62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral
EFEITO ANTIPROLIFERATIVO DO CHIMARRÃO E DO TERERÉ (Ilex paraguariensis) SOBRE O CICLO CELULAR DE Allium cepa.
Thelma da Silva Conceição 1
Maria de Fátima Cepa Matos 2
Valdemir Antonio Laura 3
Jayson Bueno Mendes Faria 4
Bruno Becker Kerber 4
Danielle Serra de Lima Moraes 5
1. Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, UFMS
2. Profª. Drª/Depto. Farmácia-Bioquímica, CCBS, UFMS
3. Dr./Embrapa Gado de Corte, Campo Grande-MS
4. Depto. de Ciências Biológicas, CCBS, UFMS
5. Profª. Drª/Coordenadora - Depto. de Ciências Biológicas, CCBS, UFMS
INTRODUÇÃO:

A erva mate, Ilex paraguariensis St. Hil. (Aquifoliaceae), utilizada na preparação do tereré e do chimarrão (bebidas elaboradas com água fria e quente, respectivamente), possui grande importância econômica, social e cultural para as regiões Sul e Centro-oeste do Brasil, Nordeste da Argentina e grande parte do Paraguai. Esta planta tem chamado a atenção da comunidade científica nos últimos anos por seus efeitos benéficos à saúde humana, principalmente aqueles relacionados à atividade antioxidante e protetora frente a processos degenerativos, como os que levam ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e a danos ao DNA. Devido ao uso crescente de plantas medicinais, estudos de citotoxicidade são necessários por contribuírem para sua utilização segura e eficaz. Os índices mitóticos e os índices de fases do ciclo de divisão celular têm sido usados como bons indicadores de proliferação ou antiproliferação das células, o que pode ser medido por meio do sistema teste vegetal de Allium cepa. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o potencial antiproliferativo de seis marcas comerciais da erva mate (Ilex paraguariensis) em único ciclo e em vários ciclos de divisão de células meristemáticas de raízes de Allium cepa.

METODOLOGIA:

Os experimentos foram conduzidos no laboratório de Biologia Geral do Departamento de Biologia, CCBS, UFMS.

Foram utilizados como tratamento para o sistema-teste Allium cepa, produtos comerciais contendo, exclusivamente, a erva-mate (Ilex paraguariensis).

Os extratos foram preparados conforme instruções contidas nas embalagens, sendo três preparações com água gelada (tereré) e três por infusão (chimarrão: CH1, CH2 e CH3).

Cada tratamento foi aplicado a uma série de cinco bulbos.  As raízes foram cultivadas, a 25º C, em câmara do tipo BOD, inicialmente em água mineral (controle negativo) até atingirem, aproximadamente, 1,5 cm, sendo transferidos para frascos de vidro, contendo os extratos em temperatura ambiente. As raízes foram coletadas após 20 e 72 horas de tratamento e fixadas em carnoy.

O efeito antiproliferativo da erva mate foi avaliado por meio da sua ação sobre a divisão celular (índice mitótico) e sobre cada fase da mitose (índice de fases).  Para cada tratamento, foram analisadas 5.000 células meristemáticas de ponta de raiz.

Os resultados obtidos foram comparados estatisticamente com os do controle, utilizando-se análise de variância (teste F) ou análise não paramétrica (teste de Kruskal-Wallis) ao nível de 5 % de probabilidade.

RESULTADOS:

A adequação das condições empregadas nesse experimento foi confirmada a partir da observação de ciclos celulares normais no controle negativo.

As células tratadas com extratos de I. paraguariensis preparados com água fria (tereré) não apresentaram reduções significativas dos seus IM, não demonstrando, portanto, efeito antiproliferativo dentro das condições utilizadas.

As células expostas aos extratos de CH-3 apresentaram IM médio significativamente (p<0,05) menor ao observado no controle, após 20 h de tratamento, indicando efeito antiproliferativo ou citotóxico em um único ciclo celular. Com 72 h de tratamento (vários ciclos celulares), as células expostas ao extrato de CH-2 apresentaram diminuição significativa (p<0,05) do IM. Corroborando com esses resultados, foi observada frequência significativamente maior de células represadas em prófase, quando comparada a mesma fase do controle negativo.

O nível de citotoxicidade pode ser determinado pela taxa de diminuição do índice mitótico. A redução do índice mitótico para valores inferiores a 22% do valor do controle negativo causa efeitos letais nos organismos teste, enquanto uma diminuição menor do que 50%, usualmente tem efeitos sub-letais. Este nível de 50% é chamado de valor limite de citotoxicidade.

CONCLUSÃO:

A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar diferenças no efeito antiproliferativo produzido pelas marcas comerciais de Ilex paraguariensis sobre células meristemáticas de raízes de Allium cepa. Dentre as seis marcas comerciais da erva-mate (Ilex paraguariensis), analisadas no presente estudo, somente duas apresentaram efeito antiproliferativo. O tempo de atuação sobre as células também variou entre as diferentes marcas.

O preparo dos extratos de erva-mate por infusão (chimarrão) mostrou ser mais eficiente na redução dos índices mitóticos do que o preparo com água fria.

O Teste de Allium demonstrou ser um bioensaio adequado para o tipo de análise proposta nesse estudo, conduzindo ao alcance dos objetivos propostos.

Instituição de Fomento: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - Fundect.
Palavras-chave: Teste de Allium, Erva mate, Índice mitótico.