62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
AVALIAÇÃO EXTERNA DO CONTROLE DE QUALIDADE EM BACILOSCOPIA PARA TUBERCULOSE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (1998-2009)
Zélia Guedes Silva de Almeida 1
Leonardo de Albuquerque Dantas 2
Caio César de Melo Freire 2
Cristiane Felinto Leal Torres 3
Ana Carla de Lima Terra 1
Maria Goreti Lins de Queiroz 4
1. Laboratório Central de Saúde Pública Dr Almino Fernandes
2. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
3. Universidade Potiguar
4. Orientadora - Laboratório Central de Saúde Pública Dr Almino Fernandes
INTRODUÇÃO:
A tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil que em conjunto com outros 21 países em desenvolvimento albergam 80% dos casos mundiais da doença. No Brasil, estima-se que ocorram aproximadamente 111 mil casos novos e seis mil óbitos anuais, com ênfase em 315 dos 5.564 municípios brasileiros, que concentram 70% dos casos. O Sistema de Garantia da Qualidade (SGQ), segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde em 2002, é projetado para melhorar continuamente a confiabilidade e a eficácia dos serviços de laboratório. Em relação à bacteriologia da Tuberculose (TB), deve ser um sistema com o objetivo de alcançar a qualidade técnica necessária ao diagnostico laboratorial, fortalecendo conhecimentos, desenvolvendo capacidade técnica e estimulando uma atitude responsável frente ao trabalho, não devendo de maneira alguma ser confundido com inspeção ou fiscalização. O Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (LACEN-RN) exerce a Avaliação Externa da Qualidade em Baciloscopia para Tuberculose (AEQ-TB) dos laboratórios dos municípios integrantes da Rede Laboratorial da Tuberculose no Rio Grande do Norte. Este Trabalho objetiva analisar a AEQ-TB exercida pelo Setor de Tisiologia do LACEN-RN no período de 1998 a 2009.
METODOLOGIA:
As lâminas de baciloscopia (Ziehl-Neelsen) são enviadas dos municípios ao LACEN seguindo as normas do Manual Nacional de Vigilância Laboratorial da Tuberculose e outras Micobactérias (MVTB-2008). As lâminas foram avaliadas em relação a esfregaço, coloração e resultado, este último classificado em concordante ou discordante.
RESULTADOS:
No Período analisado, foi observado um aumento substancial no número de lâminas revisadas por ano pelo AEQ-TB do LACEN, partindo-se de 38 lâminas em 1998 e chegando ao número de 20.043 em 2007. Os Índices de Concordância foram superiores a 99% em todos os anos analisados, o que confere o status de aprovado à Rede Laboratorial do Rio Grande do Norte, segundo critérios do MVTB 2008.
CONCLUSÃO:
A Avaliação Externa de Qualidade trata-se de um processo que permite que os laboratórios participantes avaliem suas capacidades técnicas, através da comparação dos resultados dos seus exames aos de outros, dentro de uma rede hierarquizada de laboratórios. A releitura das lâminas é uma atividade orientadora e educacional, exercida por profissionais, com reconhecida experiência, com o objetivo de melhorar a qualidade do trabalho e promover o desenvolvimento profissional. O Programa de AEQ-TB do LACEN-RN está seguindo as normas recomendadas pelo Ministério da Saúde e, além de realizar a releitura das lâminas de baciloscopia, realiza treinamentos periódicos de 30 horas para técnicos e profissionais de nível superior de Laboratório oriundos dos municípios integrantes da Rede.
Palavras-chave: Tuberculose, Avaliação Externa de Qualidade, Rio Grande do Norte.