62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
BIOPROSPECÇÃO DE FUNGOS DO CERRADO COMO FONTE DE SUBSTÂNCIAS BIOATIVAS
Karine Ferreira de Campos 1
Jacqueline Aparecida Takahashi 1, 2
1. Departamento de Química - Universidade Federal de Minas Gerais
2. Profa. Dra.
INTRODUÇÃO:
O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e possui uma grande biodiversidade, ainda pouco conhecida. Assim, o estudo dos exemplares biológicos desse ecossistema - plantas, insetos, microrganismos, etc - constitui uma interessante perspectiva de descoberta de substâncias com potencial farmacológico, alimentício e industrial. Em detrimento das características que o solo do cerrado apresenta, muitos dos fungos que ali habitam produzem metabólitos secundários diferenciados em relação a microrganismos presentes em outros ecossistemas. Nosso grupo vem pesquisando fungos isolados do solo de cerrado em busca de espécies promissoras para a produção de moléculas com atividade antibiótica. Nesta perspectiva, duas espécies de fungos do cerrado (Paecilomyces variotii e Absidia cylindrospora) foram submetidas a uma bioprospecção para determinação das melhores condições de cultivo para a produção de extratos bioativos.
METODOLOGIA:
Os fungos foram cultivados por um período de 30 dias em meio de cultura líquido contendo glicose, peptona e sais. A cada 5 dias foi feita a extração do meio de cultura e foram conduzidos testes de atividade antibacteriana com esses extratos (12 extratos no total). O teste de atividade antibacteriana foi realizado utilizando-se a técnica de difusão em ágar, sendo que cada extrato foi testado em relação a uma levedura de interesse clínico (Candida albicans) e a quatro bactérias (duas Gram positivo: Staphylococcus aureus e Bacillus cereus e duas Gram negativo: Escherichia coli e Salmonella tiphymurium). Após o período de incubação, as placas foram observadas, sendo feita a leitura dos halos de inibição.
RESULTADOS:
Dois dos extratos testados, provenientes do fungo Paecilomyces variotii, com 5 e 30 dias de cultivo, apresentaram atividade antibiótica em relação à bactéria Staphylococcus aureus. O rendimento destes extratos (31,30 mg e 92,02 mg, respectivamente) e os perfis por cromatografia em camada delgada corroboraram a produção de metabólitos bioativos. O monitoramento da atividade biológica dos extratos obtidos com diferentes tempos de cultivo possibilitou determinar o período ideal do processo fermentativo. Dessa maneira, foi realizado o cultivo em escala ampliada desse microorganismo, nas melhores condições estabelecidas na triagem, para a purificação das substâncias bioativas presentes no extrato.
CONCLUSÃO:
O monitoramento da atividade antibiótica nos extratos das duas espécies fúngicas, produzidos com tempos de cultivo diferentes possibilitou nortear o estudo para o isolamento dos metabólitos bioativos. A forte atividade detectada mostra o potencial de fungos de solo do cerrado para a produção de metabólitos bioativos, mas processos de triagem prévia, como aquele conduzido no presente trabalho, são cruciais para conduzir a extratos ricos em substâncias ativas. Este projeto contribui para ampliar o conhecimento da biodiversidade do cerrado e seu potencial, além de fornecer substâncias importantes ao homem como base terapêutica.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pequisa de Minas Gerais FAPEMIG e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq.
Palavras-chave: Fungos do Cerrado, Paecilomyces variotii, Staphylococcus aureus.