62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 4. Sociolingüística
PROCEDIMENTOS DISCURSIVOS NA ESCRITA DE ITABAIANA/SE: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO
Andréia Silva Araujo 1
Raquel Meister Ko Freitag 1
1. Núcleo de Letras, Universidade Federal de Sergipe -UFS/Campus Prof. Alb.Carvalho
INTRODUÇÃO:
Ao produzir um texto, seja ele escrito ou falado, os sujeitos dispõem de vários meios linguísticos para se expressar e atingir os objetivos a que se propõem em uma situação comunicativa. Um desses meios é o uso de procedimentos discursivos. Estes são estratégias convencionalizadas de verbalização da situação comunicativa; são construções que fazem parte da gramática da língua. Nesta pesquisa, analisamos e discutimos especificamente um tipo de procedimento discursivo - as estratégias de interação - no registro escrito da língua. Quando falamos em estratégias de interação, estamos nos referindo aos caminhos de que se valeu o escritor/falante para melhor se aproximar de seus leitores/ouvintes e conseguir atingir os objetivos a que se propõe. O nosso objetivo inicial consistia em analisar os marcadores discursivos interacionais presentes na modalidade de língua escrita de Itabaiana/SE; no entanto, por termos encontrado poucos dados, focamos nossa análise em outras estratégias de interação presentes no corpus: as perguntas. Assim, neste trabalho, identificamos os tipos de perguntas recorrentes nesta modalidade de língua a fim de observar seu funcionamento como estratégias de interação, e descrevemos e delimitamos seus contextos de uso.
METODOLOGIA:
Para evidenciar os contextos de uso das perguntas foram utilizados dados da amostra Fala&Escrita do banco de dados do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (GELINS), corpus "redações", composto por 98 redações de estudantes itabaianenses do Ensino Fundamental e Médio. Optamos por uma abordagem de ordem qualitativa, com vistas ao mapeamento das funções e subfunções das estratégias de interação encontradas na escrita de Itabaiana/SE. Para guiar a análise, seguimos a orientação Funcionalista (GIVÓN, 2001), articulada com a Sociolinguística (LABOV, 2008) - derivando aquilo que vem sendo chamado na literatura de sociofuncionalismo - para lidar com as estratégias de interação na escrita por acreditarmos que os aspectos variáveis das línguas podem contribuir para a mudança linguística. A partir da análise das ocorrências encontradas, buscamos indícios de que essas construções possam estar passando por processo de gramaticalização, nos termos de Traugott (1995): processo pelo qual um item lexical (ou uma construção), impulsionada por dado contexto pragmático e morfossintático, torna-se gramatical. Acreditamos que a recorrência de perguntas pode ser enquadrada como resultado de ações pragmaticamente controladas, as quais podem sugerir uma trajetória de gramaticalização.
RESULTADOS:
A interpretação dos dados investigados permite evidenciar os seguintes tipos de perguntas na modalidade de língua escrita de Itabaiana/SE: plenas, retóricas e semirretóricas. Os resultados apontaram o uso de perguntas plenas - uma pessoa pergunta e outra responde - apenas em textos narrativos através da fala reportada, no total, tivemos 24 ocorrências deste tipo de pergunta no corpus em análise. No caso das perguntas retóricas - perguntas que não requer resposta do interlocutor - só encontramos 2 ocorrências em uma redação dissertativa, utilizada com fins essencialmente argumentativos. Já as perguntas semirretóricas, em que o locutor faz a pergunta e ele mesmo responde, possuem um comportamento mais complexo que os demais tipos, uma vez que a análise não incide apenas na pergunta, mas sim, ao par dialógico pergunta e resposta. Das 13 ocorrências deste tipo de pergunta no corpus, tivemos apenas um caso de pergunta fechada, sendo as demais do tipo aberta. Nas respostas às perguntas, os informantes fizeram uso de modalizadores e de paralelismo, os quais funcionam como uma estratégia de composição no texto e de condução do tópico discursivo, promovendo o encadeamento dos enunciados, servindo, portanto, como recurso de coesão textual.
CONCLUSÃO:
A análise da ocorrência de estratégias de interação na amostra de língua escrita de Itabaiana/SE demonstrou que os estudantes utilizam perguntas, principalmente do tipo semirretórica, em textos dissertativos. Este tipo de pergunta pode ser subdividido em duas categorias: perguntas semirretóricas declarativas/objetivas (direta; aberta; maior comprometimento do locutor; etc.) e perguntas semirretóricas condicionais/subjetivas (presença do verbo "ser" no futuro do presente do indicativo ou da conjunção subordinativa condicional "se", os quais manifestam dúvida/incerteza; menor comprometimento do locutor; subjetiva; aberta/fechada; etc.). Os resultados obtidos nesta pesquisa sugerem que as perguntas não funcionam apenas como estratégias de interação - utilizadas para focalizar ou estimular o envolvimento do interlocutor - mas também como uma estratégia de sequenciação, devido à sua importância na organização do discurso, funcionando como mecanismo de coesão. Dessa forma, se alargarmos o nosso escopo, podemos afirmar que as perguntas estão passando por um processo de gramaticalização - ou que, pelo menos, há indícios de sua gramaticalização, uma vez que passam a atuar também como elementos da organização textual, desempenhando funções gramaticais, como é o caso da conexão de orações.
Instituição de Fomento: Copes/UFS/PICVol
Palavras-chave: Estratégias de interação, Perguntas, Escrita.