62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 6. Sociologia Urbana
PERFIS DA VITIMIZAÇÃO POR MORTE VIOLENTA NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL - 1999 E 2003.
Rafael Barros de Alencar 1
Tiago Souto Bezerra 1
José Duarte Barbosa Júnior 1
1. Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
As mortes por causas externas são representativas como indicador para as dinâmicas sociais no Brasil. Os números relativos a óbitos têm sofrido modificações relevantes nos últimos dez anos. Diante dessa realidade o objetivo do estudo foi elaborar os perfis das vítimas de homicídio na Região Metropolitana de Natal, 1999 e 2003, com base nas categorias do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, e analisar esses perfis à luz de bibliografia especializada focalizando sua distribuição territorial.
METODOLOGIA:
Estudo descritivo de dados acerca da RMNatal com registros de óbitos por causas externas, homicídios, comparando os anos de  1999 e 2003, bem como estudo descritivo dos indicadores espaciais da RMNatal. Os dados obtidos SIM são: raça/cor, idade, escolaridade, sexo, estado civil, ocupação e o bairro de residência da vítima, e os indicadores espaciais foram retirados Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB)/Prefeitura Municipal do Natal.
RESULTADOS:
Os resultados mostram uma evolução na mortalidade por causas externas, homicídios, segundo alguns indicadores no período e na região analisada. As vítimas do sexo masculino, particularmente jovens, solteiros, não-brancos, com baixa escolaridade, e residentes em localidades periféricas, apresentaram uma freqüência majoritária nos registros de óbitos por homicídio, além da causa da morte por arma de fogo também apresentar uma incidência majoritária em relação a outras causas.
CONCLUSÃO:
As mortes por causas externas na RMNatal evidenciam a complexidade do problema da segurança pública nas regiões metropolitanas do Brasil. Neste estudo específico elencamos alguns indicadores demonstrativos de uma progressão nacional da criminalidade violenta, localizada também na RMNatal, onde apenas setores específicos da população são acometidos de homicídio. De fato, a análise dos dados sobre as vítimas, bem como a interseção destes dados com informações espaciais apontam para uma segmentação sócio-espacial das vitimas da criminalidade violenta, onde a partir da sistematização dos dados verificamos a parcela da população vítima de homicídio.
Palavras-chave: homicídio, criminalidade violenta, estatísticas criminais .