62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
PIBID: APERFEIÇOANDO A EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Emanuel Freitas de Almeida 1
Luís Roberto da Silva 1
Wenna Karolla da Rocha Marinho 1
Raimundo Nonato de Medeiros Júnior 2
Paulo Cavalcante da Silva Filho 1
1. Diretoria de Educação e Ciência - IFRN
2. Escola Estadual Berilo Wanderley
INTRODUÇÃO:

O Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência - PIBID - é um projeto desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em três áreas distintas, sendo elas: Física, Geografia e Espanhol. Este programa constitui uma ação transformadora no processo de ensino-aprendizado, que objetiva beneficiar, mutuamente, aos alunos do curso de Licenciatura em Física, Geografia e Espanhol do IFRN e aos docentes e estudantes da Educação Básica da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Norte. O PIBID é fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tendo como coordenadores os professores do IFRN das áreas citadas e professores supervisores da rede estadual de ensino, visando incentivar a formação de professores para a educação básica e promover melhorias na sua qualidade. Tendo em vista expor os resultados obtidos no subprojeto da área de Física, que está sendo executado na Escola Estadual Berilo Wanderley, pretende-se divulgar o projeto e sua relevância para a educação básica.

METODOLOGIA:

A execução do projeto PIBID foi dividida em algumas etapas, a fim de obter melhores resultados e facilitar sua execução nas escolas. A primeira etapa do projeto objetivava caracterizar as escolas, através da aplicação e tabulação de questionários à direção, os professores das disciplinas envolvidas e os alunos. Dando continuidade ao projeto na escola, os alunos bolsistas desenvolveram atividades como: plantões de dúvidas, reforço escolar, orientações em trabalhos científicos e atividades voltadas para sala de aula junto com professor supervisor. Assim, fechando o ciclo de um ano de projeto, cada participante do projeto PIBID fez um relatório anual, relatando o que foi feito, quais as dificuldades encontradas, em suma, como o projeto foi executado neste período.

RESULTADOS:

O subprojeto de Física obteve resultados satisfatórios nas suas atividades, como: no Plantão de Dúvida e Reforço Escolar, obteve-se que os alunos não estavam motivados a buscarem conhecimentos, no entanto os discentes (interessados) mostraram melhoria significativa no processo de aprendizagem. Assim, os bolsistas atuaram como "professores", mostraram grande desenvoltura na prática de sala de aula; na realização de aulas experimentais, notou-se que os alunos tinham dificuldades na prática experimental inicialmente, pois não dominavam o conhecimento prévio necessário e havia dificuldade no manuseio do material de laboratório. Então, os alunos mostraram interesse renovado pelo conteúdo ministrado em sala de aula; durante a oficina de eletromagnetismo, os alunos apresentaram maior interesse sobre o assunto, pois com o mínimo de orientação eles tiveram condições de elaborar uma exposição técnica e conceitual de experimentos, como: campainha elétrica, campo magnético de um ímã e de uma bobina, outra mais; durante o I Seminário PIBID, realizado no IFRN, foi apresentado à caracterização da citada escola em termos de apresentação oral, viabilizado por gráficos e tabelas tabulados de um questionário aplicado à direção, os professores das disciplinas envolvidas e os alunos.

CONCLUSÃO:

Com base no trabalho realizado e nos resultados obtidos, tem-se que, apesar das dificuldades encontradas no decorrer das atividades, o projeto alcançou resultados que contribuíram significativamente para a formação de todos os envolvidos no projeto, de forma a salientar a importância do PIBID na rede estadual de ensino básico, na formação dos novos professores e no processo de ensino-aprendizado dos alunos. Contudo o maior beneficiado foi a educação básica estadual pública, pois o projeto contribuiu expressivamente para a melhoria de sua qualidade. Na sub-área de Física, foi observado que as práticas experimentais contribuíram expressivamente no ensino-aprendizado dos alunos, aumentando o interesse nesta ciência, reconhecendo a Física como uma construção humana e histórica.

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: PIBID, Ensino, Educação básica.