62ª Reunião Anual da SBPC |
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil |
ACESSIBILIDADE EM NITEROI - ANALISE DA ACESSIBILIDADE EM CALÇADAS |
Carolina Siggelkow Gonçalves 1 Protasio Ferreira e Castro 2 |
1. Mestranda Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense 2. Professor Doutor da Unigranrio |
INTRODUÇÃO: |
A preocupação com inclusão social cresceu significativamente nos últimos anos. O direito de ir e vir, embora citado em leis e normas, muitas vezes não é respeitado nas cidades. A percepção de que todos têm os mesmo direitos é um processo gradativo e incentivador para quem participa dele. Segundo a Associação de Normas Técnicas - ANBT, "Acessibilidade é a possibilidade de condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos".O objetivo desse trabalho é mostrar um procedimento de verificação das condições de acessibilidade em calçadas. O procedimento foi aplicado em parte do Caminho Niemeyer, no percurso que liga as Barcas ao MAC (Museu de Arte Contemporânea) na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. O procedimento avaliou se o percurso é acessível e segue os padrões estabelecidos por normas brasileiras para atender as necessidades da população. Para cumprir o conceito amplo de acessibilidade é necessário atender todos os segmentos da população, tais como: usuários de cadeiras de rodas, idosos, gestantes, mães com carrinhos de bebe, mulheres carregando sacolas, pessoas com mobilidade reduzida temporariamente. |
METODOLOGIA: |
Inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico sobre acessibilidade e leis e normas vigentes. Em seguida, foi realizado um procedimento de avaliação usando o levantamento de campo catalogando os dados como larguras das calçadas, espaçamentos entre mobiliário urbano e interrupção da calçada. Após o levantamento dos dados, foi realizada uma analise visual para verificar a eficácia e identificar os maiores problemas a serem solucionados. Foi utilizado o método GUT (Gravidade, Urgência e Tendência), para analisar os trechos em questão. Ferramenta bastante conhecida na área de qualidade, controle e melhoria de processos. A partir dos resultados obtidos, foi possível montar um cenário onde o objetivo era estabelecer prioridades com o intuito de identificar quais seriam as melhores ações a serem tomadas para combater os problemas pontuados. Dessa maneira, foi possível gerenciar com maior facilidade os reparos e reposições de elementos arquitetônicos e mobiliário urbano. Para isso, foi criada uma tabela de avaliação em que o avaliador pontua cada item de acordo com seu grau de gravidade, urgência e tendência de cada problema a ser solucionado. Com esse tipo de avaliação, o gestor consegue perceber nesse caso, quais os trechos que precisam de interferência imediata. |
RESULTADOS: |
Foram analisados 6 trechos do caminho. Os resultados da avaliação mostraram que há trechos com graves problemas de circulação, onde há interrupção da própria calçada, raízes de arvores avançando a calçada, ponto de ônibus ocupando espaços maiores do que deveriam etc. Na tabela de avaliação, quanto maior for o valor do GUT, maior é o problema. |
CONCLUSÃO: |
A NBR 9284 define calçada como equipamento urbano de utilização pública ou privada destinada a prestação de serviços necessários ao funcionamento da cidade e a NBR 9050 de 2004 classifica calçada como parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestre e,quando possível, à implantação de mobiliário, sinalização, vegetação e outros fins. Segundo a NB1338 os passeios devem seguir as seguintes condições para utilização: ter dimensões mínimas, principalmente a largura mínima, para que todo e qualquer mobiliário ou vegetação urbana, instalado no passeio, não prejudique a locomoção e o lazer seguro das pessoas, assim como evitar a utilização danosa à circulação. Já que danos na circulação prejudicam a acessibilidade das pessoas na utilização plena da cidade. |
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) |
Palavras-chave: acessibilidade, calçadas, inclusão. |