62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
PERFIL DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS NA MODALIDADE À DISTÂNCIA
Fernanda Cruvinel Pimentel 1
Ari Lazzarotti Filho 1, 2
Ana Márcia Silva 1, 3
1. Faculdade de Educação Física FEF/UFG
2. Prof.Ms.
3. Profa. Dra.
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho consiste em investigar o perfil socioeconômico, as experiências com as tecnologias de comunicação e informação (TICs), as experiências com as práticas corporais e as expectativas profissionais dos estudantes nos nove pólos do curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade a distância da Universidade Federal de Goiás (UFG). A compreensão do perfil do estudante que está ingressando nesse curso se faz necessária haja vista a especificidade e complexidade do campo da Educação Física, principalmente, no que tange aos elementos teórico-metodológicos do processo de formação de professores desta especialidade, os quais, na modalidade à distância mediada pelas TICs, constroem contornos diferenciados daquilo que tradicionalmente vem sendo desenvolvido nos cursos presenciais.
METODOLOGIA:

A investigação em questão caracteriza-se como um estudo descritivo-exploratório que busca identificar elementos característicos do perfil dos estudantes do curso acima identificado. O procedimento que utilizamos para delinear o estudo consistiu na aplicação presencial de um questionário misto, organizado em três blocos, a saber: aspectos gerais do perfil socioeconômico, experiências com as TICs e experiências com as práticas corporais. O questionário foi entregue a cada estudante matriculado nos nove pólos: São Simão, Cidade de Goiás, Formosa, Alexânia, Mineiros, Goianésia, Uruana, Itaberaí e Iporá. Foram aplicados 315 questionários e destes 268 foram respondidos, correspondendo a 85% do total de estudantes matriculados. Os questionários foram aplicados no primeiro encontro presencial do curso em seus respectivos pólos. A tabulação e análise dos questionários foram realizadas com o auxílio da ferramenta virtual "google docs", a qual nos auxiliou também com o gerenciamento dos gráficos da pesquisa.

RESULTADOS:

Os estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFG na modalidade a distancia é composto de 53,3% do sexo masculino, 47,3% casados e 45,5% há mais de 4 anos sem estudar. Identificamos que 78,7% de estudantes são empregados e destes 35,8% recebem um salário superior a mil reais. Observa-se, também, que 86,9% dos estudantes cursaram o ensino médio integralmente ou na maior parte dos anos de estudos em escola pública e apenas 11,9% em particular. No que se refere às experiências com as tecnologias, 51,4% e 48,8% dos estudantes consideram básico o seu nível de conhecimentos sobre Internet e processamento de dados, respectivamente, enquanto que em relação ao uso software de edição apresenta-se 40,6% como insatisfatório e 38,4% como básico, sendo que 79,1% possui computador em casa com acesso a internet. Quanto às práticas corporais, 85,4% tiveram a disciplina de Educação Física na educação básica e 69,4% realizam atualmente alguma prática corporal regular. Também identificamos que 89,5% considera importante ter aulas práticas durante o curso de Licenciatura. Um dado que nos chama atenção é que apenas 36,5% pretende atuar na escola quando formado, o que parece se caracterizar como uma contradição em relação ao propósito curricular de um curso de licenciatura.

CONCLUSÃO:

No perfil identificado mediante a análise dos questionários, constatou-se que, a maioria é constituída de: casados, do sexo masculino, com filhos, casa própria, que trabalham mais de 30 horas semanais, não dispondo de tempo disponível e nem tiveram oportunidade de estudar presencialmente. Estes cursaram ensino médio integralmente ou a maior parte em escolas públicas e boa parte estava há mais de 4 anos sem estudar. Apesar disso, registram-se os fatos de que 27,2% já possuem um curso superior e de que alguns destes estudantes indicam já possuir experiência anterior com EAD. Estes estudantes possuem experiências classificadas entre básica e insatisfatória com relação às tecnologias de informação e comunicação e em relação às práticas corporais, a maioria apresenta experiência com o esporte, o que parece ser um dos motivadores na escolha do curso. A maior parte destes estudantes mantém no seu cotidiano alguma prática corporal em mais de 2 vezes por semana e concordaram em quase unanimidade que deveria haver aulas práticas durante o curso. Temos ainda uma expectativa de uma pequena parcela que pretende atuar no ambiente escolar; vale destacar, porém, que 61,1% pretende dar continuidade aos estudos em cursos de pós-graduação, apontando uma preocupação com a formação continuada.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Programa das Licenciaturas (PROLICEN) - UFG
Palavras-chave: Educação à distância, Formação de professores de educação físi, Perfil dos estudantes.