62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DA GEOGRAFIA : DESAFIOS E CONQUISTAS
Renata Duó de Oliveira 1
1. Depto. de Ciências Humanas Letras e Artes - UFRN
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa se constitui como uma atividade realizada no âmbito do ensino da Ciência Geográfica, a qual tem com objetivo analisar a concepção por parte dos professores de geografia do ensino fundamental da rede pública municipal de Natal no que diz respeito à educação ambiental ministrada em sala de aula. O presente trabalho tem como objetivo compreender a realidade do ensino da Geografia no âmbito escolar principalmente referente às questões sobre meio ambiente. Além disso, a mesma visa verificar as ferramentas pedagógicas utilizadas pelos docentes para transmitir aos jovens informações educativas que visem à qualidade do ambiente, possibilitando investigar os desafios e conquistas enfrentados pelos mesmos para trabalhar em sala de aula essa temática. Tendo em vista que os problemas ambientais divulgados atualmente no âmbito da sociedade, não se fundamentam apenas nas questões ecológicas, mas também, ligados a fatores sócio-econômicos, políticos e culturais. Com efeito, exigido da Educação Ambiental uma metodologia de ensino interdisciplinar, neste sentido o ensino da Geografia contribui para tal necessidade, à medida que fornece um arcabouço teórico sistematizado de conceitos que são responsáveis em auxiliar a compreensão das transformações inseridas na realidade do mundo.

METODOLOGIA:

Para a concretização deste trabalho a metodologia adotada foi composta por: pesquisa bibliográfica; coleta de dados em instituição pública como, a Secretaria Município de Educação da cidade do Natal, pesquisa em lócus para obtenção de informações qualitativa por meio de aplicação de questionários, entrevistas semi-estruturadas e observações descritivas. Foram entrevistados professores de Geografia da rede municipal de ensino, na busca de informações que melhor respondesse o objetivo geral e específico do presente trabalho, além de traçar um perfil profissional mais detalhado do sujeito de estudo desta pesquisa científica. É necessário mencionar que as conversas que antecediam as entrevistas também têm uma importante contribuição, visto que enriqueceu a aproximação com alguns professores quebrando de certa maneira o formalismo, conseqüentemente auxiliando na coleta de informações qualitativas. As instituições de ensino visitadas foram quatro, e estas apenas serviram como suporte de acesso para facilitar o fornecimento de informações apresentadas nos resultados das entrevistas e questionários.

RESULTADOS:
Após as etapas constituintes da pesquisa, podemos perceber que a concepção da maioria dos professores entrevistados ainda persiste na idéia de que a Educação Ambiental seja uma disciplina do conhecimento responsável em conscientizar os indivíduos. Ou seja, a definição do que realmente significa educação ambiental é equivocada, pois não se trata de uma disciplina, mas sim, de um processo de formação e de educação de conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania permanente, a qual visa contribuir para o desenvolvimento e conscientização ativa da sociedade acerca do espaço em que vivemos e produzimos. Diante dos resultados da pesquisa, ficou nítida a utilização mais freqüente por parte dos professores de ferramentas didático-pedagógicas tais como: aula de campo, aulas expositivas teóricas a respeito do meio ambiente e exposição de vídeo sobre este assunto. Os principais temas geradores na sala de aula são: poluição dos rios, do ar, lixo e aquecimento global. A principal dificuldade apontada foi realizar o trabalho de conscientização nos alunos. A fim de traçar um perfil dos professores entrevistados destacamos que 40% são do sexo feminino e 60% do sexo masculino. No que tange à faixa etária, a grande maioria dos 45% entrevistados situa-se entre 20 a 25 e entre 45 a 55 anos.
CONCLUSÃO:

De posse dos conhecimentos teóricos e do reconhecimento da realidade por meio dos resultados apresentados percebemos que, o processo de educação ambiental irrefutavelmente extrapola o universo escolar, no entanto não podemos perder de vista que a construção do sujeito-crítico e cidadão no espaço escolar da educação formal é de extrema importância. Assim, diante do grau de relevância que a problemática ambiental permeia em nosso cotidiano, cabe aos educadores atuantes e futuros professores de Geografia despertar reflexões, transmitindo informações críticas e coerentes no que tange as questões que influência direta ou indiretamente o meio ambiente na busca em formar cidadãos conscientemente ativos na esfera da sociedade, bem como, tentar reverte à falta de interesse por parte dos discentes a respeito dos conteúdos que contemple ou fale sobre a educação ambiental, buscando por meio de atividades educativas mais dinâmicas a atenção do aluno, além de incentivar a aproximação da sociedade junto à instituição escolar. Pelos menos promovendo a sensibilização destes indivíduos para amenizar as agressões ao meio ambiente com a finalidade de proporcionar uma melhor qualidade de vida para futuras gerações.

Instituição de Fomento: Programa de Educação Tutorial - PET
Palavras-chave: Educação Ambiente, Ensino de Geografia, Ensino Fundamental .