62ª Reunião Anual da SBPC |
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem |
ATIVIDADE EDUCATIVA EM MULHERES DE BAIXA RENDA SOBRE O AUTO-EXAME DAS MAMAS |
Juliana Ribeiro Costa 1 Graziela Nogueira Gabriel 1 Nathália Lima Pedrosa 1 Morgana Wellyn Carvalho Sampaio 1 Isabelle Silva de Albuquerque 2 Maria Eliane Maciel de Brito 1, 3 |
1. Universidade Federal do Ceará 2. Universidade Potiguar 3. Mestre em Enfermagem-UFC |
INTRODUÇÃO: |
O câncer de mama se configura como uma problemática de saúde pública mundial, com elevada incidência e mortalidade entre as mulheres. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais meios de detecção precoce do câncer de mama são: o exame físico feito pelo profissional de saúde; a mamografia, um exame radiológico de alta precisão, porém com custo elevado e de difícil acesso à população; e o auto-exame da mama, o qual é feito pela própria mulher. O auto-exame deve ser realizado mensalmente e permite que a mulher reconheça alterações nas mamas. É um método simples e desde que realizado de forma correta, permite a detecção precoce desse tipo de câncer. O estudo teve como objetivos: divulgar o auto-exame de mamas para mulheres de uma instituição não-governamental do Município de Fortaleza, utilizar um jogo educativo para facilitar a adesão ao auto-exame das mamas e identificar as dificuldades da adesão ao exame. Apresenta como relevância agregar valor aos momentos lúdicos proporcionados por profissionais de saúde no incentivo do autocuidado das mamas pelos usuários do SUS. |
METODOLOGIA: |
Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem na pesquisa-ação realizada em uma instituição não-governamental do Município de Fortaleza - CE que promove cursos profissionalizantes e oficinas educativas com mulheres de uma comunidade carente. A oficina aconteceu em março de 2010. Três acadêmicas de enfermagem do quinto semestre da Universidade Federal do Ceará realizaram a oficina; o grupo foi composto por vinte mulheres com faixa etária de |
RESULTADOS: |
Sabe-se que a mortalidade por câncer de mama está relacionada com a falha na detecção precoce do tumor. Isso remete a não-realização do auto-exame, prática de maneira inadequada e falta de estimulação e orientação por parte da equipe de saúde na atenção básica. Todas as mulheres do grupo conheciam o auto-exame, nenhuma realizava mensalmente, apenas duas faziam raramente, porém com técnicas inadequadas, outras eram examinadas apenas ao irem ao ginecologista. Percebeu-se que a utilização de um jogo educativo promoveu uma grande interação entre as acadêmicas e o grupo. Através do jogo, as mulheres puderam demonstrar as técnicas para se realizar o auto-exame. As perguntas já formuladas foram importantes para o surgimento de outras questões importantes a serem comentadas, assim como para "quebrar" os tabus existentes, deixando-as mais participativas a explicar algumas situações vivenciadas em seu cotidiano. A heterogeneidade do grupo exigiu uma adequação do exame para cada uma, sendo elaboradas maneiras de incluí-lo nas suas atividades. O jogo se mostrou eficaz para transmissão do conhecimento de forma fácil e dinâmica, por ser um método educativo simples, de baixo custo e adequado às condições do ambiente e à realidade da comunidade. |
CONCLUSÃO: |
O estudo demonstrou a baixa adesão do auto-exame das mamas relacionada à falta de conhecimento em relação às técnicas para realizá-lo, aos dias adequados, à sua importância, bem como à falta de incentivo para realizá-lo. Observa-se a relevância de práticas que estimulem o autocuidado e a promoção de saúde por parte dos profissionais em detrimento de práticas curativas, principalmente na atenção básica, a fim de diminuir e prevenir agravos na saúde. Desta forma, a prática do auto-exame da mama pode ajudar a reverter o quadro da doença no país. A abordagem do tema foi importante para que as mulheres fossem estimuladas a conhecerem seu próprio corpo, pois muitas delas demonstravam receio por se observar frente ao espelho. Esse processo educativo procurou desmistificar o câncer de mama e propôs a realização do auto-exame como método de reconhecer possíveis alterações nos seios que em sua maioria são fisiológicas ou benignas, e como proceder ao encontrá-las. A utilização do jogo educativo promoveu, assim, a sensibilização por parte dos participantes que se sentiram estimulados para aprendê-lo e colocá-lo em prática. |
Palavras-chave: Câncer de mama, Auto-exame das mamas, Educação em saúde. |