62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOQUÍMICA
Roberta Silva Campos 1
Isac de Lima Fernandes 1
Luciana Duarte Martins da Matta 1
Suely Ferreira Chavante 1
Edda Lisboa Leite 1
Luciana Guimarães Alves Filgueira 1
1. Departamento de Bioquímica - UFRN
INTRODUÇÃO:

O Projeto Político Pedagógico dos cursos da área biomédica mostra a bioquímica como uma das disciplinas que se inter-relaciona com várias outras das áreas médica e biológica, atuando como complementação ou até mesmo como base para os conteúdos de outros componentes curriculares. A tentativa de melhorar o processo de ensino-aprendizagem e derrubar o mito da disciplina difícil e reprovadora tem crescido ao longo dos anos. Diversos trabalhos de pesquisa têm sido feitos, principalmente por docentes, elaborando ferramentas que auxiliem no aprendizado e que aproxime a disciplina do cotidiano do estudante e da sua futura profissão. É relevante então um projeto de monitoria onde os três atores: docente, discente e discente-monitor possam agir de forma integrada na construção de um processo pedagógico realmente articulado entre a teoria/prática e a significação da aprendizagem. Sendo assim, temos como objetivo: integrar o discente-monitor de forma significativa na disciplina, iniciando o processo de docência, na elaboração e aplicação de novas ferramentas pedagógicas (entende-se como ferramenta pedagógica qualquer recurso didático-pedagógico que vise promover o ensino-aprendizagem ou a avaliação do processo) que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem em bioquímica.

METODOLOGIA:

A metodologia consiste na elaboração e aplicação de ferramentas pedagógicas pelos discentes monitores. Desta forma, a metodologia foi aplicada em três fases. A primeira foi a elaboração das ferramentas pedagógicas pelos monitores através de pesquisas bibliográficas seguido da seleção dos temas a serem abordados. Neste momento os monitores delinearam um projeto de ação que continham os requisitos básicos de um projeto, tais como: introdução, objetivos, metodologia e referências. A segunda fase consistiu na aplicação da ferramenta pedagógica na turma pelos monitores, estando estes no comando das ações, mas obrigatoriamente supervisionados e orientados pelo docente responsável. A terceira e última fase consistiu na avaliação da metodologia aplicada pelos monitores feita pelos alunos da disciplina (avaliação foi feita através de questionário com perguntas fechadas e abertas).

RESULTADOS:

A ferramenta pedagógica teve como tema: "Química de macromoléculas: pensando e interagindo". Os alunos do curso de farmácia, em grupos, tiveram a oportunidade de construir, com colagem, a estrutura das macromoléculas, a partir dos seus átomos constituintes, relacionando com a função de cada uma nos seres vivos. A aceitação da ferramenta pelos alunos foi de 100%. O grau de dificuldade para a execução foi considerado médio por 82% dos alunos. Quase 90% consideraram a ferramenta aplicada como altamente relacionada com as aulas teóricas e 82% consideraram esta forma de aprendizagem como mais significativa do que as exposições dialógicas. A atuação dos monitores foi considerada ótima por 80% dos alunos. A preparação profissional no Ensino Superior tem requerido do sujeito que por aí passa muito mais do que acúmulo de informações, dada a realidade repleta de problemas e incertezas com que se defronta na sociedade atual. De forma similar aos outros graus de ensino, o superior utiliza conceitos a partir de provas escritas, não permitindo a reorganização da aprendizagem dos conteúdos e o modo de ensinar continua focado no modelo tradicional. A atuação diferenciada dos monitores na disciplina tenta uma forma diferenciada de ensino, focada no aluno e na sua aprendizagem.

CONCLUSÃO:

A elaboração e execução da ferramenta pedagógica nos projetos de monitoria (iniciação à docência) mostraram-se válidas e contribuíram de forma significativa para a evolução do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de bioquímica, mesmo tendo sido aplicada só uma das quatro previstas para o semestre letivo. Os alunos se mostraram mais motivados, o que refletiu na ótima avaliação do trabalho. Nosso projeto de monitoria mostrou que tanto o domínio do conteúdo científico quanto o processo pedagógico envolvido no ensinar e no aprender são importantes. Daí a necessidade de centrar esforços no ensino-aprendizagem, refletindo e agindo sobre ele.

Instituição de Fomento: PROPESQ - UFRN
Palavras-chave: Ferramentas pedagógicas, Ensino-aprendizagem, Iniciação à docência.