62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
A PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS DOCENTES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA E PRIVADA EM NATAL/RN  
Andrea Kaliany da Costa Lima 1
Ionara Cortez Bezerra 1
Fabio Romano Freire 1
Aniuska Paiva Cavalcanti Melo de Araújo 1
Clovis José Fernandes 2
Maria da Apresentação Barreto 3
1. Universidade Potiguar - UnP
2. Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte - FATERN
3. Universidade Federal da Paraíba - UFPB
INTRODUÇÃO:

O homem é um ser multidimensional e tem como característica marcante a racionalidade. Tal dimensão é desenvolvida e continuada de geração para geração pelo processo que costumamos denominar de ensino-aprendizagem. Hoje, a velocidade proporcionada pela quebra de fronteiras em relação à comunicação aponta para o que se denomina de "era da informação". Entretanto, o avanço e as mudanças decorrentes remetem a uma diversidade de reflexões referentes à repercussão que essas mudanças provocam na vida das pessoas. Este trabalho se propõe a identificar a satisfação de um grupo de professores em relação aos indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho - QVT. Este grupo exerce a docência em duas Instituições de Ensino Superior, sendo uma pública e outra privada, ambas localizadas na cidade de Natal/RN.

METODOLOGIA:

Trata-se de um estudo exploratório, que propôs aprofundar a realidade de um grupo de professores que atuam em Instituições de Ensino Superior e ministram disciplinas nos Cursos Superiores de Tecnologia - CST's. Os participantes escolhidos foram 46 professores, sendo que 24 lecionam na Instituição privada e 22 na pública. Classifica-se este processo de amostragem como não-probabilístico e de conveniência, uma vez que a seleção dos sujeitos da amostra se deu com membros da população mais acessíveis. Fez-se opção por utilizar o modelo proposto por Walton para fornecer os indicadores de QVT. A escolha se explica pela abrangência de suas dimensões que avalia aos seguintes aspectos: compensação justa e adequada, condições de trabalho, uso e desenvolvimento de capacidades, oportunidade de crescimento e segurança, integração social na organização, trabalho e espaço total de vida, cidadania e relevância social do trabalho.

RESULTADOS:

Os dados revelaram a satisfação dos professores tanto da IES pública quanto da privada. Em relação à IES pública, apenas as dimensões compensação justa e adequada (6,7 nas IES pública) e integração social no trabalho (6,9 na IES pública) apresentaram resultados abaixo da média total, com resultado na escala Moderadamente satisfeito. Destaque para a dimensão condição de trabalho (8,1). A IES privada apresentou todas as dimensões na escala de satisfeito. Entretanto, ao avaliar os fatores constituintes de cada dimensão, observou-se elementos geradores de insatisfação. As IES pesquisadas apresentam professores, dentro de uma média geral, satisfeitos com a sua Qualidade de Vida no Trabalho. Observando separadamente a IES pública e a privada constata-se que os aspectos referentes a salário, salubridade e valores comunitários estão com resultados abaixo da média na IES pública. Esses três elementos requerem atenção, uma vez que a profissão docente vem sendo considerada, desde a década de oitenta, como uma profissão de risco. Os dados referentes à IES privada assinalam apenas um indicador que merece atenção: instabilidade no emprego. Embora seja apenas um, a importância desse item é bastante significativa, pois diz respeito à possibilidade de permanecer ou ser demitido da IES.

CONCLUSÃO:

Compreender a dinâmica: homem x trabalho x QVT é um desafio que encanta várias ciências. Verifica-se, portanto, a importância desta pesquisa principalmente por se tratar de um setor (educação tecnológica) que se encontra em crescente expansão, além de ser vista pelo atual governo como prioridade. Entende-se que há a necessidade de uma pesquisa mais ampla que permita verificar mais profundamente os impactos da Qualidade de Vida no Trabalho docente. Esta pesquisa poderá servir de suporte para as IES no planejamento de ações que visem melhorar os índices que não contemplaram uma satisfação adequada. Ao constatar que existe um grau de satisfação considerável entre os docentes, tanto da IES pública quanto da privada, estas não correspondem com discursos emitidos no cotidiano quando do fervor do desenvolvimento das atividades funcionais. Sugere a formação de uma equipe que lidere um processo de conscientização sobre a importância de se ter QVT. Observando sempre, que cada experiência de implantação de projetos é única e que é possível estabelecer fases independentes das características particulares que podem ser aplicadas em qualquer empresa.

Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho, Docência, Satisfação.