62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 7. Etnologia Indígena
A TERRA INDÍGENA IGARAPÉ LOURDES, RONDÔNIA: O IMPACTO DE UM PROJETO DE "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"
Fabiana Lima dos Santos 1
1. Departamento de Antropologia, Universidade de Brasília - UnB
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa tem por objetivo realizar um estudo de caso sobre a implantação do "Projeto Copaíba", como forma alternativa de renda, dentro do contexto de desenvolvimento sustentável. Proposta que visa uma autonomia econômica de exploração de recursos naturais que seja não predatória e capaz de promover a autossustentação dos povos indígenas. Desde o final da década de 1990, o povo Gavião desenvolve atividades de extração do óleo de copaíba e de outros produtos florestais não-madeireiros. No ano de 2004, foi realizado o levantamento de vegetação na Terra Indígena, durante o Diagnóstico Etnoambiental Participativo, realizado pela Associação de Defesa Etnoambiental - KANINDÉ, que indicou significativa potencialidade do uso do óleo de copaíba para fins comerciais. A partir de então, às lideranças indígenas do povo Gavião, juntamente com essa instituição, iniciaram a discussão sobre Plano de Manejo Florestal de Uso Múltiplo Comunitário Não Madeireiro para extração de óleo de copaíba em sua terra. Nesse contexto, a pesquisa busca levantar mudanças ocorridas nesta sociedade indígena. Como essas modificações estão relacionadas a sua percepção enquanto indígenas e, sobretudo, aos aspectos de sustentabilidade econômica, social e ambiental, a partir da inserção das atuações de instituições governamentais e de organizações não-governamentais. Por fim, observar qual a perspectiva dos índios sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, através desse projeto que está sendo implementado dentro de seu território.
METODOLOGIA:
A presente pesquisa adotou procedimentos metodológicos clássicos da antropologia, em especial a pesquisa bibliográfica, o trabalho de campo, observação participante, utilização de cadernos de campo e realização de entrevistas (com a comunidade, lideranças indígenas, diretores de associações, representantes dos poderes públicos, entre outros). Na medida do possível, houve uma acompanhamento nos eventos públicos relativos à Terra Indígena Igarapé Lourdes, tais como assembléias, reuniões, treinamentos e capacitações. O local de estudo desta pesquisa será na aldeia Igarapé Lourdes, com a etnia Ikolen, conhecida pelo etnônimo de "Gavião", da Terra Indígena Igarapé Lourdes, situada no estado de Rondônia.
RESULTADOS:
A partir de 1990, vários projetos foram implementados na Terra Indígena, no sentido de fomentar alternativas econômicas ao povo Gavião, ocasionando assim, um fortalecimento de suas organizações indígenas, que possibilitaram uma articulação com os projetos em suas áreas para o desenvolvimento social e econômico, buscando assim, sua autonomia. Esses projetos, assim como o Projeto Copaíba, também tinham como objetivo, garantir a essa população indígena da Amazônia, condições de sobrevivência em meio aos grandes avanços da sociedade nacional que começavam adentrar seu território através de estradas, barragens, garimpo e extração de madeira.
CONCLUSÃO:
Foi possível identificar e descrever o atual conjunto de transformações ocorridas dentro da Terra Indígenas Igarapé Lourdes. Os resultados dessas mudanças só se tornaram perceptíveis, por intermédio dos aspectos social, político e ambiental que foram observados em campo e posteriormente analisados. Nesse sentido, tornou-se possível refletir em que medida e de que forma os processos econômicos em curso na Terra Indígena, e em particular na aldeia Igarapé Lourdes, poderia ser descrito como o de um cenário indicador de "desenvolvimento sustentável". Sendo assim, chego à conclusão de que a implementação desses projetos permitiram ao povo Gavião alcançar a condição de parceiros em potencial dentro do contexto de "desenvolvimento sustentável".
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Gavião, Projeto Copaíba, Desenvolvimento sustentável.