62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
A ESTAÇÃO SISMOGRÁFICA SBBR E SUA IMPORTÂNCIA NO MONITORAMENTO DA ATIVIDADE SÍSMICA NO NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ
Myrli Andrade Moreira 1
Heleno Carlos de Lima Neto 1
Eduardo Alexandre Santos de Meneses 1
Regina Pinheiro Spinelli 1
Neymar Pereira da Costa 1
Joaquim Mendes Ferreira 1
1. Departamento de Geofísica, CCET / UFRN
INTRODUÇÃO:
O Nordeste do Brasil é a região com maior nível de atividade sísmica do país, sendo o RN, CE e PE os estados com maior incidência de abalos. Desde 2007 uma rede sismográfica semi-permanente, implantada pelo Projeto Milênio (CNPq), opera na região. A partir de meados de 2010, uma rede permanente RSISNE (Petrobras), com 15 estações, será instalada na região (da Bahia ao Piauí) para o monitoramento da atividade sísmica. Todas essas estações são providas de sensores triaxiais de banda larga e registradores digitais. Como parte do treinamento na análise dos dados da rede RSISNE, os dados da rede do Milênio foram sistematicamente analisados a partir de janeiro de 2009. Na rede do Milênio, operam 5 estações de banda-larga distribuídas pela região, nos seguintes municípios: Pau dos Ferros (RN), Sobral (CE), Beberibe (CE), Sanharó (PE) e Gravatá (PE). Através da análise dos dados registrados nas estações, é possível monitorar a atividade sísmica no Nordeste brasileiro acompanhando os registros das áreas que já apresentam sismicidade e, ainda, identificar novas áreas com atividade. Os resultados apresentados são decorrentes da análise dos dados da estação de Sobral - CE (SBBR), localizada na Fazenda da Embrapa Caprinos, a partir de janeiro de 2009.
METODOLOGIA:
Durante esse estudo, a estação SBBR operou continuamente. Os dados foram coletados mensalmente no campo e trazidos para o laboratório no qual passaram por três etapas: Na primeira etapa, realizou-se a leitura dos arquivos de uma hora de duração que possuíam taxa de amostragem de 100 amostras por segundo, utilizando o programa Dimas e filtro bandpass 5-20 Hz. Os arquivos que apresentaram eventos foram separados dos que mostraram apenas ruído. Na segunda etapa, foi feita uma seleção dos eventos que seriam analisados. Nessa etapa foram verificados a direção (Azimute) e o tipo de cada evento. Os sismos identificados como oriundos da Serra da Meruoca, as explosões e os telessismos não foram selecionados mas contabilizados numa listagem geral dos eventos. À exceção desses, todos os sismos locais de outras direções e sismos regionais foram selecionados para análise. Na terceira etapa, os eventos pré-selecionados foram analisados também com auxílio do programa Dimas. O objetivo dessa etapa é a determinação do epicentro, através da distância epicentral e do azimute, já determinado anteriormente. A distância epicentral foi obtida marcando-se o tempo de chegada da fase inicial das ondas de corpo (P e S) e multiplicando essa diferença por 8.7 (fator utilizado no modelo de velocidades).
RESULTADOS:
O resultado de caráter geral deste trabalho foi a produção de duas listas: uma, contendo todos os eventos registrados pela estação SBBR, incluindo sismos locais, regionais, explosões e telessismos e outra, mais específica, contendo os parâmetros dos sismos detalhadamente analisados. A primeira lista contém dados relativos à atividade sísmica na Serra da Meruoca, a região onde vem ocorrendo intensa atividade desde 2008, e que foram utilizados na elaboração de boletins da atividade sísmica nessa região. Na segunda lista, pode-se verificar data e horário do evento, tempo de chegada das fases P e S, distância epicentral e azimute, em relação à estação. O resultado principal da segunda lista foi a identificação de novas áreas sísmicas no noroeste do Estado do Ceará, a saber: Granja, Sobral, Santana do Acaraú e Coreaú.
CONCLUSÃO:
Desde o início de sua operação, em 2007, a estação SBBR tem obtido relevantes resultados no monitoramento da atividade sísmica no Nordeste do Brasil, em geral, e da região noroeste do Estado do Ceará, em particular. Ela permitiu, tão logo se fez presente, em janeiro de 2007, monitorar a atividade sísmica na Serra da Meruoca, que atingiu magnitude 4.2 em maio de 2007. Recentemente, essa estação permitiu identificar novas áreas sísmicas na região, o que dá um quadro mais abrangente do real estado da atividade sísmica nessa parte do Ceará.
Instituição de Fomento: CNPq e CENPES/Petrobras
Palavras-chave: Sismicidade, Rede sismográfica, Análise de sismogramas.