62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 5. Sociologia Rural
FORMAÇÃO DE JOVENS DE COMUNIDADES RURAIS DO SERTÃO DO APODI-RN: ANÁLISE DO PROJETO DE INTERVIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO OESTE POTIGUAR
Márcia Egina Câmara Dantas 1
Ana Cláudia Medeiros Souza 1
Thomas Diego Coelho de Medeiros 1
Geovânia da Silva Toscano 4
Jorge Luís de Oliveira Pinto Filho 3
Alan Martins de Oliveira 2
1. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / UERN
2. Prof. Dr. / Orientador - Depto. de Gestão Ambiental / UERN
3. Prof. / Orientador - Depto. de Gestão Ambiental / UERN
4. Profa. Dra. / Orientadora - Depto. de Ciências Sociais / UERN
INTRODUÇÃO:

A perspectiva de formação profissional de jovens que vivem em comunidades rurais é um problema que merece destaque na realidade nordestina. No caso do Rio Grande do Norte, são poucos os jovens que possuem acesso ao curso de nível superior. Neste sentido, foi formulado o Projeto "Intervivência no Oeste Potiguar" que busca oferecer aos jovens da região do Sertão do Apodi-RN tecnologias para a inclusão social através da intervivência universitária, transformando-os em agentes de desenvolvimento em suas localidades. Desse modo, este trabalho tem como objetivo destacar a experiência desenvolvida na primeira Semana de Vivência Universitária no Oeste Potiguar, como parte das atividades do projeto em epígrafe.

METODOLOGIA:

Como procedimentos metodológicos, durante a primeira etapa de realização do projeto "Intervivência no Oeste Potiguar", numa parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Organizações Não Governamentais - ONGs que atuam em comunidades rurais de Apodi-RN e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi - STTR, foi organizada a I Semana de Vivência Universitária do Oeste Potiguar com o público de vinte jovens de nove comunidades rurais do Sertão do Apodi. Nesta oportunidade, foram aplicados questionários com os jovens; ministradas palestras com temas, como: Conhecendo a Universidade; Universidade e Movimento Estudantil; realizada mesa redonda com os Pró-reitores de ensino, pesquisa e extensão da UERN; apresentados projetos desenvolvidos no curso de Gestão Ambiental da UERN; realizou-se visita "in loco" ao Campus Central da UERN, percorrendo diversos espaços acadêmicos: laboratórios, biblioteca central, ginásio poliesportivo, Centro de Estudos e Pesquisa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semi-árido (CEMAD); realizadas dinâmicas; apresentação teatral; passeio cultural na cidade de Mossoró-RN. Como última etapa da semana, avaliou-se as atividades com a participação dos jovens.

RESULTADOS:

Verificou-se que o empenho dos jovens em participar do Projeto de Pesquisa: Intervivência Universitária no Oeste Potiguar deve-se ao interesse que os mesmos apresentam em ingressar em um curso universitário. Observou-se que as atividades da I Semana de Vivência Universitária no Oeste Potiguar possibilitou aos jovens um esclarecimento sobre as áreas de interesse no ambiente acadêmico, para que estes possam defini-las com maior segurança. Com isso, realizou-se um levantamento prévio das áreas apontadas pelos jovens, que servirá de embasamento para a elaboração da programação da II Semana de Vivência e para as etapas posteriores do projeto.

CONCLUSÃO:

Constatou-se uma significativa interação dos jovens com o ambiente acadêmico, como incentivo motivacional, para que estes busquem meios para ingressar numa Universidade. O intercâmbio de experiências proporcionado durante o evento, despertou nestes jovens um senso crítico em torno da realidade local, com vistas a torná-los agentes multiplicadores das diversas possibilidades profissionais, bem como, das potencialidades existentes em suas comunidades. Neste sentido, constatou-se a necessidade de que a II Semana de Intervivência seja elaborada com ênfase às áreas de interesse dos jovens integrantes do projeto.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Juventude rural, Intercâmbio, Políticas públicas.