62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Comunicação Digital
CDI COMITÊ PARA DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMÁTICA: COMO INSTITUIÇÃO DE INCLUSÃO DIGITAL
Gil Cesar Pereira Penha 1
Mônica Marques Carvalho 2, 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN
2. Orientadora - Profª Msc.
INTRODUÇÃO:
Analisar a sociedade da informação como uma sociedade multifacetada que traz consigo diversos paradoxos. Neste contexto o trabalho desenvolve um estudo sobre o Comitê para Democratização da Informática - CDI e suas práticas de inclusão digital. A pesquisa visou identificar as prováveis práticas de inclusão digital - ID, assim como contextualizar tais práticas de ID no âmbito da organização não governamental deste estado - CDI-RN, com os objetivos específicos de resgatar a questão da ID como forma de inclusão social na sociedade da informação e também analisar as formas de democratização da informática.
METODOLOGIA:
Para desenvolver esta pesquisa, foram feitas revisões de literatura dos assuntos Sociedade da Informação, Tecnologia da Informação, Inclusão Digital. Também foi observada informação acerca do CDI, iniciando pelo histórico e finalizando com o desenvolvimento dos objetivos e metas da instituição, além de um estudo de campo em forma de entrevista utilizando questionários semi-estruturado, aplicados aos professores e alunos de uma escola parceira do CDI.
RESULTADOS:
Com a maioria de jovens e adultos até vinte e cinco anos com entendimento de todos os alunos entrevistados com relação ao termo inclusão digital, antes de estudar metade não tinham nenhum conhecimento sobre o manuseio de tecnologias da informação e um terço dos alunos já haviam utilizado a internet, e depois do curso todos os entrevistados afirmaram ter as habilidades básicas. Portanto a inclusão digital foi identificada. Com infra-estrutura adequada, como a principal ação promovida, dito incentivador, depois da aula opção da maioria, mais da metade para acessar a internet. Das professoras entrevistadas, uma graduada do curso de Sistema de Informação e outra estudante do curso de Pedagogia. Concordam que proporcionar o conhecimento da informática e o acesso ao computador ser inclusão digital mais abrangente. Com métodos práticos e realistas, em outras turmas já foram incentivadores. Infra-estrutura física, equipamentos, apostilas, assim como os professores, são tidas como as principais ações. Ao término podem identificar três perfis: o orientado, executa algo, porém ainda é muito dependente e limitado; o independente, faz sozinho os exércício em sala de aula; o produtor faz e repeti, também cria, inova, produz novos conhecimentos, assim servindo de ferramenta do cotidiano.
CONCLUSÃO:
Como conclusão foram identificadas algumas formas de inclusão digital proporcionada pela escola parceira do CDI-RN, especialmente no âmbito da aprendizagem, representando acesso a máquina. Os estudos também induzem a necessidade de mais pesquisas sobre ID, no ambiente bancário, universitário e atualmente em processo de implantação na questão da TV digital interativa.
Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Palavras-chave: Inclusão digital, Tecnologia da informação, Sociedade da informação.