62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A MOSTRA DE ARTE, CIÊNCIA, CULTURA E CONHECIMENTO - MARCO COMO ESPAÇO CIENTÍFICO/AUTO/HETERO/ECOFORMATIVO DOS EDUCANDOS DAS UNIDADES DE ENSINO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DO NATAL/RN  
Maria do Ceo Alves 1
Elizabete Andrade de Lima 1
Gleydson José Bento Lima 1
Kátia Maria Pereira 1
Maria Lucilene da Costa Silva 1
Adeilza Gomes da Silva Bezerra 1
1. SAPEF/DEF/ Secretaria Municipal de Educação - SME/Natal, RN
INTRODUÇÃO:

A Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento - MARCO, promovida anualmente pela Secretaria Municipal de Educação - SME, configura-se num espaço de iniciação científica, socialização e culminância dos projetos pedagógicos desenvolvidos nas instituições escolares, construídos a partir dos conteúdos curriculares e experiências significativas realizadas no cotidiano da sala de aula e nas atividades do contraturno a partir de uma tema discutido antes de iniciar o ano letivo na Jornada de Educação - JENAT, constituindo-se numa oportunidade de compartilhamento de saberes e fazeres de discentes e docentes das Unidades de Ensino (Escolas do Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil) da Rede Municipal de Educação, cidade do Natal, no estado do Rio Grande do Norte. Objetivamos sensibilizar as Unidades de Ensino a introduzirem os educandos na iniciação científica, possibilitando aos mesmos, situações de ensino e aprendizagem que agucem a curiosidade, o espírito investigativo, a problematização de idéias, a análise dos dados e a comunicação dos resultados e socializar, por meio de oficinas, apresentações artístico-culturais no palco, exposições em estandes, participação juvenil em Sessão de Pôster, De Olho na Ciência, Monitoramento, Rádio e Jornal Jovem MARCO, os resultados das produções científicas e aprendizagens apreendidas nas Unidades de Ensino.

 

 

 

METODOLOGIA:

A estrutura física da MARCO consta de um pavilhão com cincoenta e seis estandes e um palco, funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno. Para este ano, prevemos a participação de três mil e quinhentos discentes do Ensino Fundamental mais hum mil e quinhentas crianças da Educação Infantil participando da XII MARCO e XVI CIENTEC no período diurno, hum mil educandos da Educação de Jovens e Adultos no noturno e dois mil e quinhentos estudantes inscritos na 18ª SBPC Jovem. Além desses dados acrescentem-se os professores que estarão inscritos na MARCO, CIENTEC, SBPC e SBPV Jovem. A Mostra está na sua 12ª edição, estando no 8º ano consecutivo sendo realizada junto à Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - CIENTEC/UFRN, na Praça Cívica do Campus Universitário/UFRN. Nesta MARCO, também, estamos participando da 62ª SBPC e da 18ª SBPC Jovem. Considerando que os temas da XI JENAT, da 62ª SBPC e 18ª SBPC Jovem são respectivamente Nos caminhos da leitura: ação e reflexão na formação de alunos leitores e escritores e Ciências do Mar: herança do futuro, optamos por uma temática para MARCO tradutora das questões e das reflexões que estão implícitas nos temas da JENAT, SBPC e SBPC Jovem. Neste contexto, a XII MARCO tem por tema Nas fontes da leitura e da escrita jorra a qualidade de vida no planeta.

 

 

RESULTADOS:

Com esta temática, convidamos os educadores a refletir, discutir e realizar intervenções pedagógicas na perspectiva de formar leitores e escritores comprometidos com a qualidade de vida no planeta Terra. Neste sentido, são bastante pertinentes as reflexões a seguir: as leituras que fazemos da escola, do seu entorno, do bairro, da cidade, do estado, do país, do continente, do planeta apontam para quais problemas ambientais? Que leituras e escritas estamos realizando na escola para que os educandos tenham uma atitude de cuidado, conservação e preservação do ambiente em que vivem? Como formar leitores e escritores comprometidos com o desenvolvimento sustentável do ponto de vista de cada componente curricular? Que projetos didáticos poderão ser desencadeados no interior da escola relacionando Letramento e Educação Ambiental?

 

 

 

CONCLUSÃO:

A qualidade de vida depende das leituras e das escritas realizadas por nós ao longo de nossa história e o nosso agir está diretamente ligado aos valores construídos a partir dessas leituras. Portanto, sendo a escola o lugar de sistematização de saberes a partir de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, torna-se relevante que no seu cotidiano as práticas de leitura e de escrita contribuam para a efetivação da Educação Ambiental no currículo escolar, colaborando com a formação de valores sob a "ética do cuidado" em crianças, adolescentes, jovens e adultos para que tenham atitudes saudáveis em relação à vida e colaborem com um modo de vida sustentável. Com esse entendimento, compreendemos que a MARCO contribui efetivamente com a aprendizagem dos discentes, caracterizando-se como um espaço auto, hetero e ecoformativo porque a aprendizagem acontece no sujeito consigo mesmo, na interlocução com o outro e com o ambiente, possibilitando um diálogo entre os mundos físico/material e social das intersubjetividades e o mundo interior do sujeito aprendente, extrapolando os muros escolares. Dentre essas aprendizagens, destacamos: a ampliação da fluência verbal a partir das exposições orais realizadas nos estandes, na Sessão de Pôster e na Rádio Jovem Marco; o desenvolvimento da auto-estima ao ser valorizado e prestigiado durante as apresentações no palco, nos estandes, e a apropriação de saberes mediante as informações e conhecimentos que circulam pelo corredor cultural no pavilhão da MARCO e demais pavilhões integrantes da CIENTEC, SBPC e SBPC Jovem, despertando-os para o universo da investigação e experimentos científicos.

 

Instituição de Fomento: Secretaria Municipal de Educação - SME, Natal/RN
Palavras-chave: MARCO, Espaço científico/auto/hetero/ecoformativo, Letramento e Educação Ambiental.