62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
UM INSTRUMENTO INOVADOR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TRILHA URBANA
Maria Aparecida Ferreira B. Fernandes 1
Georgia Patrícia da Silva 1
Marcia Teixeira Falcão 1
José Nicodemos Ferreira Fernandes 1
1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR
INTRODUÇÃO:

O ato de educar torna-se uma ação contínua destinada a reformular comportamentos e recriar valores. Quando se pensa em Educação ambiental incide na busca constante de alternativas que permitam a sensiblização e reflexão constante sobre o ambiente na busca pelo Desenvolvimento Sustentável. Quando se pensa em educar para o futuro, acredita-se que que para alcançar a sustentabilidade é fundamental modificar as atitudes das pessoas, sendo que a mudança pode iniciar pelo investimento na formação dos alunos.

A pesquisa centraliza-se em conceber, planejar, desenvolver e avaliar atividades de aprendizagem em Educação Ambiental. Sabendo que valores e atitudes são adquiridos a partir do contexto da realidade e da interação do indivíduo com o seu meio, é que optamos desenvolver no perímetro urbano da cidade de Boa Vista/RR, a Trilha Urbana como instrumento estratégico na Educação Ambiental, em que ao longo do trajeto, foram explorados fatores ecológicos, tecnológicos, sociais e culturais da região. No qual proporcionou iniciativas educacionais capazes de apreender o valor intrínseco do patrimônio da cidade e promoveu aos participantes da pesquisa a análise temporal dos processos históricos e sociais de transformação do meio natural e construído do ambiente que os cerca.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada foi o estudo de caso, segundo Denzin (2006) no estudo de caso, as estratégias de pesquisa implementam e ancoram os paradigmas em terrenos empíricos específicos, utilizando uma variedade de práticas interpretativas interligadas, tendo como objetivo compreender melhor o estudo que está sendo desenvolvido. As estratégias metodológicas utilizadas na pesquisa foram à utilização de entrevistas, textos observacionais e históricos, fotografias e filmagem em que estão interligados para possibilitar uma melhor compreensão do estudo em questão.

No primeiro momento, foi realizado o levantamento bibliográfico referente à Educação Ambiental e Ambiente Urbano e a leitura de documentos oficiais e históricos referente à cidade de Boa Vista/RR. No segundo momento, foi realizada a elaboração do planejamento e da definição geográfica da Trilha e no terceiro momento ocorreu à realização da Trilha.

RESULTADOS:

Os resultados apresentados decorrem da implementação da Trilha Urbana no centro urbano da cidade de Boa Vista/RR, por acontecer em um ambiente totalmente urbano, oportunizou uma aprendizagem no ambiente, que faz parte do dia-a-dia dos participantes. Ressaltando os aspectos naturais e os construídos, como também enfatizarem a contaminação ambiental e a necessidade de um processo educacional integrador entre o meio ambiente urbano e o desenvolvimento econômico na cidade de Boa Vista/RR. Segundo Ferrara (1981) a prática dialógica estabelece uma relação entre os processos de organização do pensamento e o espaço cultural individual e coletivo, que são evidenciados na linguagem. A evolução notada, Lei da espécie humana em busca do desenvolvimento, favorecendo a poluição sonora e desmatamento da região em estudo. O ambiente atual influenciou na qualidade de vida da época-com-alteração,(Participante A4). Foi muito significativo, conhecendo a história e estrutura da cidade. Pois adquiri conhecimento sobre lugares que costumo passar, mas não sabia a sua história e do ambiente que foi totalmente modificado (Participante A8). Os participantes em suas descrições enfocaram a importância dos espaços argumentativos na Educação Ambiental.

CONCLUSÃO:

Na implementação da Trilha, os participantes demonstraram em suas descrições a importância de práticas educacionais, que utilizem uma ação educativa com uma visão holística de Educação Ambiental, agregando aspectos ecológicos, tecnológicos, culturais e sociais.

Os participantes ressaltaram a necessidade da integração equilibrada consigo mesmo, com o outro e com a natureza, superando o antropocentrismo e valorizando uma concepção ambiental solidária e participativa, através de uma linguagem integradora entre temas ecológicos e valores que regulam a vida individual e coletiva da cidade, revelando a relação entre Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Palavras-chave: Ambiente, Urbano, Sustentabilidade.