62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
PROCESSO AVALIATIVO DA DISCIPLINA SAÚDE E CIDADANIA (SACI) PELOS DISCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE QUE ATUARAM NO BAIRRO GUARAPES, LOCALIZADO NO DISTRITO OESTE DE NATAL/RN
Diana Gonçalves de Lima Dantas 1
Ana Claudia Galvão Freire 2
Helicarlos Batista de Morais 3
Karla Pessoa Teodoro 4
Marcos Felipe Silva de Lima 5
Maria do Carmo Alves 6
1. Monitora do PET-Saúde, Depto. de Enfermagem - UFRN
2. Profa. Dra./ Orientadora, Depto. de Análises Clínicas e Toxicológicas - UFRN
3. Monitor do PET-Saúde, Depto. de Odontologia - UFRN
4. Monitora do PET-Saúde, Depto. de Enfermagem - UFRN
5. Monitor do PET-Saúde, Depto. de Nutrição - UFRN
6. Preceptora do PET-Saúde, Enfermeira do Guarapes/RN
INTRODUÇÃO:
A Atenção Básica em Saúde, no decorrer do processo histórico, foi gradualmente se fortalecendo e deve se constituir como porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo o ponto de partida para a estruturação dos sistemas locais de saúde. Em virtude da necessidade encontrada nessa área, existe o interesse de fomentar o processo de integração ensino-serviço-comunidade e a capacitação pedagógica para que os profissionais que desempenham atividades na área da Atenção Básica em Saúde possam orientar os estudantes de graduação, tendo o serviço público de saúde como cenário de prática. Assim, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) dispõe para seus acadêmicos da área da saúde a disciplina Atividade Integrada de Educação, Saúde e Cidadania (SACI), a qual se encontra como parte integrante do PET-Saúde. Essa disciplina objetiva principalmente oferecer ao aluno iniciante o ambiente propício à reflexão sobre os problemas de saúde da população, inserindo-o na realidade da comunidade, visando identificar fragilidades e potencialidades existentes nos serviços de saúde, nos equipamentos sociais do bairro e na própria comunidade, permitindo ao aluno a compreensão mais global do processo saúde-doença, seus condicionantes e resoluções possíveis.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve como foco de investigação a auto-avaliação do desempenho dos discentes e a avaliação da disciplina SACI pelos graduandos matriculados no segundo semestre de 2009 dessa disciplina. A pesquisa realizada com os alunos da disciplina SACI justifica-se pela mesma buscar ativamente a integração ensino-serviço-comunidade, sendo, portanto, essencial avaliar se o aprendizado está sendo adequado. Para a pesquisa, foram utilizados para a coleta dos dados dois questionários estruturados, sendo o primeiro da auto-avaliação dos discentes, consistindo de sete critérios: trabalho em grupo (UFRN), contrato de convivência, trabalho em grupo (Unidade Básica), identificação do problema, planejamento e execução do problema, elaboração e sistematização dessa experiência, e contribuição metodológica, nos quais o estudante se auto-avaliava dando notas: A (ótimo), B (bom), C (regular) e D (fraco) e, por fim, atribuía uma nota referente ao aprendizado final na disciplina. E o segundo, relacionando a proposta inicial da disciplina com os conteúdos ministrados e as atividades desenvolvidas com a formação profissional. A pesquisa foi realizada no último dia da disciplina na Unidade Básica do Guarapes/RN, contando com a participação de 20 acadêmicos.
RESULTADOS:
Os questionários de avaliação foram respondidos com notas boas: >60% consideraram o conteúdo totalmente adequado; >80% acharam os conteúdos e práticas coerentes com os objetivos; 70% relacionaram SACI com sua formação profissional; 80% consideraram a orientação tutorial ótima; como pontos positivos foram lembrados o trabalho em equipe, a convivência com a realidade social e a importância do olhar crítico/reflexivo perante os fatos. Ao fim da disciplina, 80% a indicariam para seus colegas de curso. Assim vê-se que a disciplina cumpriu seu objetivo perante os estudantes, e ajudou a criar uma consciência crítica/reflexiva de tal modo que eles encontraram ligação desta com a práxis profissional. As auto-avaliações foram muito positivas, a maioria delas foi exaustivamente respondida como ótima. Porém, analisando item por item, o trabalho em grupo, identificação do problema, e planejamento e execução do problema foram os que tiveram pior avaliação, mostrando que é algo a ser melhorado. No geral, a disciplina foi tão boa e construtiva, e foi tanto o empenho dos estudantes, que as avaliações não poderiam ser de outro modo. A turma avaliou o seu aprendizado, com uma média de 9,125, o que denota o compromisso desta, da tutoria e preceptoria com a disciplina, levando ao sucesso da SACI.
CONCLUSÃO:
Notou-se ao término do processo de avaliação, pelos relatos dos alunos, que a disciplina veio para dar uma maior amplitude à visão que eles tinham a respeito da realidade das comunidades. Além disso, exaltaram a metodologia apresentada pela disciplina, pois segundo eles o trabalho em grupo, os passeios exploratórios e o contato com a comunidade são essenciais para o crescimento profissional e pessoal. Isso porque o choque de realidade muitas vezes se faz necessário para que os futuros profissionais da saúde tenham conhecimento do perfil da população acerca das problemáticas de saúde e, posteriormente, possam desempenhar um papel de atores sociais que como tais, tendo a sensibilidade de observar e também de transformar a realidade de uma população. Outra questão levantada foi à auto-avaliação que para os alunos se apresenta como algo que oferece a oportunidade de identificar e crescer com os erros. Enfim, grande parte dos alunos que já cursaram a SACI, afirmam que essa disciplina se apresenta como um suporte valioso para que os mesmos possam conseguir provocar uma transformação na realidade das comunidades contempladas pelo projeto PET-Saúde através do ato de pensar, e principalmente do ato de fazer.
Palavras-chave: Saúde, Cidadania, Avaliação.