62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
ANÁLISE DO PROJETO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO IVO CAVALCANTI
Maria Romênia da Silva 1
Rodrygo Magayver Santana de Moura 1
Manoel Leonel de Oliveira Neto 1
Paulo Cavalcante da Silva Filho 1
Jarbas Brito de Araújo 2
Calistrato Soares da Câmara Neto 1
1. Diretoria de Educação e Ciências, Campus Natal Central - IFRN
2. Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas na área de Física pelo Projeto Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) durante o seu primeiro ano de implantação na Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti (FIC). Esse projeto faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e tem como objetivo fomentar a iniciação à docência de estudantes das instituições federais de educação superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública.
METODOLOGIA:
O trabalho foi construído a partir das atividades de Ensino de Física desenvolvidas, no ano de 2009, na Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti, que contaram com a participação de licenciandos bolsistas do Projeto PIBID, do professor supervisor da área de Física dessa escola e dos alunos de Educação Básica. As principais atividades desenvolvidas foram às seguintes: aulas de reforço escolar, uma oficina de Física e uma pequena Mostra de Física Experimental intitulada "Experimente e FIC na Física". Para avaliação dessas ações, foi aplicado um questionário junto ao corpo discente dessa escola. Esse questionário constituiu-se tanto de questões de análise do trabalho desenvolvido como também de um espaço para que estudantes pudessem fazer sugestões.
RESULTADOS:
Inicialmente o Projeto PIBID apresentou algumas dificuldades com relação a sua aceitação, pois ainda existia uma grande rejeição dos alunos pela disciplina Física, provocando um desinteresse inicial por parte do corpo discente a algumas atividades desenvolvidas pelo Projeto. Essa resistência foi diminuída significativamente através da realização de atividades com enfoque na natureza experimental da Física enquanto ciência. Ao final do primeiro ano de Execução do Projeto PIBID na Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti, constatou-se um aumento do interesse do corpo discente dessa escola por essa área da ciência e uma melhoria na aprendizagem da mesma.
CONCLUSÃO:
Os resultados do trabalho desenvolvido mostram que as atividades desenvolvidas pelo Projeto PIBID do IFRN na Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti contribuíram significativamente para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física junto ao corpo discente dessa escola. Além disso, esse projeto também exerceu um papel importante tanto na formação continuada do professor supervisor da Escola quanto na formação inicial dos licenciados em Física que participam dele.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: PIBID, Dificuldades, Avaliação.