62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E OS GÊNEROS TEXTUAIS: UM PROJETO DE INTERDISCIPLINARIDADE DESENVOLVIDO NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA) DE AÇAILÂNDIA
Tatiana Oliveira dos Santos 1
Maria Isabel Soares Oliveira 1
Mariceia Ribeiro Lima Rodrigues 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
INTRODUÇÃO:

O conhecimento, as atitudes, os comportamentos e as habilidades desenvolvidas por meio de efetivos programas de saúde em escolas, voltados para a conscientização de que a adoção de hábitos saudáveis trará melhor qualidade de vida, capacitam crianças e jovens nas escolhas corretas que promovam a própria saúde, da família e da comunidade. OLIVEIRA E THÉBAUDE - MONY assinalam que a escola é um ambiente propício para a aplicação de programas de educação em saúde, pois a mesma está inserida em todas as dimensões do aprendizado: ensino, relações lar-escola-comunidade e ambiente físico e emocional. Com o objetivo de melhorar os hábitos alimentares dos alunos do IFMA/Açailãndia é que foi desenvolvido um projeto interdisciplinar através de informações que aumentassem o interesse dos discentes pela Nutrição e melhorassem a compreensão linguistica sobre os textos informativos, as receitas e os rótulos. A temática teve relevância, pois além de ser desenvolvida junto à comunidade escolar estimulou os alunos e seus familiares a refletirem sobre suas próprias atitudes e escolhas diante dos alimentos.

METODOLOGIA:

O projeto foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão(IFMA) / Campus Açailândia e envolveu alunos, dos cursos Técnicos Integrado de Automação Industrial, Eletromecânica, Florestas e Alimentos do V módulo da Educação Básica com aproximadamente 40 alunos, regularmente matriculados em cada curso. Com encontros semanais e relacionando-os as temáticas específicas da área nutricional, utilizando estratégias de leituras diferenciadas para os textos informativos, verificando a função dos textos instrucionais (receitas de reaproveitamento de alimentos) através da confecção de pratos criados pelos alunos, a partir dos ingredientes previamente selecionados, e buscando informações através de tabelas nutricionais. O trabalho foi documentado em áudio e vídeo, analisado posteriormente e socializado no ambiente escolar.

RESULTADOS:

Constatou-se que os hábitos alimentares da população escolar estão determinados por uma série de fatores históricos, sociais, religiosos, econômicos e geográficos inerentes à comunidade. A escola foi o ambiente propício também para esse processo da educação alimentar. O professor por está envolvido nessa realidade sócio-cultural que o aluno se encontrava, pode analisar conceitos nutricionais base para o experimento desse aprendizado, proporcionado pelo trabalho interdisciplinar de uma nutricionista e de uma professora de língua portuguesa. Os resultados foram positivos quanto: a exposição oral dos conteúdos apreendidos com linguagem específica da Nutrição, mudança de hábitos alimentares e forneceu subsídio para a elaboração de relatórios técnicos a partir das aulas teórico-práticas.

CONCLUSÃO:
Tornou-se evidente a eficácia do projeto educativo em Nutrição que envolveu a utilização de diferentes gêneros textuais da Língua Portuguesa, voltados para a mobilização dos alunos acerca de uma alimentação saudável e melhoria de hábitos alimentares em ambiente escolar, mas apesar de bem estabelecidas as vantagens da educação nutricional para a promoção da saúde individual e coletiva, promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis na escola representou um grande desafio para os profissionais envolvidos uma vez que os aspectos da alimentação e da nutrição são difíceis de serem mudados, por requerer mudanças de artigos padrões, considerados como componentes da história individual, da família ou do grupo social. Intervir o quanto mais cedo neste processo de formação, por meio de ações educativas, influencia positivamente na construção dos hábitos alimentares, contribuindo para o estabelecimento de um comportamento alimentar saudável.
Palavras-chave: Educação Nutricional, Hábito Alimentar Saudável, Gêneros Textuais.