62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
MALBA TAHAN E A PERCEPÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA QUESTÃO DE GÊNERO
Alícia Santana de Castro 1
Gisele Maria Costa Souza 2
1. Aluna do Curso de Economia Doméstica, ICHS, UFRuralRJ.
2. Profª Dra./Orientadora - Depto de Economia Doméstica, ICHS, UFRuralRJ
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa objetivou analisar percepções e estereótipos de gênero nas personagens dos contos de Malba Tahan com base nos trabalhos realizados com professoras do centro de atenção à criança e ao adolescente - CAIC Paulo Dacorso Filho, Escola Pública localizada no Município de Seropédica no Estado do Rio de Janeiro. Com o auxílio da contação de histórias de Malba Tahan foi possível perceber a tendência à valorização da beleza como instrumento de sedução nas relações conjugais, além de uma idealização de homem romântico e apaixonado. Nesse contexto, a diferença sexual determina os papéis e status atribuídos a homens e mulheres e cria qualidades a algo ou alguém. Foi observada também uma associação entre a idade cronológica e a experiência de vida traduzida como astúcia e esperteza, colocando a sabedoria dos idosos como resultado do acúmulo dessas experiências (Pedro, 2001). Dessa forma, analisar a relação professor (a) aluno (a) considerando a influência que educadores (as) exercem sobre alunas e alunos, se faz necessário para auxiliar no processo ensino aprendizagem, na qualificação profissional e na formação de práticas educativas comprometidas com a igualdade de desejos, necessidades e idéias.

 

METODOLOGIA:

Foram organizados encontros com um grupo de vinte professoras da educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental do centro de atenção à criança e ao adolescente - CAIC Paulo Dacorso Filho, Escola Pública localizada no município de Seropédica no Estado do Rio de Janeiro. Em cada encontro com duração de duas horas realizou-se a contação de um conto diferente de Malba Tahan e oficinas de contação de histórias, com dinâmicas para o desenvolvimento da técnica. Após a contação da história, cada participante preencheu um formulário registrando sua percepção sobre as personagens da história. Cada história selecionada traz uma mensagem para reflexão, o que permitiu a realização de debates sobre os temas tratados em cada conto. O primeiro conto com o título "Radiá Radiá", fala do amor incondicional de um poeta por sua bela esposa. O conto "O mercador de sonhos", narra a astúcia de um velho mercador que vendia a realização dos sonhos de quem o procurasse e um terceiro conto trata de uma lenda sob o título: "Uma lenda sobre a beleza".  Os dados foram analisados utilizando-se o instrumento de "análise das evocações livres: uma técnica de análise estrutural das representações sociais" (Moreira et al., 2005).

RESULTADOS:

As observações apontam para a existência de uma tendência à valorização da beleza como um instrumento de sedução nas relações conjugais.    Verifica-se uma concordância entre a percepção das professoras e a intenção do autor Malba Tahan quanto à caracterização dos personagens no conto "Radiá Radiá", reforçando os estereótipos da mulher bela e sedutora como ideal de esposa e mulher desejada. Essa idéia se encontra interiorizada no imaginário de muitas pessos, e pode funcionar como um pré-requisito para que a mulher seja admirada, essa condição tem levado muitas delas a buscarem tratamentos de beleza, dietas de risco e até trágicas intervenções cirúrgicas. Outro fator importante observado foi a idealização de um homem perfeito, romântico e apaixonado, capaz de fazer sacrifícios pelo amor da mulher amada. A pesquisa revelou ainda uma associação entre velhice e sabedoria, apontando para a experiência de vida como fator de desenvolvimento das características de esperteza e astúcia. Em "o mercador de sonhos", Malba Tahan relata a história de um homem idoso que com habilidade ilude seus clientes à busca da realização de seus sonhos. Esse fato fez com que as professoras o identificassem como um homem esperto e astuto, com uma sabedoria acumulada pelos anos de vida. 

CONCLUSÃO:

A análise dos dados revela a valorização do belo, do corpo perfeito e da mulher meiga e carinhosa. A menina torna-se mulher, sua imaginação é povoada por informações e estereótipos construídos pela família e reforçados na escola. A mulher desde criança interioriza a necessidade de ser bela, chegando a crer que sua identidade depende do grau de aceitação de sua beleza (FREIRE, 2002). Em relação ao estereótipo de homem ideal, os contos de fada perpetuam, no imaginário feminino, o mito do amor romântico e as novelas que contam lindas histórias de amor (FREIRE, 2002). As pessoas buscam nas relações pessoais viver emoções prazerosas. Com a revisão de papéis sexuais e a aceitação de novos arranjos familiares e até mesmo a ascensão das mulheres ao mercado de trabalho proporcionando a elas uma posição social que lhes garanta poder, os relacionamentos amorosos tornam-se incertos, comprometendo o sucesso das relações (HERNANDEZ e OLIVEIRA, 2003). Observou-se também que a sabedoria é um importante fator reconhecido na velhice como um processo de experiência de vida, podendo ser considerada um dos maiores ganhos dessa fase. Por outro lado, com o aumento da expectativa de vida, a população idosa aumentou e a sociedade ainda não sabe bem como aproveitar a experiência e a capacidade deles, nem como proporcionar-lhes viver seus últimos anos de vida com dignidade (MACIEL e TAAM, 2007).

Instituição de Fomento: Bolsa de Iniciação Científica PROIC/UFRuralRJ
Palavras-chave: Gênero, Contação de História, Percepção.