62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS ESTABELECIDOS PELOS RTQ-C PARA CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO.
Nícolas de Lima Verde da Silva 1
Clara Ovídio de Medeiros Rodrigues 1
Giovani Hudson Silva Pacheco 1
Fábio Henrique Sousa Cândido 1
Paolo Américo de Oliveira 1
Aldomar Pedrini 2
1. Departamento de arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
2. Prof. PhD / Orientador - Departamento de arquitetura, UFRN
INTRODUÇÃO:
Diante do avanço das discussões ambientais, o Brasil passou a concentrar mais esforços em relação às políticas de economia de energia. Tendo em vista que grande parte dos gastos energéticos no país provêm de edifícios comerciais, públicos e residenciais (LAMBERTS ET AL, 2004), em agosto de 2008 foi lançando o Regulamento Técnico da Qualidade para Eficiência Energética em Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos, RTQ-C (BRASIL, 2009). Este propõe requisitos técnicos que possibilitam a classificação de desempenho energético de edificações nos itens Envoltória, Iluminação, Condicionamento de Ar e bonificações pelo método prescritivo, ou através de simulações computacionais. No início de 2010 este regulamento sofreu adequações em vários procedimentos, principalmente os relacionados ao método prescritivo do sistema de iluminação. O trabalho apresentado tem por finalidade comparar o resultado das análises de iluminação utilizando o procedimento original e o novo instrumento, previsto para entrar em vigor partir do segundo semestre de 2010. Como objeto de estudo foi utilizado o edifício de laboratórios NUPRAR, localizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado utilizando o método prescritivo do RTQ-C para avaliar o nível de eficiência energética do sistema de iluminação.Tal avaliação é feita por meio da análise de pré-requisitos e do cálculo de variáveis envolvidas no projeto luminotécnico. Nesse contexto, foi realizada uma análise usando o RTQ-C vigente e, em seguida, outra aplicando a regulamentação revisada. O método original de classificação se baseia na determinação da Densidade de Potência de Iluminação Relativa Final (DPIrf) e na avaliação de pré-requisitos relativos à cada ambiente, por conseguinte a obtenção de seu equivalente numérico. Já o revisado indica duas possibilidades de sistema de classificação: o método das áreas do edifício ou o método das atividades do edifício. Nesse estudo, foi considerado o método das atividades, que consiste em identificar um nível de eficiência para cada grupo de atividade exercida na edificação. Para tanto, é feita ponderação dos níveis de eficiência relativos a cada grupo, o que resulta no Equivalente Numérico de Densidade de Potencia de Iluminação (EqNumDPI), o qual indica a etiqueta geral do sistema de iluminação. Por fim, compararam-se os dois resultados a fim de discutir as melhorias dessa revisão.
RESULTADOS:
O edifício possui uso institucional e constituí-se de salas para professores/pesquisadores, laboratórios, banheiros, garagem, circulação, armazenamento e diversos (secretaria, administração, coordenação etc.). Ao aplicar o procedimento original de etiquetagem do sistema de iluminação, as salas de laboratório (maioria), áreas administrativas e escadas atingiram nível A; circulações alcançaram nível C; banheiros e depósitos ficaram somente com E. A maior área constituinte de laboratórios elevava o padrão de eficiência para A, porem após a aplicação dos pré-requisitos para cada ambiente a etiqueta geral baixou pra B. Já aplicando o regulamento revisado, organizando os ambientes por grupos, a edificação atingiu nível A. O equipamento foi divido entre os grupos: laboratórios, banheiros, circulação, garagem, diversos, armazenamento e escadas. Após considerar os pré-requisitos, os níveis de eficiência energética decaem, os laboratórios de A para C; diversos de A para C; banheiros, circulação, garagem mantiveram E, e apenas o grupo de escadas continuou com a melhor classificação. Mais uma vez, a vasta área dos laboratórios e diversos acabou por rebaixar a etiqueta geral de A para C.
CONCLUSÃO:
Mediante os dados obtidos, o novo método pode ser considerado mais rigoroso que o original, pois penaliza todo um grupo de ambientes se apenas um não atender aos pré requisitos. Esse caráter de aplicação geral de requisitos acaba por tornar mais rígido o processo de obtenção de uma etiqueta de classificação máxima, exigindo assim, cada vez mais um projeto luminotecnico que vá ao encontro dos planos sustentáveis, contendo divisão de circuitos, contribuição de iluminação natural, desligamento automático do sistema de iluminação e que seja condizente com as atividades empregadas no edifício. O método inicial previa ao mínimo, oito etapas para avaliação do nível de eficiência da iluminação (BRASIL, 2009, pg. 115). O manual revisado elimina ao menos três dessas etapas, diminuindo o tempo e a complexidade das operações realizadas, tendo impacto direto no processo executivo de aplicação da norma, tornando a classificação bem mais pratica e rápida, sua simplicidade reduziu o trabalho de uma semana para um oficio de horas.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: RTQ-C, Eficiência energética, Sistemas de Iluminação.