62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 3. Psicologia Clínica
AUSÊNCIA DE SENTIDO DE VIDA E QUESTIONAMENTO EXISTENCIAL: AS CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO ADI/TIP
Ana Keila Sousa Neves 1
Flávia Gotelip Corrêa Veloso 1
Gisela Renate Jost de Moraes 1
Liliane Cristina Moreira 1
Maria Clara Jost 1
Bartholomeu Tôrres Tróccoli 2
1. Fundação de Saúde Integral Humanística, Belo Horizonte / MG
2. Universidade de Brasília, Brasília / DF
INTRODUÇÃO:
 

A busca de um sentido para a vida corresponde à motivação primária do ser humano, sendo um pré-requisito indispensável para sua saúde mental. Por outro lado, o vazio existencial, definido como o sentimento de ausência de sentido, é um fenômeno que emerge a partir de um mundo decomposto em fragmentos, sendo envolvido por um relativismo potencial que fragiliza as identidades e obscurece as referências constitutivas do ser, levando o sujeito à perda do sentido da vida. Percebe-se, na clínica psicológica, considerável número de casos relacionados à ausência de sentido de vida e questionamento existencial, muitas vezes associados a queixas de sintomatologias depressivas. Tendo em vista a elevada ocorrência desses fenômenos e por ser a Abordagem Direta do Inconsciente (ADI/TIP) um método que considera a dimensão noológica do ser humano, relacionada à busca de sentido e ao questionamento existencial, o presente estudo visa avaliar como a intervenção terapêutica da ADI/TIP contribui para o tratamento dos mesmos.

METODOLOGIA:
 

Este estudo é parte de uma pesquisa mais ampla realizada com 557 participantes, sendo 378 mulheres e 179 homens, que procuraram a Terapia de Integração Pessoal (ADI/TIP) e aceitaram livremente responder o Questionário de Auto-Avaliação do Participante (QAP) no início e no final da terapia. Estabelecida a agenda de atendimentos, os clientes eram indagados sobre a possibilidade de participar da pesquisa, recebendo todas as informações necessárias quanto ao procedimento, instrumentos e garantia do anonimato. Os participantes respondiam ao questionário no início e no final da terapia. As questões analisadas neste estudo referem-se, de uma forma geral, à percepção que o sujeito tem de si mesmo e de sua vida, a aspectos relacionados à falta de sentido de vida, tais como dificuldade em estabelecer metas para a vida e vontade de desistir de viver; e a fatores recorrentes em um quadro depressivo, como sentimento de angústia e falta de prazer com coisas que antes gostava. Em cada questão foi utilizada uma escala likert. Os dados foram mensurados por meio de análise de frequência e teste-t, utilizando-se o SPSS.

RESULTADOS:
 

Os resultados revelaram uma variação em relação a todos os relatos iniciais sobre a presença dos fenômenos estudados, que indica a redução dos fenômenos em todas as questões analisadas. Entre os homens, houve um maior percentual de redução das queixas iniciais, comparado ao grupo feminino, nas seguintes questões: "dificuldade de realização das capacidades pessoais" (H:71%;M 69%) e "dificuldade em estabelecer metas e traçar objetivos" (H:72%;M:70%). Já entre as mulheres, constatou-se um maior percentual de redução das queixas nas questões sobre "dificuldade de acreditar que a vida tem um sentido" (M:80%;H:75%), "sentimento de insatisfação consigo mesmo" (M:62%;H:61%), "sensações de tristeza, desânimo, sentindo a vida pesada ou falta de prazer com coisas que antes gostava" (M:81%;H:80%), "dificuldade de pensar no futuro com esperança" (M:82%;H:76%). E, por fim, houve um mesmo percentual de redução das queixas entre ambos os sexos, nas questões que se referem ao "sentimento de fracasso em relação a sua própria vida" (79%), "sentimento de angústia" (78%) e "idéias ou vontade de desistir de viver" (86%). Todas as comparações revelam diferenças estatisticamente significativas.

CONCLUSÃO:
 

Conclui-se, portanto, que o método ADI/TIP contribui significativamente para a redução dos fenômenos relacionados à ausência de sentido de vida e ao questionamento existencial. Tal contribuição, porém, é independente do sexo, podendo ocorrer entre todos os sujeitos que procuram pela intervenção terapêutica ADI/TIP. Observamos que a ADI/TIP, ao intervir sobre o nível noológico do ser humano, onde estão presentes as questões relacionadas ao sentido de vida e ao questionamento existencial, possibilita ao sujeito uma resignificação acerca dessas questões, o que por sua vez parece contribuir para a redução dos sintomas depressivos. Acredita-se que o método ADI/TIP, ao trabalhar para além das sintomatologias, valoriza os potenciais de cada ser e permite aos sujeitos uma vivência integrada que favorece o seu bem-estar psicossocial.

Palavras-chave: ADI/TIP, Sentido de Vida, Depressão.