62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
ANÁLISE DOS HIPERTENSOS CADASTRADOS NO HIPERDIA EM JOÃO PESSOA - PB, 2003-2008.
Renata Leite Tavares 1
Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna 1
1. Departamento de Nutrição - CCS - Universidade Federal da Paraíba
INTRODUÇÃO:
A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença crônica não transmissível, caracterizada pela elevação da pressão arterial. Esta patologia acomete grande parcela da população mundial de todas as idades. No Brasil é alta a prevalência de Hipertensão Arterial, tornando um problema de saúde pública. É uma doença de origem multifatorial, possuindo riscos constitucionais e ambientais determinantes ao seu aparecimento. É importante a prevenção e controle desta doença evitando os danos mais graves, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. A Estratégia Saúde da Família atua de forma eficiente na prevenção e tratamento da Hipertensão. Em associação com Estados, Municípios e órgãos relacionados à cardiologia, hipertensão e nefrologia, o Ministério da Saúde desenvolveu um sistema de alistamento e acompanhamento dos indivíduos portadores de Hipertensão e/ou Diabetes que se encontram cadastrados no SUS, chamado de HIPERDIA. A análise e interpretação dos dados existentes neste sistema é de fundamental importância para a elaboração de políticas públicas, bem como de monitoramento e avaliação das ações de saúde em andamento. O objetivo deste trabalho é descrever os indivíduos cadastrados no Hiperdia do município de João Pessoa e relacionando os fatores de risco deste grupo.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado com dados secundários do HIPERDIA-JP, com todos os individuos cadastrados entre os anos 2003 a 2008, maiores de 18 anos, correspondendo a 43.038 casos com Hipertensão Arterial. Foram feitas análises descritivas desta população, onde se observou a frequência da idade, sexo, raça, situação conjugal, grau de escolaridade, IMC, antecedentes familiares, Diabetes tipo 1 e/ou 2, fumo, infarto agudo do miocárdio, doenças coronarianas, acidente vascular cerebral, doenças renais e uso de medicamentos. As análises foram feitas utilizando o programa SPSS versão 8.0.
RESULTADOS:
Do total de cadastrados no período, 68,4% eram do sexo feminino, fato que pode ser explicado pela maior procura das mulheres pelos serviços de saúde. Com o aumento da idade, tambem aumenta a frequencia de hipertensos, sendo a faixa etária de 55 a 59 anos aquela com maior porcentagem de casos (14%). Em relação à raça, a que apresentou maior número de indivíduos hipertensos no município de João Pessoa foi a parda, com 43,2% dos casos. Sobre a escolaridade, o grupo com maior número de portadores de HAS foi o que possui ensino fundamental incompleto, chegando a quase 28% do total dos casos. A grande maioria dos hipertensos vive com companheiro e filhos, o que corresponde a 36,8%. Sobre as características de saúde, observou-se que a maior freqüência de hipertensos estava no grupo dos indivíduos com sobrepeso (aproximadamente 40%). Mais de 50% dos casos declararam antecedentes familiares portadores de hipertensão, mais de 25% dos hipertensos apresentaram concomitantemente diabetes tipo 2. Já relataram ter sofrido infarto 7% dos casos, 8,5% referiram presença de doença coronariana, 9,5% disseram ter lidado com o AVC e 4,7% referiram sofrer de doença renal. Praticamente todos os hipertensos cadastrados faziam tratamento medicamentoso (99,4%) e ainda 18,3% declararam ser fumantes.
CONCLUSÃO:
Os resultados demonstram a maior atenção à saúde realizada por indivíduos do sexo feminino. Também que as ações de prevenção e controle da hipertensão devem ser intensificadas para grupos mais velhos. A baixa escolaridade da população cadastrada se apresenta como um impecílio para o sucesso das campanhas educativas, porém pode-se considerar o apoio da rede social e dos companheiros dos hipertensos para melhor adesão e acompanhamento das intervenções em saúde. Ter antecedentes familiares com hipertensão é um bom preditor da doença e os resultados mostraram que junto com a hipertensão outros problemas de saúde acometem este grupo, como é o caso da Diabetes, tornando o problema mais complexo. Campanhas para a diminuição do tabagismo devem ser encorajadas. Como foi mostrado nos resultados deste trabalho, o HIPERDIA é uma importante fonte de informação em saúde e deve ser utilizada pelos tomadores de decisão para subsidiar o planejamento e acompanhamento das ações de saúde.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Hipertensão, epidemiologia, saúde pública.