62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A UTILIZAÇÃO DA WEBQUEST COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÓPTICA.
Nayany Ferreira Galvão 1
Eliana Priscila Cavalcanti de Brito 1
Enoque Manoel Soares 1
Ricardo Giovanni Rommel Lellis Cabral 2
Thiago Souza Pereira de Brito 1
Michael Lee Sundheimer 3
1. Bolsista PIBID-Depto. de Física - Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE
2. Prof. supervisor do PIBID/FÍSICA/UFRPE - Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito
3. Profº Orientador-Depto.de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE
INTRODUÇÃO:

Dentre os vários recursos utilizados na sala de aula, a internet atualmente pode ser considerada uma ferramenta de pesquisa bastante favorável aos alunos. A par dessas inovações, os educadores têm procurado se adaptar as novas tecnologias, tornando o ensino-aprendizagem mais atrativo. Entre as ferramentas didáticas tecnológicas da atualidade podemos citar a WebQuest, que utiliza a internet como sua fonte de pesquisa. Entretanto ao utilizar a internet como alternativa de pesquisa em sala de aula, o educador precisa ser também o mediador e organizador nesse processo. O domínio necessário para a utilização da ferramenta de busca da informação consiste na capacidade de interpretar, entender, avaliar, contextualizar e, finalmente aplicar estas informações ao conteúdo curricular do assunto estudado em sala. Para nortear os alunos, o professor precisa definir com os mesmos, questões referentes à pesquisa, tais como: qual será o objetivo? Quais fontes são confiáveis? Propõe-se então, que os educadores tenham um conhecimento prévio referente aos sites que trazem as informações sobre o conteúdo que será trabalhado. Para a realização do presente trabalho, tomamos como estudo de caso a WebQuest organizada na Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito, situada na cidade de Recife.

METODOLOGIA:

A WebQuest foi proposta em turmas do 2º ano do Ensino Médio, intitulada como Ótica no Parque de Diversões. A atividade foi realizada no laboratório de informática da Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito, onde seguia os moldes da WebQuest. Inicialmente foi explicada brevemente a lei da reflexão da luz, e para apresentar uma aplicação dessas leis, foi visto um vídeo no Youtube sobre Monga: a mulher gorila. Para a aplicação do conhecimento, a atividade consistiu em dividir a turma em seis grupos, para descobrir como se dá o procedimento de ilusionismo da apresentação da "Monga". Selecionamos sites da Internet para ajudar na atividade investigativa, mostrando inicialmente a história do surgimento da lenda da mulher gorila e depois foram explicadas as leis da reflexão da luz e como se processa a transformação das imagens de uma mulher e de um gorila. O trabalho realizado pelos alunos foi um componente da nota de unidade realizada na escola. Por fim, como conclusão, a pesquisa dirigida teve como objetivo, apresentar o conteúdo de maneira divertida para que os alunos, mesmo sem terem estudado o assunto em sala de aula, tivessem um entendimento razoável sobre as leis da reflexão da luz.

RESULTADOS:

Uma WebQuest sobre as leis da reflexão da luz foi realizada antes de ser trabalhado o conceito ótico em sala de aula, e fez com que os alunos assimilassem, com menos dificuldade, esse conteúdo. Durante a exibição de um vídeo onde era mostrada a transformação da imagem da "Monga" os alunos discutiam entre si como era feito a brincadeira e ao término do vídeo buscavam a resposta na internet. Ao realizar pesquisas nos sites da Internet, os alunos se depararam com outros conteúdos de ótica, fazendo com que não se limitassem apenas a pesquisar sobre o conteúdo das leis da reflexão da luz, despertando suas curiosidades sobre o fenômeno da ilusão de óptica. Existiram alguns fatores que dificultaram a realização da tarefa. Primeiramente, no laboratório de informática da escola somente dois computadores puderam ser utilizados para a exibição do vídeo do Youtube, o que tornou necessária a divisão dos alunos em pequenos grupos para a realização da primeira etapa da atividade. Após assistirem ao vídeo, os alunos se dirigiam aos outros computadores do laboratório e liam a WebQuest, tornando a atividade pouco dinâmica. Outro fator limitante da atividade foi o fato de que uma pequena parcela dos alunos não possui computadores pessoais, limitando a realização do trabalho somente na escola.

CONCLUSÃO:

A WebQuest é uma ferramenta pedagógica que propõe a pesquisa investigativa como um meio de se adquirir conhecimento. O educador, ciente dessa proposta, pode incitar os alunos a investigar e resolver mistérios, como por exemplo, a transformação da Monga: a mulher gorila, e assim transformar uma brincadeira em atividade de ensino, fazendo com que uma aula de física se torne mais divertida e atraente para os alunos. O professor não pode se limitar apenas à sala de aula, sendo necessário ainda que ele oriente seus alunos em atividades à distância, utilizando email, sites confiáveis da Internet, blogs, hipermídias, vídeos e podcasts, para que os alunos tenham uma variedade de ferramentas para entender e ver aplicações do conteúdo que está sendo estudado.

Instituição de Fomento: Capes/FNDE
Palavras-chave: Educação, Óptica, WebQuest.