62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 9. Imunologia - 5. Imunologia
EXPRESSÃO DE HLA-E EM ESPÉCIMES GÁSTRICOS DE PACIENTES ACOMETIDOS COM Helicobacter pylori.
Daliana Maria Berenice de Oliveira Souza 1
Carolina Elisabeth Silva Xavier 1
Keyla Borges Ferreira Rocha 2
Cláudia Nunes de Oliveira 2
Eduardo Antônio Donadi 3
Janaína Cristiana de Oliveira Crispim Freitas 4
1. Programa de Pós-Graduação e Ciências em Farmacêuticas - UFRN
2. Departamento de Patologia - UFRN
3. Depto de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
4. Depto de Análises Clínicas e Toxicológicas, Fac. de Farmácia - UFRN
INTRODUÇÃO:

A expressão do antígeno leucocitário humano E (HLA-E) em processos fisiológicos e patológicos permanece pouco conhecida, acredita-se que esta molécula desempenha papel fundamental no estabelecimento e manutenção da tolerância imunológica, inibindo as funções das células imunocompetentes. Na literatura internacional, até o momento, não há nenhum estudo publicado correlacionando Helicobacter pylori com expressão de HLA-E. O presente trabalho tem como objetivo correlacionar a expressão de HLA-E em biópsias gástricas de pacientes acometidos com H. pylori.

METODOLOGIA:

Cinquenta espécimes gástricas de pacientes acometidos com  H. pylori foram avaliados para expressão de HLA-E e estratificados de acordo com a presença de carcinoma (20 casos) ou de úlceras gástricas (30 casos). Como controle negativo da reação, foram analisadas 25 espécimes gástricas de pacientes sem H. pylori. Para detectar a expressão da molécula de HLA-E, utilizou-se a técnica de imunohistoquímica com o anticorpo monoclonal anti-HLA-E (EXBIO-REPÚBLICA THECA). A presença da bactéria, quantificação do infiltrado inflamatório, contagem de eosinófilos, ativação de linfonodos e presença de fibrose, foram detectadas com uso da coloração do Giemsa e HE, respectivamente.

RESULTADOS:

A molécula de HLA-E foi detectada em 100% dos casos, dentre eles 20 pacientes (40%) apresentaram carcinoma gástrico e 30 pacientes (60%) apresentaram apenas ulceração. No grupo controle não foi detectada a presença de HLA-E, indicando que a bactéria H. pylori modula a expressão da molécula HLA-E no grupo dos pacientes que apresentaram úlcera ou carcinoma gástrico.

CONCLUSÃO:

A presença da bactéria H. pylori  parece modular a expressão do HLA-E, favorecendo assim a evolução da infecção, o que confere diferentes graus de lesão do epitélio gástrico desses pacientes.

Palavras-chave: HLA-E, Helicobacter pylori, Carcinoma Gástrico.