62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
UM DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA, AMBIENTAL E EDUCACIONAL DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO NO RIO GRANDE DO NORTE 
Aline de Pinho Dias 1
Evelyn Santos de Sousa 1
Jeremias Alves de Araújo e Silva 1
Josemi Medeiros da Cunha 1
Julie Idália Araújo Macêdo 1
Melquisedeque de Oliveira Fernandes 1
1. Depto. de Educação, GEPEM, UFRN 
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa, desenvolvida nos Projetos de Assentamentos do INCRA/RN no Estado do Rio Grande do Norte, tem o objetivo de realizar o diagnóstico preliminar das condições sócio-econômicas, ambientais e educacionais dos referidos assentamentos, e descobrir pré-noções no que se refere a essas três dimensões da vida nos assentamentos. Esta investigação contribuirá na obtenção de subsídios para elaboração de futura propostas de pesquisa e intervenção, que considere os princípios da educação do campo, proporcionando maior valor econômico e ambiental às áreas em questão.  
METODOLOGIA:
O estudo realizado é  do tipo descritivo e inferencial, com a finalidade de adequar conceitos e idéias gerais da educação do campo. Para tanto, procedeu-se à aplicação de questionários, com questões fechadas e abertas, e realização de entrevistas pessoais, in loco, semi-estruturadas, em 33 Projetos de Assentamento no Estado do Rio Grande do Norte. O processo de coleta de dados foi efetivado junto ao beneficiário de cada família assentada. Os dados coletados povoam um banco de dados base para o estudo estatístico. Estão sendo aplicadas técnicas univariadas, bivariadas e multivariadas, na análise dos dados.   
RESULTADOS:
No que se refere à economia e às formas de sobrevivência das famílias assentadas, verificamos que as modalidades de trabalho apresentam-se cada vez menos através do trabalho agrícola exclusivo. Há uma tendência de combinação entre o trabalho feito nos lotes, especialmente a agricultura de subsistência (obrigatória), com modalidades de trabalho não-agrícola caracterizando o que se chama de pluriatividade.  Em relação a categoria "família", extensamente utilizada pelo discurso oficial, para designar a unidade básica de vida e trabalho no projeto, verificou-se que esta se apresenta na forma de um padrão de relações sociais que se estende para além dos laços consangüíneos. Seu tamanho pode se desdobrar em mais de uma família elementar (pai, mãe e filhos) com a inclusão de uma família de segunda ordem para abrigar os filhos casados que não tem acesso a terra.  Em relação à dimensão educacional constatou-se que o índice da população na faixa etária de 06 a 14 anos que freqüenta a escola está equiparado com os padrões urbanos de acesso ao ensino escolar, aproximando-se de 100%. A maior parte delas estuda na cidade tem acesso a transporte escolar regular. 
CONCLUSÃO:
A partir dos resultados preliminares obtidos pela pesquisa, apontamos para a necessidade de repensar as fronteiras das relações de trabalho e familiares em assentamentos rurais, bem como os desafios de uma educação no campo que atinja, com a mesma abrangência, faixas etárias superiores.  Os dados coletados nos mostram os assentamentos rurais enquanto espaços dinâmicos, com o desdobramento de novas relações econômicas e sociais, nos quais noções que se supõem  relativamente estáveis, se apresentam um significativo processo de transformação.
Instituição de Fomento: capes
Palavras-chave: Assentamentos Rurais, Diagnóstico, educação no campo .