62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE GESTANTES PORTADORAS DE HIV.
Jank Landy Simôa Almeida 1
Aleksandra Pereira Costa 2
Ana Rita Ribeiro 2
Chirlaine Christine Gonçalves 2
Hidrys Lorena Tavares Leal 2
Maria Cidney Soares 2
1. Dpto. Enfermagem. União de Ensino Superior de Campina Grande (UNESC)
2. Dpto. Enfermagem, Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande-FCM
INTRODUÇÃO:

O Vírus da Imunodeficiência Humana na gravidez deve ser trabalhado desde a primeira consulta de pré-natal a fim de evitar a transmissão materno-fetal. HIV e gravidez são temas polêmicos e de extrema importância para serem trabalhados desde a primeira consulta de pré-natal, enfatiza-se a necessidade de realizar pelo menos uma sorologia específica durante o período gestacional. A repetição da sorologia para HIV, ao longo da gestação ou na admissão para parto, deverá ser considerada em situações de exposição constante ao risco de aquisição do vírus ou quando a mulher se encontra no período da janela imunológica. O estudo teve por objetivo traçar o perfil epidemiológico das gestantes portadoras de HIV na cidade de Campina Grande/PB no período de 2003 a 2007.

METODOLOGIA:

Trata-se de um estudo documental e descritivo com abordagem quantitativa, cujo material empírico foi retirado das fichas do SINAN, do Centro de Testagem e Aconselhamento da referida cidade.  A amostra foi de 26 gestantes portadoras de HIV, sendo 100% dos casos notificados. Para viabilizar a coleta de dados foi elaborado um roteiro com informações acerca dos objetivos propostos, baseado na ficha do SINAM (Sistema de Informação de Agravos Notificáveis), que permitiu uma coleta de dados de forma organizada, facilitando a avaliação dos dados, os quais foram trabalhados em forma de tabela e gráficos, construídos através dos programas Word e Excel/07, facilitando a visualização das informações colhidas.

RESULTADOS:

Observou-se que 61,53% dos casos estavam na faixa etária entre 20 e 29 anos. Constatou-se também que no ano de 2003 houve 11,53% de casos positivos, em 2004 ocorreram 23,07%, 2005 apresentou 34,31% desses casos, já em 2006 e 2007 ocorreu um equilíbrio com 15,38% dos casos notificados.

CONCLUSÃO:

Após a análise dos dados verificou-se que há uma baixa prevalência de mulheres gestantes na obtenção da soropositividade na cidade de Campina Grande/PB. Desta forma, é importante que as gestantes procurem fazer um pré-natal completo para amenizar e prevenir a contaminação vertical e que sejam detectados os casos positivos o mais precocemente possível.

Palavras-chave: Gestantes, HIV, Sorologia.