62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PIBID, ÁREA DE BIOLOGIA, PELOS ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO, EM BOA VISTA, RORAIMA
Paulo Diego Caetano Rodrigues 1
Eliane dos Santos Simas 1
Arlene Oliveira Souza 2
Silvana Túlio Fortes 3
1. Universidade Federal de Roraima-UFRR, bolsista PIBID
2. Professora da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, Supervisora PIBID
3. Professora Dra. do Centro de Estudos da Biodiversidade- UFRR, Coordenadora PIBID
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Roraima (PIBID/UFRR) tem como objetivo incentivar a formação de professores, especialmente para o ensino médio, buscando valorizar o magistério e promover a melhoria da qualidade da educação. Atualmente, em Boa Vista/RR, as atividades do programa ocorrem em três escolas da rede estadual de ensino nas áreas de Biologia, Química, Física, Matemática, Letras e História e oportuniza mudanças na formação dos futuros professores (graduandos de cursos de Licenciatura da UFRR), bem como daqueles que supervisionam suas atividades na escola, professores que atuam na rede estadual de ensino, os quais têm a chance de rever sua prática docente. A formação de professores deve estar voltada à superação das suas insuficiências, com ações que superem as dificuldades encontradas e neste sentido a eficácia das atividades dinâmicas é demonstrada através da satisfação na aprendizagem dos alunos, pois instiga a curiosidade sobre temas trabalhados e motiva buscar informações sobre o assunto. Com base em estudo anterior que apontou a falta de atividades práticas durante as aulas de Biologia do ensino médio buscou-se a introdução de práticas inovadoras nestas aulas na expectativa de despertar o interesse dos alunos, sendo então objetivo do presente trabalho avaliar a aceitação destas práticas pelos alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.
METODOLOGIA:
O presente estudo foi composto por um questionário semi-estruturado contendo oito perguntas, abertas e fechadas, para avaliar o nível de satisfação dos alunos com relação às novas metodologias aplicadas nas aulas de Biologia da Escola Estadual Tancredo Neves, pelo professor supervisor em conjunto com os alunos bolsistas do PIBID - Biologia no período de fevereiro de 2009 a março de 2010. O questionário permitiu ainda sugestões para melhorar o ensino de Biologia e dificuldades encontradas durante o desenvolvimento das atividades práticas. As metodologias inovadoras (atividades práticas) incluíram atividades de iniciação científica, experimentos em laboratório, excursões, pesquisa de opinião, utilização de jogos, desenvolvimento de maquetes, utilização de recursos áudio visuais, entre outras. Foram entrevistados 76 alunos concluintes do ensino médio que participaram das atividades realizadas. Os dados foram agrupados em planilha eletrônica, os resultados analisados e expressos em tabelas e gráficos.
RESULTADOS:
A análise dos resultados do presente trabalho indicou que do total de alunos entrevistados, a grande maioria (96%) afirmou que gosta da matéria de Biologia; resultado semelhante ao verificado na mesma escola no início do programa, em 2009. Quanto à satisfação dos alunos frente às atividades práticas, 79% dos entrevistados gostaram de todas as atividades desenvolvidas, contra 2,6% que não gostaram e 18,5% que se sentiram satisfeitos eventualmente. Do universo de alunos entrevistados, 73/76 ressaltou a relevância das atividades praticas realizada em sala de aula para a melhor absorção do conteúdo trabalhado, pois muitos citaram que esse tipo de atividade facilita a compreensão dos conteúdos, não deixa as aulas monótonas e tampouco estressantes. Com relação à participação dos bolsistas em sala de aula, 100% dos alunos informaram que faz diferença, destacando comentários que valorizam a atuação dos bolsistas e do professor durante o desenvolvimento das aulas; estes resultados apontam ainda que cerca de 94% classificou com boa ou ótima a interação entre aluno e professor (incluindo os bolsistas). Dentre as sugestões para melhorar o ensino de Biologia, a mais relevante foi no sentido de ampliar a aproximação dos bolsistas com os alunos e a falta de preparo para utilização dos softwares que a escola oferece foi apontada com a maior dificuldade encontrada.
CONCLUSÃO:
Foi possível observar um nível satisfatório dos alunos com relação as atividades práticas no ensino de Biologia realizadas na Escola Estadual Tancredo Neves, a grande maioria declarou a importância desse tipo de ação, os que não apóiam essa nova metodologia são os mesmos que não gostam da disciplina, dado muito parecido com a pesquisa realizada no ano de 2009. Foi extremamente satisfatório e muito estimulante observar o índice de satisfação dos alunos com relação ao desempenho dos bolsistas, mostrando que as atividades tem alcançado os objetivos propostos pelo programa PIBID, que é a formação de futuros professores que tenham um olhar crítico e progressista com relação à melhoria da qualidade de ensino e levando os professores que já atuam na rede pública a refletir sobre suas metodologias de ensino. A partir da análise dos problemas declarados pelos alunos no questionário, serão elaboradas novas propostas e metodologias para a melhoria do ensino de Biologia na escola Tancredo Neves tendo sempre em mente as necessidades de inovação na educação da rede publica de ensino.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Roraima - UFRR
Palavras-chave: Ensino de Biologia, Atividades práticas, Projeto PIBID.