62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
POLÍTICA EXTERNA E PONTOS DE DERIVA NO DISCURSO DOS GOVERNOS FHC E LULA
Vinícius Fonseca-Nunes 1
Mayara Archieris Amorim 1
Nicole dos Santos Dias 1
Maria da Conceição Fonseca-Silva 1
1. Departamento de Estudos Linguísticos e Literários/UESB
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho apresentamos o resultado da investigação que realizamos sobre sentido da política internacional nos discursos do governo FHC e do governo Lula. É possível afirmar que a política externa brasileira teve importante mudança nos períodos que compreendem o período dos dois mandatos de FHC e o período do primeiro mandado e metade do segundo mandato do governo Lula. O governo FHC teve inicio no auge do modelo neoliberal da globalização, com o argumento de que o país deveria se inserir no novo cenário internacional numa perspectiva de ampla abertura aos fluxos comerciais e financeiros. Mas, no momento da instabilidade financeira internacional, do colapso da Argentina e dos atentados de 11 de setembro de 2001, uma inflexão foi esboçada por FHC, ao longo do seu segundo mandato, formulando, de forma tímida, uma postura mais crítica em relação à globalização e a Alca, bem como uma iniciativa de integração sul-americana. O governo Lula, entretanto, deu nova dimensão à diplomacia brasileira, reforçando a atuação internacional do país, especialmente em relação à América do Sul, aos organismos internacionais e às potências emergentes do Sul, diferenciado-se, pois, do governo FHC.
METODOLOGIA:
O corpus da pesquisa à qual está vinculado o subprojeto que originou esse trabalho é constituído de textos que foram retirados do site www.ifhc.org.br e do site http://www.imprensa.planalto.gov.br. Os textos proferidos por FHC correspondem aos anos de 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002. Os textos proferidos por Lula correspondem aos anos de 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e os meses de janeiro e fevereiro de 2009. Além disso, é constituído de textos sobre os dois governos, veiculados na mídia. O critério de seleção e catalogação dos textos obedeceu alguns critérios, tais como: período de produção e de circulação, local de circulação. Após catalogação, iniciamos a leitura dos textos para selecionar aqueles que tratavam da questão da política internacional. Por fim, realizamos análise indiciária dos textos selecionados e catalogados pela temática da política internacional. Os resultados da análise são apresentados no item a seguir.
RESULTADOS:
Os resultados indicaram, de um lado, que, no discurso do governo FHC, a política externa ou internacional é marcada: a) pela defesa do multilateralismo moderado; b) pelo estimulo da integração do Brasil ao mundo globalizado; c) pela aceitação do princípio dos "mais iguais", d) pela busca das relações políticas com outras potências médias. De outro lado, que, no discurso do governo Lula: a) a política externa é assertiva e enfática em torno da chamada defesa da soberania nacional e dos interesses nacionais, da busca de alianças privilegiadas no Sul, com ênfase nos processos de integração da América do Sul e do Mercosul; b) da busca de acesso aos mercados dos países desenvolvidos, com a manutenção dos mecanismos que favorecem países em desenvolvimento; c) do projeto de "intervenção" do Brasil no mundo; d) da oposição ao unilateralismo ou unipolaridade; da defesa do multilateralismo e de um maior equilíbrio nas relações internacionais, ou seja, soberania e a igualdade de todos os países; d) da busca de maior cooperação e integração com países similares (potências médias e economias emergentes) e vizinhos regionais; e) da busca de uma cadeira permanente na ONU; da formação do G3.
CONCLUSÃO:
Identificamos, enfim, dois posicionamentos, marcados por discursos diferentes em relação à política internacional: i) no discurso do primeiro posicionamento, a diplomacia presidencial é explícita, as prioridades são econômicas, o mundo é aceito como ele é e o diálogo com conformismo ou aceitação do mundo com o G-7 não é problema; ii) no discurso do segundo, a diplomacia presidencial é implícita, as prioridades são políticas, o mundo deve ser mudado e o diálogo com o G-8 não é problema, ou seja, o Brasil deve ocupar espaço no grupo. Enfim, no discurso do governo FHC, a globalização tem face humana; no discurso do governo Lula, a globalização tem efeitos perversos que precisam ser reduzidos. O governo FHC foi construído em torno de um argumento marcado pelo discurso da adesão subordinada à globalização neoliberal. O governo Lula, por outro lado, está sendo construído em torno de um argumento marcado pelo discurso da crítica à "globalização assimétrica".
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Fapesb
Palavras-chave: Discurso, Política internacional, Governo FHC e Governo Lula.