62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
MORTES DE JOVENS EM ITABORAÍ/RJ VERSUS POLÍTICAS PÚBLICAS
Bruna Maria de Sousa Abreu 1
Andréa Santos 1
Wellington da Cruz 1
Regina Deive Lopes 1
Daniele Lemos Moreira 1
José Nilton de Sousa 1
1. Universidade Federal Fluminense
INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem por objetivo analisar o crescimento dos índices de mortes por causas externas e efetividade das políticas públicas do município de Itaboraí no Estado do Rio de Janeiro voltada para as faixas etárias consideradas mais críticas através da pesquisa realizada.

METODOLOGIA:

Com dados fornecidos pela Funerária Central de Itaboraí foi estruturado no SPSS um banco para comparação das informações analisadas no período de janeiro de 2008 a agosto de 2009, referentes a mortes violentas registradas no município.

As informações foram obtidas a partir das variáveis sexo, idade, faixa etária, mês e ano da morte, causa mortis, bairro onde a vítima foi encontrada e cemitério.

RESULTADOS:

O estudo revela que há muito por realizar no campo das políticas públicas voltadas para adolescentes e adultos jovens no município de Itaboraí.

No universo de 223 casos analisados no período citado, 36,8% foram causados por perfuração de arma de fogo, 14,8% por ação contundente (traumatismo craniano) e 15,2% por ação pérfuro-contundente, sendo que 92,9% das vítimas são do sexo masculino e encontram-se na faixa etária de 15 a 35 anos.

CONCLUSÃO:

Há necessidade concreta de implementação de políticas como educação, cultura, esporte e lazer que assegurem os direitos previstos na Declaração de Direitos Humanos com base no artigo III: "Todo ser humano tem o direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal."

Palavras-chave: Mortes, Jovens, Itaboraí.