62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO EM SAÙDE BUCAL: PARÃMETRO DA AÇÃO E DAS DIFICULDADES NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO KM 06- NATAL/ RN
Thiago da Silva Bezerra 1
Grasiela Piuvezam 2
1. Depto. de Saúde Coletiva, Fac. de Gestão em Serviços e Sistemas de Saúde- UFRN
2. Profa. Dda./ Orientadora- Depto. de Saúde Coletiva- UFRN
INTRODUÇÃO:
A ação de educar além de considerar as estruturas mentais necessita também trabalhar com a expressão corporal em sua totalidade. Considerando o pressuposto de que educar é libertar, os processos que regem esta ação educativa devem fornecer subsídios para que isso se concretize. Nesta perspectiva a abordagem lúdica tem a função de educar e desenvolver o intelecto de maneira reordenada. A ludicidade como um estado de inteireza, de estar pleno naquilo que faz com prazer pode estar presente em diferentes situações. A abordagem lúdica se desenvolve através de brincadeiras e jogos, e através desta experiência as pessoas constroem um espaço de experimentação e aprendizagem. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo identificar as atividades lúdicas desenvolvidas nas ações de educação em saúde bucal na Unidade de Saúde da Família (USF) do Km 06 no município de Natal/RN.
METODOLOGIA:
O presente estudo foi de natureza qualitativa e exploratória. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com duas cirurgiãs dentistas e uma Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) da Unidade Saúde da Família, além de registro fotográfico do material usado nas atividades lúdicas. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas e analisadas.
RESULTADOS:
O conteúdo das entrevistas mostrou que existem diversas ações de educação em saúde bucal na unidade de saúde. Destaca-se o projeto Bebê Sorriso que se constitui de reuniões bimestrais com mães, estas são orientadas a respeito de hábitos alimentares saudáveis, higiene bucal, aplicação de flúor, atividades individuais de acordo com a idade, para tanto os profissionais utilizam palestras interativas, cartilhas educativas, além de demonstração com macro modelo odontológico. Foram identificados, nos discursos dos profissionais, atividades direcionadas a indivíduos idosos e escolares, nestas atividades são utilizados álbuns seriados, exposição filmes com o tema saúde bucal, e também são desenvolvidas atividades de pinturas, além de orientação a higiene oral. Pôde-se constatar que existe um esforço dos profissionais em trabalhar estes temas de forma lúdica. No entanto, no discurso dos profissionais, foram identificadas algumas dificuldades em relação à efetivação dessas atividades, como a necessidade percebida pelos profissionais de uma formação complementar que facilite o desenvolvimento destas atividades lúdicas, além da necessidade de um maior envolvimento dos outros profissionais que compõe a equipe de saúde da família no processo de planejamento e execução das ações.
CONCLUSÃO:
Este trabalho pôde demonstrar que existe a necessidade de desenvolver atividades de educação em saúde junto a comunidade, numa perspectiva de lúdica e que os profissionais de saúde, enquanto promotores de qualidade de vida, apresentam a necessidade de um processo educação permanente no sentido de ampliar o desenvolvimento destas ações na unidade de saúde da família.
Palavras-chave: Ludicidade, Educação, Saúde bucal.