a maioria dos professores teem deficiência na interpretação de gráficos, e que as temáticas ambientais não são trabalhadas nas escolas assim como recomenda os PCNs, como tema transversal, pois os temas transversais não são explorados nas graduações dos mesmos.

 

CONCLUSÃO:

 

Existe uma necessidade na reformulação da formação do professores atualmente, tendo como evidenciado a carência do estudo do tratamento de questões relacionadas diretamente com a realidade e necessidade do público alvo, os alunos, para que realmente seja atingida a meta do sistema educacional, que é a construção do saber da cidadania nos discentes. 

Em particular, na formação dos professores de matemática, existe uma deficiência no trabalho com os conteúdos de tratamento de informações, pois o currículo acadêmico atualmente, dos professores de matemática e por muito tempo não contemplou estas disciplinas de tão grade importância no dia-a-dia  da sociedade.

 

Palavras-chave: Gráficos , Educação Ambiental, Transversalidade.