62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise de Controle de Medicamentos
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE PRODUTOS CONTENDO NIMODIPINO UTILIZADOS NO SUS/RN
Izabel Maria Tomaz 1
Denise Michelle Costa Barros 1
Thays Santos Oliveira 1
Ana Paula Barreto Gomes 1
Cícero Flávio Soares Aragão 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
INTRODUÇÃO:
Qualidade é definida como o grau de satisfação do cliente, ou seja, na área de medicamentos, qualidade significa satisfazer ao trinômio: paciente/produtor/legislação. O medicamento é caracterizado pela sua eficácia, segurança e qualidade devendo atingir todos os produtos farmacêuticos utilizados pela população, seja no setor privado quanto no público. Dentre os medicamentos utilizados no SUS, destacamos o nimodipino que é um agente terapêutico cerebral antagonista do cálcio. Está indicado no tratamento de alterações das funções cerebrais em idosos com sintomas graves de alterações de memória, de comportamento ou de concentração e de oscilações de humor, além disso, é utilizado no tratamento e profilaxia das deficiências neurológicas isquêmicas causadas por vasoespasmo cerebral subseqüente à hemorragia subaracnóidea causada por aneurisma. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo avaliar a qualidade de produtos contendo nimodipino disponibilizados pelo SUS/RN, a fim de contribuir para a promoção da qualidade dos medicamentos utilizados pela população.
METODOLOGIA:
As amostras analisadas foram fornecidas por unidades de saúde pertencentes ao SUS/RN. As dispersões de nimodipino estavam acondicionadas em frascos cor âmbar e pertenciam a lotes distintos. Dois diferentes lotes de produtos contendo nimodipino, lote A (3 meses após o vencimento) e B (7 meses após o vencimento), foram analisados através do estudo do índice de refração, valor de PH e viscosidade. O índice de refração das amostras foi determinado, com auxilio do refratômetro da marca Abbe, para as temperaturas de 25, 30, 35, 40, 45 e 50 ( 0,5) ºC, através do aquecimento e resfriamento. A analise da viscosidade foi feita em um viscosímetro de Brookfield com a utilização do spindle 1, com velocidade de 12, 30 e 60 rpm. E o pH e U foram determinados em um pH-metro da marca WTW, modelo pH 330i.
RESULTADOS:
Os dados obtidos para os índices de refrações em função da curva de temperatura demonstraram que o lote que teve seu prazo de validade recentemente expirado, lote A - 3 meses, não ocorreu alteração significativa. Em contra partida o lote B - 7 meses, demonstrou alteração em seus valores de alfa-D. Os dados obtidos mostraram que os produtos para infusão contendo nimodipino não alteraram o valor da viscosidade em função da velocidade de cisalhamento, porém, ocorreu uma variação da viscosidade na velocidade de 30 rpm entre os dois diferentes lotes. Os lotes A e B apresentaram os seguintes valores de pH (7,220 e 7,185) e U (-19,6 e -17,6 mV), respectivamente.
CONCLUSÃO:
Os dados obtidos através dos parâmetros avaliados (índice de refração, viscosidade e pH) demonstraram que existem diferenças entre os lotes, que podem ser utilizados para indicar sua qualidade e avaliar as condições de armazenamento e estocagem dos produtos contendo nimodipino.
Instituição de Fomento: FAPERN / PPSUS III-RN
Palavras-chave: PPSUS, controle de qualidade de medicamentos, nimodipino..