62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
ARTES CÊNICAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NO IFMT - CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA  
RAQUEL MARTINS FERNANDES 1
Maelison Silva Neves 1
1. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO,CAMPUS BV
INTRODUÇÃO:

Neste trabalho procuramos desenvolver um estudo sobre a formação profissional em vistas a uma formação humanística integral, a partir da realização de atividades artísticas em nível de extensão.

Estudaremos o resultado das atividades cênicas no Campus Cuiabá Bela Vista do IFMT, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso; a partir da óptica do educando envolvido nas atividades e seu desenvolvimento artístico antes e depois da entrada no grupo teatral do referido campus. Objetiva-se observar os resultados das atividades pedagógicas artísticas do grupo teatral TheatreZomenoe do campus Cuiabá Bela Vista do IFMT e sua relação com o desenvolvimento de competências que favoreçam o pensar complexo, a autonomia e o pensamento narracional.

Enfocamos os aspectos psico-pedagógicos do desenvolvimento humano a partir da inserção de atividades de extensão em cursos de formação profissional que possam contribuir para o desenvolvimento de uma educação artística, bem como favorecer a criatividade e a autonomia, em várias áreas.

 

METODOLOGIA:

A pesquisa constitui-se de um estudo de caso sobre as atividades do grupo teatral TheatreZomenoe e têm como método de análise a fenomenologia. Utiliza-se também como categorias principais de análise o pensar complexo, a partir do referencial de Matthew Lipman e Antoni Zabala; autonomia, Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia; e pensamento narracional, Hannah Arendt em A Vida do Espírito.

Foram realizadas as seguintes etapas metodológicas: A - PESQUISA INICIAL - realizada em três momentos 1) documentação direta; 2) documentação indireta, pesquisa bibliográfica sobre o tema e 3) análise descritiva e comparativa da auto-avaliação dos estudantes (antes e depois de ingresso no grupo de teatro). B - PESQUISA QUALITATIVA - documentação direta, questionário sobre a relação que os estudantes percebem entre artes cênicas e educação profissional.

Técnicas e procedimentos utilizados:

1)            Documentação indireta - técnica de pesquisa bibliográfica.

2)            Documentação direta - técnica de estudo de caso, questionários e observação assistemática, nas duas fases da pesquisa.

RESULTADOS:

Na auto-avaliação o aluno considerou o que mudou em termos de seu desempenho acadêmico depois de participar do teatro. Nos itens participação em sala, disciplina, método de estudo (autonomia, Paulo Freire) observa-se que somente na disciplina o item nada melhorou e melhorou pouco atingiu uma soma maior que 50. O item método de estudo foi o que mais apresentou melhora, dentre estes. Já os itens concentração nos estudos e o falar em público (pensamento narracional, Arendt) foram os que mais apresentaram melhora no geral, sendo que o falar em público foi o único item que teve 0% de nada mudou. Relacionar conteúdos das disciplinas entre si e análise de textos e gráficos mostram também o desenvolvimento do pensar complexo. O desempenho escolar, que juntamente com a disciplina tiveram o maior índice de nada mudou (28.57%), ainda assim a soma da mudança para melhor no geral é maior.

Com o segundo questionário e a observação assistemática, em uma análise fenomenológica, pôde-se perceber as atividades pedagógicas artísticas como uma ferramenta para uma formação profissional por uma formação humanística integral.

As atividades do teatro proporcionaram a vivência de novas situações que permitiram a apropriação do conhecimento de uma forma nova, lúdica, autônoma, reflexiva, espontânea.

CONCLUSÃO:

Considera-se, através da auto-avaliação dos estudantes, que as atividades cênicas favoreceram as habilidades e competências mencionadas de um modo geral e permitiram o desenvolvimento do pensar complexo, da autonomia e do pensamento narracional.

Apesar de incipiente, o estudo já sinaliza que o teatro pode ser uma ferramenta educacional para o desenvolvimento do senso crítico (pensar complexo), estético (criatividade) e para formação de sujeitos ativos em seu meio (autonomia).

 

 

Palavras-chave: teatro, educação profissional, autonomia.