62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 2. Bioquímica dos Microorganismos
INFLUÊNCIA DO SURFACTANTE NÃO-IÔNICO TWEEN-80 NA ATIVIDADE DE LIGNINA-PEROXIDASE (LiP). 
Ademir Castro e Silva 2
Elaine Pires Soares 2
Adrya da Silva Figueiredo 2
Isabel Cristina Conceição dos Santos 2
Helena Camarão 1
Andrey Damasceno Azedo 1
1. Universidade do Estado do Amazonas-UEA . Pós-Graduação em Biotecnologia.
2. Universidade do Estado do Amazonas-UEA/CESP. Pós-Graduação em Biotecnologia
INTRODUÇÃO:

A lignina-peroxidase - LiP (EC 1.11.1.14) pertence a família das oxiredutases e tem sido detectada em vários fungos causadores de podridão branca da madeira. Tem um papel importante na biodegradação da lignina, capaz de oxidar uma variedade de substratos redutores incluindo aqueles poliméricos (Oyadomari et al., 2003). Em função do seu alto potencial redox e atuação em ampla faixa de substrato tem grande potencial para aplicações em vários processos industriais (Erden et al., 2009). Na indústria de alimentos representa uma das fontes de aromáticos naturais (Lamoscolo et al., 1999), na indústria de celulose e papel é efetiva para descoloração de efluentes (Ferrer et al., 1991), na indústria têxtil para descolorir corantes sintéticos (Gomes et al., 2009) e na bioremediação para mineralização de contaminantes ambientais (Robles-Hernandsez et al., 2008). Em função da importância dessa enzima  surge a necessidade de se buscar meios para a maximização da produção. Neste sentido, o presente trabalho objetiva verificar a influência de surfactante não-iônico para o aumento da atividade enzimática de lignina-peroxidase (LiP) pela cepa amazônica de Pycnoporus sanguineus.  

METODOLOGIA:

Cepas de Pycnoporus sngunieus foram coletada na zona rural do município de Manaus. Pequenos fragmentos do carpóforo foram inoculados em meio extrato de malte para posterior obtenção da cultura pura utilizada para determinação enzimática. A atividade enzimática foi verificada no crescimento em meio líquido de extrato de malte, e testadas as seguintes concentrações de Tween-80: 0,5 %, 1,0% e 1,5%. A atividade de lignina-peroxidase (LiP) foi detectada segundo metodologia proposta por Tien & Kirk (1984) com leitura da absorbância em espectrofotometro a 460 nm (ε= 29.400 M-1. cm-1). Todo o teste foi feito em triplicatas.

 

RESULTADOS:

De modo geral, o surfactante Tween-80, constituído de ácidos graxos de polioxietileno, estimulou a secreção da lignina-peroxidase (LiP) contribuindo para uma atividade até 13 vezes maior em relação ao crescimento sem acréscimo desse surfactante. A maioria dos estudos sobre a influência desse surfactante refere-se a atividade de lacase onde se comprova um aumento na secreção desta enzima na concentração de 1,5% de Tween-80. No presente estudo, em todas as concentrações testadas ocorreu aumento da atividade de lignina-proxidase. O maior aumento ocorreu na concentração de 1% de Tween-80 (249,6 U.L-1) perfazendo um aumento 13 vezes maior em relação ao controle (18,20 U.L-1);. Na concentração de 0,5% e 1,5% o aumento foi 5,1 e 9,3 vezes maior respectivamente, em relação a atividade enzimática sem adição do surfactante.

CONCLUSÃO:

O surfactante Tween-80 contribui para o aumento em até 13 vezes na secreção de lignina-peroxidase (LiP) produzida pela cepa amazônica do fungo Pycnoporus sanguineus.

Instituição de Fomento: UEA, CAPES, FAPEAM
Palavras-chave: peroxidase, fungo amazônico, enzima oxidativa.