62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
POPULARIZAÇAO DA CIENCIA NOS ASSENTAMENTOS DO MST
Ilênia Evangelista Rodrigues 1
André Romão Terto 2
Carlos Wagner Costa Araújo 3
Marcos Antônio Pinto Ribeiro 4
José Roberto da Silva Filho 5
Sirley Sá de Carvalho 6
1. Colegiado de Eng. de Produção, Universidade Federal do Vale do São Francisco
2. Departamento de Física, IF - Sertão.
3. Prof./Orientador - Espaço Ciência e Cultura da UNIVASF
4. Prof./Co-orientador - Assessoria Científica do Espaço Ciência e Cultura UNIVASF
5. Voluntário do Espaço Ciência e Cultura da UNIVASF
6. Colegiado de Administração UNIVASF
INTRODUÇÃO:
A educação é um elemento importante que precisa ser aperfeiçoado para garantir o progresso social e econômico do Brasil. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) é um movimento de luta social e organização política dos trabalhadores do campo, cujo eixo central de atuação é a luta pela terra, visando a Reforma Agrária. Uma das lutas deste Movimento é a educação nos assentamentos, visto que estes precisam de uma educação contextualizada com a realidade. O projeto teve como foco à popularização da ciência através da investigação, fomentada numa metodologia mais autônoma no ensino de ciências, que não dita receitas prontas e acabadas. Durante a implementação não foram utilizados equipamentos sofisticados, ao contrário, através da simplicidade da investigação foi possível não somente despertar a curiosidade, mas também provocar momentos de reflexão, em que a comunidade problematizasse fenômenos da natureza. O projeto foi desenvolvido nos seguintes assentamentos: "Vitória" que fica localizado no município de Santa Maria da Boa Vista-PE e no "São Francisco", em Sobradinho-BA, na região do submédio do Vale do São Francisco.
METODOLOGIA:
Nas ações foram desenvolvidas as seguintes atividades: 08 oficinas temáticas: O Corpo Humano Como Nunca Foi Visto, ABC do ABO, Ciência e Cordel, Dúvidas e Sexualidade, Da Bússola ao GPS, Metabolismo das Plantas, Composição do Solo e Doenças do Brasil, além das exposições de experimentos do Espaço Ciência e Cultura que é um Centro de Ciência -ECC UNIVASF. O projeto teve duração de seis horas, sendo três horas reservadas para oficinas e as demais horas foram utilizadas para interação com a exposição itinerante. As atividades foram desenvolvidas pelos bolsistas do ECC, que eram mediadores entre o público e os equipamentos. No inicio das atividades o dialogo direcionava para concepções prévias com perguntas. A metodologia procurava instigar e favorecer a observação, a investigação, a argumentação e o trabalho coletivo e em grupo.
RESULTADOS:
O projeto atingiu aproximadamente cento e vinte crianças e jovens, moradores principalmente dos assentamentos. A proposta teve como objetivo despertar nos participantes a curiosidade natural sobre o cotidiano o que ocorre no cotidiano, levando-o a novos questionamentos sobre fatos do dia-a-dia. Ao final das apresentações os participantes faziam analogias sobre o cotidiano e os assuntos abordados. As apresentações das atividades nos assentamentos proporcionaram uma ampliação do conhecimento de ciência e um estímulo maior para a investigação. Percebe-se uma valorização dos temas a serem estudados e uma motivação, por parte dos participantes das oficinas.
CONCLUSÃO:
A ida da equipe do ECC aos assentamentos pode motivar e provocar uma melhor contextualização educacional, visto que o conhecimento cientifico é um dos elementos para a cidadania. A popularização da ciência pode ser uma forma de alcançar estes resultados. A divulgação científica é um dos recurso para levar a produção acadêmica para o público leigo. A sociedade pode aproveitar espaços da educação não formal para ser um canal de comunicação como e formação em várias áreas do conhecimento. A população enxerga no Espaço Ciência e Cultura um ambiente que promove a educação científica de forma acessível, prática e simples.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: conhecimento científico, ensino de ciências, popularização da ciência .