62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
PERFIL LIPÍDICO DE FUNCIONÁRIOS DA BASE NAVAL DE NATAL DA MARINHA DO BRASIL
Bruna Leal Lima Maciel 1
Cláudio de Castro Ribeiro 3
Adriana de Oliveira Fernandes 1
Lúcia Dantas Leite 1
Vilma Maria Bayma Montenegro 3
Thayana Tareja Garcia Coelho 2
1. Depto.de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
2. Hospital Universitário Ana Bezerra / HUAB
3. Hospital Naval de Natal, Marinha do Brasil
INTRODUÇÃO:
Dos pontos de vista fisiológico e clínico, os lipídeos mais relevantes são os fosfolípides, o colesterol, os triglicérides (TG) e os ácidos graxos. As lipoproteínas permitem a solubilização e transporte destes, que são substâncias geralmente hidrofóbicas, no meio aquoso plasmático. Quando os lipídios séricos apresentam níveis alterados, promovendo aumento para risco de doenças cardiovasculares (DCV), têm-se presentes as dislipidemias. Estas podem ser categorizadas de acordo com seu defeito metabólico como hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia ou hiperlipidemia mista. A dislipidemia é um fator de risco importante para as DCV, pois estas constituem uma importante causa de morte nos países desenvolvidos e também naqueles em desenvolvimento. São raros os estudos sobre dislipidemias no Brasil e a maioria procede de casuísticas com doença ou suspeita de DCV. Os estudos populacionais são ainda mais restritos e baseados em pequenas amostras ou grupos específicos de trabalhadores. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar o perfil lipídico dos funcionários da Base Naval de Natal da Marinha do Brasil em Natal-RN.
METODOLOGIA:
Foi realizado um estudo transversal, no qual foram coletados dados de 504 indivíduos com idade entre 18 e 56 anos, no período de julho a outubro de 2008. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa HOUL/UFRN. Foram excluídos da pesquisa aqueles que não realizaram jejum adequado para coleta de sangue. Foi realizada avaliação antropométrica, tendo sido aferidos a massa corporal, a estatura, a circunferência da cintura (CC) e o índice de massa corporal (IMC), bem como avaliação do perfil lipídico. A massa corporal, registrada em Kg, foi medida em balança digital da marca Balmak® modelo BK-FA com capacidade para 150 Kg e precisão de 100g. A estatura foi medida pela régua antropométrica em alumínio anodizado da balança do referido modelo medindo até 2m com graduação de 0,5 cm. Para mensuração da CC foi utilizada fita métrica não-extensível. Para definição dos pontos de corte do perfil lipídico foi utilizada a IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. As variáveis categóricas foram testadas quanto à sua significância utilizando o teste do Chi-quadrado. As variáveis quantitativas foram testadas utilizando o one-way ANOVA ou teste não paramétrico correlato. Foram consideradas diferenças estatisticamente significativas valores de p < 0,05.
RESULTADOS:
Verificou-se que a maioria da população estava eutrófica (60,5%), embora tenha sido encontrada alta prevalência de excesso de peso (37,3%). Esta alta prevalência é condizente com o processo de transição nutricional observado no país, em que há um declínio marcante na prevalência da desnutrição associada ao aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade. A maioria não apresentou risco de desenvolvimento de DCV, segundo a CC (83,1%). Porém, para essa condição, foi alta a prevalência de mulheres com risco elevado e muito elevado de desenvolvimento de DCV (27,3% e 21,2%, respectivamente). Foram observadas baixas prevalências de dislipidemias, sendo de 2,8% para hipercolesterolemia isolada, 14,9% para hipertrigliceridemia isolada, 0,8% para hiperlipidemia mista e 46,4% para HDL-c baixo. Observou-se maior prevalência de indivíduos obesos e com sobrepeso com LDL-c elevado (X², p < 0,0005) e com LDL-c elevado e risco elevado e muito elevado de complicações metabólicas (X², p = 0,016). A presença de hipertigliceridemia mostrou-se associada com o sobrepeso e obesidade (X², p < 0,0005), bem como com o risco elevado e muito elevado de complicações metabólicas (X², p < 0,0005). Não houve associação estatisticamente significativa entre baixo HDL-c e IMC (X², p = 0,111) ou CC (X², p = 0,792).
CONCLUSÃO:
Os dados obtidos neste estudo permitem concluir que: a maior parte dos indivíduos apresentava estado nutricional adequado, embora tenha sido encontrada alta prevalência de excesso de peso e que parte significativa da população estudada não apresentou nenhum risco de desenvolvimento de DCV, segundo a CC. No entanto, foi alta a prevalência de mulheres com risco elevado e muito elevado para essa condição. Foram baixas as prevalências de dislipidemias na população estudada. Contudo, houve associação entre a presença de hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia com o sobrepeso/obesidade e risco aumentado para desenvolvimento de complicações cardiovasculares segundo a circunferência da cintura. Este fato permite afirmar que quanto maior o excesso de peso e o acúmulo de gordura abdominal, maiores as concentrações de LDL-c e TG.
Instituição de Fomento: Hospital Naval de Natal (HNNa) - Marinha do Brasil
Palavras-chave: Dislipidemias, Estado nutricional , Doença cardiovascular.