62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
ANÁLISE CITOGENÉTICA DA ESPÉCIE Labidochromis caeruleus (CICHLIDAE: PSEUDOCRENILABRINAE) DO LAGO MALAWI - ÁFRICA.
Gideão Wagner Werneck Felix da Costa 1
Wagner Franco Molina 2
George Antunes Pacheco 1
1. Depto.de Genética e Biologia Celular - UFRN
2. Prof. Dr./Orientador - Depto.de Genética e Biologia Celular - UFRN
INTRODUÇÃO:
A família Cichlidae constitui um grupo reconhecidamente monofilético, com base em dados morfológicos e moleculares. Entre os Perciformes representa o grupo de peixes mais diverso e uma das mais especiosas famílias de vertebrados, com cerca de 3000 espécies descritas. Seus representantes se distribuem pela África, Ásia e América. Dentre estes continentes a África possui o maior número de espécies (acima de 1500) principalmente nos grandes lagos do Leste Africano (Vitória, Tanganika e Malawi). Tal diversificação é resultado de uma rápida radiação adaptativa, tornando-o esta família em um excelente modelo para estudos genéticos e evolutivos. Estudos genéticos ainda são necessários para compreender os rápidos eventos de especiação nos lagos africanos. Apesar do grande número de espécies são conhecidos os dados citogenéticos de apenas 135 espécies, dos quais a maior parte das informações disponíveis se limita a determinação do número cromossômico, conseqüentemente ainda persiste inúmeras questões carioevolutivas a serem resolvidas. Neste trabalho, apresentamos análises citogenéticas desenvolvidas na espécie Labidochromis caeruleus (Pseudocrenilabrinae), proveniente do Lago Malawi.
METODOLOGIA:
Foram analisados seis indivíduos, quatro machos e duas fêmeas, obtidos de comerciantes de peixes ornamentais. Os indivíduos foram submetidos à estimulação mitótica, in vivo, com aplicação intramuscular e peritoneal de Munolan® (complexo de antígenos bacterianos e fúngicos) (Molina, 2002) ou Aminovac® na razão de um comprimido diluído em 0,5 ml de água na proporção de 100g de peso do animal overnight (Molina et al., em preparação). Cromossomos mitóticos foram obtidos através do método de Gold et al. (1990). As preparações cromossômicas foram analisadas através da coloração convencional, os cístrons ribossomais ativos identificados a partir da impregnação por nitrato de prata (Howell & Black, 1980) e a heterocromatina constitutiva evidenciada pelo bandamento C (Sumner, 1972). A coloração através dos fluorocromos base-específicos Cromomicina A3 e DAPI para a identificação, respectivamente, de regiões ricas em guanina-citosina e adenina-timina, foram implementadas de acordo com Schmid (1980). Os cromossomos foram classificados quanto a posição do centrômero em metacêntricos (m), submetacêntricos (sm), subtelocêntricos (st) e acrocêntricos (a), seguindo a nomenclatura de Levan et al. (1964).
RESULTADOS:
Labidochromis caeruleus apresenta 2n=46 cromossomos (16m+2sm+28a; NF=64), com RONs simples localizadas na posição telomérica no 6º par metacêntrico. Segmentos heterocromáticos estão distribuídos nas regiões centroméricas na maioria dos cromossomos, como também associados às RONs. Apenas as regiões organizadoras de nucléolos nesta foram reativas aos fluorocromos empregados (Cromomicina A3/DAPI) indicando uma natureza rica em G-C e A-T negativa. O padrão cariotípico macroestrutural em L. caeruleus se encontra dentro dos valores diplóides encontrados para ciclídeos Africanos que variam entre 32 e 48 cromossomos, com valor modal de 2n=44 e NF dispersos entre 44 e 88. As RONs nesta espécie são simples, ricas em guanina-citosina e conservadas em relação ao padrão basal dos Perciformes, e revelam-se similares às observados em duas outras espécies da subfamília Pseudocrenilabrinae. Esta condição não é geral tendo em vista que outros ciclídeos Africanos apresentam sítios cístrons ribossomais múltiplos, derivados dos mecanismos envolvidos na sua evolução cariotípica. Os blocos heterocromáticos restritos as regiões centroméricas e com poucos cromossomos não apresentando segmentos heterocromáticos constituem uma condição presente na maioria dos cariótipos de Perciformes.
CONCLUSÃO:
O conjunto dos dados citogenéticos com respeito à família Cichlidae apóia uma evolução cromossômica diversificadora sobretudo derivada de mecanismos de inversões pericêntricas e redução numéricas ocasionadas por fusões Robertsonianas. No entanto, um maior número de análises torna-se necessário para verificar se a explosão radiativa nas espécies enxame, encontradas nos lagos africanos, promoveram modificações na macroestrutura cariotípica das espécies.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq e Pró-reitoria de Pesquisa da UFRN.
Palavras-chave: Cichlidae, Labidochromis caeruleus, Lago Malawi.