62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 2. Serviço Social da Criança e do Adolescente
Os preconceitos socialmente construídos acerca da adoção e a influência dos mesmos nos processos adotivos do Fórum de Araras/SP
Alessandra Renata Geremias 1
Adriana Giaqueto 1
1. Depto de Serviço Social, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, UNESP
INTRODUÇÃO:
A discussão sobre a adoção tem avançado e conquistado um espaço mais amplo em debates e pesquisas, não obstante, existem inúmeras questões que a envolvem a serem superadas, sendo os preconceitos socialmente construídos uma delas. Através de um resgate histórico buscamos identificar de que forma os preconceitos, em especial os relacionados á adoção, foram introjetados na sociedade, a fim de apreender o porque, mesmo com avanços teóricos, ainda existem inúmeras dificuldades para a desconstrução de preconceitos que continuam a serem reproduzidos. Temos como objetivo geral, dimensionar o quanto os preconceitos socialmente construídos acerca da adoção estão presentes em nossa sociedade e como objetivos específicos, apreender a construção socio-historica desses preconceitos; avaliar se esses preconceitos podem influenciar os processos adotivos; e conhecer o trabalho do assistente social do judiciario em relação a temática. Pretendemos assim, trabalhar em favor de um dos principios fundamentais do Codigo de Ética Profissional do Serviço Social, mais precisamente o que estabelece: "Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças".
METODOLOGIA:
Essa pesquisa foi construída a partir do método do materialismo histórico dialético. Por essa perspectiva apreende-se a realidade como uma construção histórica do homem, que em cada momento histórico materializa as suas condições de existência e atua, como um ser prático, que constrói e tem condições de modificar a realidade. O trabalho teve inicio com a pesquisa de campo qualitativa onde os sujeitos, um total de sete pessoas, sendo eles, a assistente social responsável pelos processos de adoção e mais três casais que aguardam há no mínimo cinco anos na lista de espera para a adoção, todos do município de Araras/SP, apontaram os preconceitos que consideram, que de alguma forma influenciam e/ou poderão influenciar no processo adotivo que para fins de estudos consideramos, desde o interesse pela adoção até a inserção da criança ou adolescente na família. Para a pesquisa de campo escolhemos a entrevista semi-estruturada - por esse instrumental se estabelece anteriormente um roteiro, para garantir que a discussão não perca de vista os objetivos ao qual se propõe a estudar-e os recursos deste tipo de entrevista, sendo eles, o uso do gravador para o registro e transcrição das falas, e a utilização destas na análise dos resultados.
RESULTADOS:
Após a realização e análise da pesquisa de campo, pudemos confirmar nossa hipotese inicial de que os preconceitos socialmente construídos existem e estão presentes nos processos adotivos. Todos os sujeitos destacaram a influência dos preconceitos presentes na sociedade em suas decisões e a dificuldade em enfrentá-los. Os preconceitos apontados pelos sujeitos foram estudados e discutidos a partir de sua construção social. Dentre eles encontram-se a questão etnico-racial, a consanguineide, heranças genéticas, conceitos de "normalidade" e o padrão de família aceito socialmente. Para tanto recorremos a um resgate histórico sobre a forma como os preconceitos, e em especial os relacionados a adoção, foram introjetados na sociedade a fim de apreender o porque, mesmo com avanços teóricos, ainda existem inúmeras dificuldades para a desconstrução de preconceitos que continuam a serem reproduzidos.
CONCLUSÃO:
Pudemos concluir que os preconceitos existem, exercem significativa influência nos processos adotivos e que a construção, reprodução e sustentação dos mesmos são mecanismos próprios dessa sociedade em que vivemos. Torna-se evidente que os preconceitos não existem somente acerca da adoção e sim, sobre o que se apresenta diferente do padrão que se tem estabelecido, através de um sistema de valores morais. Os preconceitos se reproduzem por diversos fatores, como, a partir das influências do meio em que vivemos, que por sua vez é diretamente influenciado pela ideologia dominante. A partir da apreensão da dinâmica da sociedade (principalmente da família na sociedade de modo de produção capitalista e os padrões de vida estabelecidos por ela), podemos encontrar elementos a serem trabalhados em relação aos preconceitos e pensar em possibilidades de intervenção diante dessa problemática. Em nossas considerações finais destacamos também, que técnicos que desenvolvem um trabalho nos processos adotivos (assistentes sociais e psicólogos) são extremamente necessários, mas não só para selecionarem interessados, e sim para trabalhar no fortalecimento do ato e desmistificação da adoção.
Palavras-chave: Adoção, Preconceito, Sociedade.