62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
ANÁLISE DA ATIVIDADE  DE PESCADORES ARTESANAIS DE PONTA NEGRA, COM ENFOQUE NA OTIMIZAÇÃO DA PRODUTIVIDADE PESQUEIRA.
Cíntia Araújo de Andrade Rosso 1
Maria Christine Werba Saldanha 2
1. Prog. Pós graduação em Eng. de Produção GREPE/PEP/UFRN
2. Departamento de Eng. de Produção GREPE/PEP/UFRN
INTRODUÇÃO:

O presente estudo foi feito com pescadores artesanais que fazem uso da jangada (embarcação com propulsão a vela) na praia de Ponta Negra, Natal-RN. A ergonomia se fundamenta nos seguintes princípios: segurança, conforto, produtividade e sustentabilidade, neste trabalho buscou-se dar  enfoque  a produtividade. Neste contexto, a manipulação do pescado está diretamente ligada a qualidade da produtividade dos jangadeiros. Por isso a importância do trinômio tempo X higiene X temperatura;  o tempo é importante devido a velocidade das reações químicas que ocorrem no pescado após sua morte que está diretamente ligada a higiene da jangada e dos pescadores(manipuladores do pescado), já a temperatura é importante porque quando estão a baixos níveis retardam a velocidade dessas reações . O objetivo deste trabalho é mostrar a importância  dos cuidados  que devem ser tomados acerca da manipulação do pescado durante a atividade de trabalho, desde sua captura e armazenagem, conservando-o por mais tempo de forma a  aumentar a qualidade do produto a ser comercializado. A relevância deste trabalho está na importância das boas práticas de manipulação do pescado que proporcionará incremento na produtividade, o que favorecerá a melhoria nas condições de trabalho dos jangadeiros.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada para estudar a atividade jangadeira baseia-se na Análise Ergonômica do Trabalho - AET (WISNER, 1987, 1994; GUÉRIN, 2001; VIDAL, 2008,). Inicialmente foi feito um estudo teórico sobre a atividade jangadeira, em seguida em uma amostra com 42 jangadeiros foi feita uma análise global que corresponde a uma análise macro da atividade, com isso foram utilizadas técnicas observacionais e interacionais, roteiros de ação conversacional, verbalizações e registros fotográficos.

 Foi feito conjuntamente a análise global ,uma construção social que consiste numa estrutura de ação participativa onde a equipe de pesquisadores se articula com o grupo de pescadores para se chegarem a uma demanda ergonômica, para com esse diagnóstico ser concebida uma modelagem ergonômica.

RESULTADOS:

Foi observado que o instrumento de pesca utilizado pelos pescadores da praia de Ponta negra são as redes de náilon e eles fazem dois tipos de pesca, a pesca com gelo e a de inda e vinda . Na pesca com gelo, eles passam o dia inteiro no mar, levando isopor com gelo para conservação do pescado e de alimentos de consumo, na de inda e vinda eles passam menos tempo no mar, até 12 horas e não levam nada para a conservação do pescado. Na pesca de inda e vinda os peixes são armazenados em samburás (cestos) ou sacos de ráfia, na maioria das vezes são armazenados ainda vivos e para a temperatura não se elevar muito é jogado água do mar nos animais. A limpeza das jangadas é feita esporadicamente e é usado apenas água do mar e escova para sua higienização.

No retorno da pescaria os peixes são contados e divididos entre os pescadores que estavam na embarcação e vendidos aos marchantes ainda inteiros. Muitas ações inadequadas acontecem devido a falta de conhecimento da biologia dos animais.Em como pequenas atitudes rotineiras afetam o organismo dos peixes e seu estado de pós morte.

CONCLUSÃO:

De acordo com o observado conclui-se que com relação a manipulação do pescado , alguns pontos podem ser melhorados . O ideal é que em toda pesca seja utilizado gelo como meio de conservação do pescado, pois a baixas temperaturas a velocidade das reações químicas que ocorrem no pescado pode ser reduzida retardando seu estado de putrefação e o gelo para conservação do pescado não deve ser utilizado junto a alimentos de consumo afim de se evitar a contaminação cruzada. Também é aconselhado que o animal seja abatido logo após a sua captura, pois animais que sofrem grande estresse até sua morte, tem a velocidade de suas reações aumentadas, sendo assim se deterioram mais rápido, outro ponto importante, é a limpeza da jangada que tem que ser feita rotineiramente, utilizando água potável e detergente neutro não deixando acumular lodo nem outras sujeiras. Por fim percebe-se a grande importância da manipulação do pescado, no resultado da qualidade do mesmo, com a manipulação adequada otimizamos a produtividade melhorando a lucratividade da atividade pesqueira.

 

Instituição de Fomento: CAPES, CNPq, PROEXT - MEC-SESU, PROEXT - UFRN
Palavras-chave: Manipulação do pescado, Pesca, Ergonomia.