62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
caracterIzação FÍSICO-QUÍMICA DE monocamadas interfaciaIS mistas compostas por Composto 4-amino-2-fenil, 6-(p-fluor-fenil)-5-carbonitrila-pirimidina (adcp) e  FOSFOLIPÍDIOS
Débora Máximo das Neves Luna 1
Emerson Peter da Silva Falcão 1
Sebastião José de Melo 2
César Augusto Souza de Andrade 1
1. Programa de Pós-Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente-UFPE
2. Depto. de Antibióticos-UFPE
INTRODUÇÃO:

Os compostos contendo o heterociclo pirimidínico são amplamente citados na literatura devido às inúmeras propriedades farmacológicas e biológicas, como por exemplo, as ações antiinflamatória, antitumoral, antifúngica, antiviral, entre outras. Portanto, para promover a sua viabilização com aplicação terapêutica, o uso de carreadores farmacêuticos, principalmente os compostos por polietilenoglicol, representam uma alternativa promissora. Neste contexto, o estudo da interação destes novos compostos com fosfolipídios constituintes da bicamada lipossomal se faz imprescindível e pode ser realizada através do estudo a nível molecular das propriedades interfaciais de filmes flutuantes utilizando a técnica de Langmuir. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em avaliar as propriedades interfaciais dos filmes mistos compostos por 1,2-dipalmitoil-sn-glicero-3-fosfatidilcolina (DPPC), 1,2-disteroil-sn-glicero-3-fosfoetanolamina-N-[metoxi(polietilenoglicol )-2000 (DSPE-PEG2000)  e 4-amino-2- fenil,6-(p-fluor-fenil)-5-carbonitrila-pirimidína (ADCP).

METODOLOGIA:

Os experimentos foram realizados em cuba de Langmuir (KSV 5000) utilizando a placa de Wilhelmy. Soluções de 1mM de DPPC/DSPE-PEG2000 em clorofórmio/metanol (9:1, v/v) foram obtidas e em seguida foi adicionado 1, 3, 6 e 9 mol% de 1mM de DSPE-PEG2000. Posteriormente, as soluções anteriores foram misturadas com uma solução estoque de ADCP (1mM) em clorofórmio/metanol (9:1, v/v) para se obter as concentrações de 0,5%, 1,5%, 3%, 4%  (v/v) do composto pirimidínico. A dispersão das soluções foi realizada com auxílio de seringa Hamilton de 100 mL, após a evaporação do solvente (10 min), foi iniciada a compressão do filme a uma velocidade de 10 mm/min. Todos os experimentos foram executados em temperatura ambiente e todas as amostras foram realizadas em triplicata. A água ultrapura foi obtida do equipamento Millipore Synergy. Todos os reagentes foram de grau analítico e obtidos da Merck (EUA). A isoterma do potencial de superfície em função da área molecular (ΔV- A) foi obtida pelo método da placa vibrante utilizando o equipamento KSV 5000 simultaneamente à isoterma de pressão interfacial (P-A).

RESULTADOS:

As isotermas do sistema binário DPPC/DSPE-PEG2000 em diferentes concentrações molares apresentaram-se mais expandidas e com elevadas pressões de superfície quando comparadas à isoterma do DPPC puro, este fato ocorre devido à repulsão existente entre as cadeias de PEG. Em adição, a pressão de colapso aumenta gradativamente o que indica miscibilidade entre os dois componentes. Análises de compressibilidade sugerem miscibilidade do ADCP nas monocamadas flutuantes mistas em todas as concentrações molares estudadas. Além disso, mudanças na conformação das cadeias de PEG não foram observadas nas concentrações de 6 e 9mol%. Porém, ao correlacionar com dados teóricos, nota-se que nestas concentrações e em todas as pressões estudadas as cadeias PEG se encontram no regime em "escova" (Brush). A adição do ADCP no sistema DPPC/DSPE-PEG2000 provocou mudanças na conformação geométrica do PEG, com exceção da concentração de 9mol% em pressões iguais ou superiores a 20mN/m.

CONCLUSÃO:

Misturas de fosfolipídios contendo DPPC/DSPE-PEG2000 nas concentrações molares do DSPE-PEG2000 a 1, 3, 6 e 9 mol% são consideradas miscíveis, sendo consideradas viáveis para a utilização em carreadores de fármacos, principalmente nas concentrações de 6 e 9 mol%, onde as cadeias de PEG estão na conformação "Brush" e consequentemente apresentam maior repulsão estérica. A aparente miscibilidade do ADCP no sistema DPPC/DSPE-PEG2000, indica a sua potencial aplicação em sistemas de liberação controlada de medicamentos na forma lipossomal.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco- FACEPE, FINEP.
Palavras-chave: Filmes de Langmuir, Derivados Pirimidínicos, Caracterização Interfacial.