62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO CEARENSE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Ana Márcia de Melo Amaral 1
Amanda Viana Cavalcante 1
Isabel Bento de Castro 1
Iolanda Frota de Farias 1
Jonathan Paulo Fernandes Ferreira 1
Isabel Magda Said Pierre Carneiro 1, 2
1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFCE
2. Orientadora
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo compreender a relação entre o discurso legal e as ações efetivamente postas em prática na Educação de Jovens e Adultos - EJA desenvolvida no contexto cearense. Visa também traçar o perfil dos estudantes da EJA, bem como identificar os desafios enfrentados pelos professores que atuam nessa modalidade de ensino. Apresentamos aqui informações acerca dos achados da pesquisa desenvolvida no âmbito da disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Básica do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFCE - campus Maracanaú. Esse debate tem se ampliado, principalmente, a partir dos anos 1990 com a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no. 9.394/96), que ampliou o direito de acesso ao Ensino Fundamental para todos os cidadãos, independente da idade, colocando a EJA no mesmo grau de importância dos demais níveis de Ensino. Porém, ainda há um alto índice (14,4 milhões) de pessoas acima de 15 anos que se encontram como analfabetas em todo o país (IBGE, 2007). Nesse contexto, faz-se necessário compreender os desafios da EJA a fim de enfrentar essas realidade e garantir a formação dos jovens e adultos em sua plenitude, ou seja, desenvolvendo suas habilidades para o trabalho, para o convívio social e para o efetivo exercício da cidadania.
METODOLOGIA:
Este estudo constitui-se em uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso por ser a que mais se adequa aos propósitos enunciados. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o questionário com perguntas abertas e fechadas e a análise de documentos. Esses procedimentos se complementaram, não havendo predominância de nenhuma delas. A investigação ocorreu no segundo semestre de 2009 no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJAM) cujo ensino ocorre de forma semipresencial e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Saber onde a modalidade de Educação de Jovens Adultos (EJA) acontece presencialmente. Ambas são localizadas no município de Maracanaú- Ceará. Ressalta-se que o grupo de sujeitos participantes da pesquisa se constituiu de 06 professores e 09 estudantes sendo 03 professores e 02 alunos do CEJAM e 03 professores e 07 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Saber. Após a coleta das informações, estas foram analisadas buscando realizar um confronto do material coletado com a legislação educacional acerca da EJA a fim de estabelecer conexões e relações dos dados, possibilitando a proposição de novas explicações e interpretações. Com base nas informações disponíveis pretendeu-se trazer à cena elementos da realidade da EJA, evidenciando aspectos implicadores desse processo formativo.
RESULTADOS:
Dos estudantes da EJA das duas escolas pesquisadas que responderam o questionário, 07 é do sexo feminino, tem entre 15 e 25 anos de idade e renda familiar de um a dois salários mínimos mensal. Quanto à opção pela EJA, a maioria 05 destacou a necessidade de emprego e "recuperar o tempo perdido" diante das exigências do mundo atual. Ademais, todos os estudantes manifestaram o interesse de ingressar no Ensino Superior. Acerca das instituições escolares, os alunos afirmaram que elas oferecem ensino de qualidade em virtude da disponibilidade dos professores de esclarecerem suas dúvidas. Por outro lado, reconhecem a necessidade de aperfeiçoamento da formação docente, material didático suficiente e adequado a EJA e ampliação dos recursos destinados a essa modalidade de ensino. Na visão dos professores, o ensino de EJA é precário, pois eles, apesar de graduados, não possuem formação específica para a atuação nessa área. Quanto aos desafios encontrados no desenvolvimento do seu trabalho, os docentes mencionaram falta de material didático, desmotivação dos estudantes, ausência de relação entre a escola e a família, bem como dificuldade de aprendizagem dos discentes. Eles ressaltam que essa realidade contribui para o alto índice de evasão existente nas duas escolas investigadas.
CONCLUSÃO:
De acordo com os resultados, constata-se a importância da Educação de Jovens e Adultos - EJA na formação humana dos estudantes. Porém, reconhece-se que há uma distância entre o que está previsto na lei e a realidade das instituições pesquisadas. Esta incoerência reflete no alto índice de evasão comentado pelos professores. Há várias dificuldades que as escolas investigadas enfrentam, como dotação orçamentária insuficiente para atender as necessidades dos estudantes e dos professores; ausência de material didático para garantir um ensino diferenciado e de qualidade; além da carência de professores com formação específica para atender as demandas dessas modalidade de ensino. Para superar essas dificuldades, é preciso definir estratégias de organização escolar que atendam a realidade da EJA, bem como criar políticas públicas que garantam o acesso e a permanência dos alunos na escola, conforme prever a LDB/96, em seu art.37.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Desafios, Formação humana.