62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
O TRABALHO DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DO SAMU-MOSSORÓ/RN: SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS E DOS USUÁRIOS
Sthefane Danielle Félix Tavares 1
Fernanda Letícia da Costa Araújo 1
Isadora Lorenna Alves Nogueira 2
Vanessa Thaís de Medeiros Queiroz 2
Yole Matias Silveira de Assis 2
Wanderley Fernandes da Silva 1
1. Depto de Enfermagem, Fac. de Enfermagem/UERN
2. Fac. de Enfermagem-UFRN
INTRODUÇÃO:
O trabalho da equipe de enfermagem baseia-se em quatro modelos científicos: Religioso - possuía como objetivo trazer paz à alma do enfermo; Vocacionado - define a enfermagem como vocação, dom de Deus; Científico/Profissional - busca dá cientificidade a profissão através de sua aproximação com a medicina; Prática Social - o processo saúde/doença é compreendido pela transformação dos perfis epidemiológicos. Para executar a assistência de enfermagem desenvolveram-se estratégias de ação baseadas em quatro processos: pesquisar, gerenciar, assistir/intervir e ensinar/aprender; consistindo em etapas inter-relacionadas, as quais propõem investigar o processo saúde/doença a fim de elaborar um plano de cuidados visando à obtenção dos resultados desejados. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo compreender o trabalho da equipe de Enfermagem do SAMU/Mossoró-RN, bem como conhecer os modelos científicos que embasam a prática desse serviço. Essa pesquisa foi de fundamental importância para nossa formação, uma vez que impulsionou a ampliação dos nossos conhecimentos acerca do trabalho de enfermagem no âmbito do SAMU/Mossoró-RN. Além de proporcionar a desconstrução dos mitos que permeiam a nossa profissão.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com o intuito de verificar o processo de trabalho do enfermeiro, baseando-se no conteúdo referente aos processos de trabalho da enfermagem e os modelos que definem a execução da profissão, sendo este ministrado na disciplina A Universidade e a Produção da Força do Trabalho em Enfermagem. Para a realização do estudo foi necessária a participação de cinco acadêmicas de enfermagem, as quais entrevistaram cinco enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e cinco usuários. Como instrumento de coleta de informações, optou-se pela entrevista semi-estruturada, realizada através de um roteiro norteador composto de dez questões que englobavam aspectos como: indumentárias, função dos profissionais no setor visitado, relação de trabalho entre a equipe de enfermagem, como também entre a mesma e os usuários, além da concepção dos profissionais/usuários sobre o cuidado e a enfermagem. As entrevistas foram gravadas e posteriormente analisadas; a todos os entrevistados foi perguntado sobre sua disponibilidade e interesse em participar do estudo em foco.
RESULTADOS:
O SAMU de Mossoró possui três Unidades de Suporte Básico e uma de Suporte Avançado. O quadro profissional comporta 18 médicos, 7 enfermeiros, 17 técnicos de enfermagem, 2 auxiliares de enfermagem e 18 socorristas. O trabalho do enfermeiro difere do serviço hospitalar, por ser prestado em locais públicos. A vestimenta dos "samueiros" é composta por um macacão, com tarja refletiva e identificação da profissão. A teoria de embasamento para a prática são os quatro processos de trabalho de Enfermagem: investigação, planejamento, execução e avaliação. A relação profissionais/paciente se dá por um contato breve, de cerda de 15 minutos. A relação de trabalho existente entre enfermeiro e técnico/auxiliar é em equipe, por ser necessário a realização de um atendimento seqüenciado. As imagens que associaram ao trabalho de enfermagem foram: tristeza, herói, equipe, cuidador e trabalho O cuidado na ótica dos profissionais entrevistados consiste em: dedicação, doação e respeito ao paciente. No que se refere a concepção de usuários acerca do trabalho da enfermagem observou-se a presença do Modelo Vocacionado, uma vez a profissão foi caracterizada como uma vocação, dom de Deus, auxiliar do médico, e que ao lidar com saúde e doença deve apresentar-se com uma imagem caridosa, amorosa e heróica.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos nesse estudo são subsídios para a reflexão acerca do serviço prestado pelo SAMU/Mossoró-RN, como também das concepções dos profissionais que executam tal serviço e dos usuários que dele já necessitaram. O SAMU se caracteriza por prestar um serviço de urgência pré-hospitalar, o que contribui para a formação de uma visão ideológica, tanto por parte dos profissionais, quanto dos usuários, ao atribuírem ao enfermeiro à imagem de herói. No que concerne à concepção dos usuários acerca do trabalho de enfermagem realizado no SAMU percebeu-se a predominância do Modelo Vocacionado, sendo necessário a desconstrução de alguns paradigmas que permeiam a enfermagem, como a caracterização da profissão como um trabalho de auxílio ao médico. Nesse ínterim, verificou-se que a pesquisa foi de fundamental importância para nossa formação, por possibilitar a visualização da teoria na prática, e a necessidade de uma (re) construção da nossa identidade profissional. Assim, o desvelamento da realidade mediante o estudo da História da Enfermagem é libertador e permite um novo olhar sobre a profissão, possibilitando a ruptura dos modelos vigentes de visão ideológica da Enfermagem.
Palavras-chave: Enfermagem, SAMU/Mossoró-RN, Assistência de Enfermagem.