62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
ACESSIBILIDADE EM NITEROI - ANALISE DA ACESSIBILIDADE EM CALÇADAS
Carolina Siggelkow Gonçalves 1
Protasio Ferreira e Castro 2
1. Mestranda Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense
2. Professor Doutor da Unigranrio
INTRODUÇÃO:

A preocupação com inclusão social cresceu significativamente nos últimos anos. O direito de ir e vir, embora citado em leis e normas, muitas vezes não é respeitado nas cidades. A percepção de que todos têm os mesmo direitos é um processo gradativo e incentivador para quem participa dele. Segundo a Associação de Normas Técnicas - ANBT, "Acessibilidade é a possibilidade de condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos".O objetivo desse trabalho é mostrar um procedimento de verificação das condições de acessibilidade em calçadas. O procedimento foi aplicado em parte do Caminho Niemeyer, no percurso que liga as Barcas ao MAC (Museu de Arte Contemporânea) na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. O procedimento avaliou se o percurso é acessível e segue os padrões estabelecidos por normas brasileiras para atender as necessidades da população. Para cumprir o conceito amplo de acessibilidade é necessário atender todos os segmentos da população, tais como: usuários de cadeiras de rodas, idosos, gestantes, mães com carrinhos de bebe, mulheres carregando sacolas, pessoas com mobilidade reduzida temporariamente.

METODOLOGIA:

Inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico sobre acessibilidade e leis e normas vigentes. Em seguida, foi realizado um procedimento de avaliação usando o levantamento de campo catalogando os dados como larguras das calçadas, espaçamentos entre mobiliário urbano e interrupção da calçada.

Após o levantamento dos dados, foi realizada uma analise visual para verificar a eficácia e identificar os maiores problemas a serem solucionados. Foi utilizado o método GUT (Gravidade, Urgência e Tendência), para analisar os trechos em questão. Ferramenta bastante conhecida na área de qualidade, controle e melhoria de processos. A partir dos resultados obtidos, foi possível montar um cenário onde o objetivo era estabelecer prioridades com o intuito de identificar quais seriam as melhores ações a serem tomadas para combater os problemas pontuados. Dessa maneira, foi possível gerenciar com maior facilidade os reparos e reposições de elementos arquitetônicos e mobiliário urbano. Para isso, foi criada uma tabela de avaliação em que o avaliador pontua cada item de acordo com seu grau de gravidade, urgência e tendência de cada problema a ser solucionado. Com esse tipo de avaliação, o gestor consegue perceber nesse caso, quais os trechos que precisam de interferência imediata.

RESULTADOS:

Foram analisados 6 trechos do caminho. Os resultados da avaliação mostraram que há trechos com graves problemas de circulação, onde há interrupção da própria calçada, raízes de arvores avançando a calçada, ponto de ônibus ocupando espaços maiores do que deveriam etc. Na tabela de avaliação, quanto maior for o valor do GUT, maior é o problema.

O trecho 6 obteve o maior valor 196 na tabela de avaliação GUT, o que significa que este é o trecho com maiores problemas de acessibilidade no caminho percorrido. Em seguida, o trecho 5 com 163 apresentou como problema principal a interrupção da calçada. Os trechos 3 e 4, apresentaram respectivamente valores 140 e 143, todavia o trecho 3 também teve como maior problema a interrupção da calçada e o trecho 4 mostrou seu maior problema nas raízes de arvores atrapalhando o acesso. Já os trechos 1 e 2 tiveram as menores notas, 79 e 52 , sendo no primeiro o maior problema o estado do piso e no segundo o alto desnível a ser vencido. Com os resultados obtidos com o método GUT,foi possível identificar os problemas mais graves em cada trecho do percurso, sendo possível avaliar onde será necessária uma interferência imediata.

 

CONCLUSÃO:

A NBR 9284 define calçada como equipamento urbano de utilização pública ou privada destinada a prestação de serviços necessários ao funcionamento da cidade e a NBR 9050 de 2004 classifica calçada como parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestre e,quando possível, à implantação de mobiliário, sinalização, vegetação e outros fins.

Segundo a NB1338 os passeios devem seguir as seguintes condições para utilização: ter dimensões mínimas, principalmente a largura mínima, para que todo e qualquer mobiliário ou vegetação urbana, instalado no passeio, não prejudique a locomoção e o lazer seguro das pessoas, assim como evitar a utilização danosa à circulação. Já que danos na circulação prejudicam a acessibilidade das pessoas na utilização plena da cidade.

Com os resultados obtidos, conclui-se que há dificuldades de acesso ao Caminho Niemeyer, uma das principais atrações turísticas de Niterói.

 

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)
Palavras-chave: acessibilidade, calçadas, inclusão.