62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS, EXPERIMENTOS INTERATIVOS E ATIVIDADES EDUCATIVAS DE ASTRONOMIA E FÍSICA MODERNA.
Lívia Camargos Cruz 1, 2, 3
Larissa Takeda 4
Walmir Thomazi Cardoso 5, 6
1. Graduanda em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
2. Bolsista CNPq de Iniciação Científica
3. Estagiária-Divisão Técnica de Astronomia dos Planetários da Cidade de São Paulo
4. Graduanda em Física com Habilitação em Astronomia pela USP/SP
5. Prof. Dr./ Orientador - Depto. de Física - PUC/SP
6. Assessor da Divisão Técnica de Astronomia dos Planetários da Cidade de São Paulo
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do desenvolvimento de materiais lúdicos/interativos e aplicação de materiais pré-existentes em oficinas de baixo custo para ensino e divulgação da Astronomia, aplicados na Escola Municipal de Astrofísica (EMA) e no Planetário "Prof. Aristóteles Orsini" (Parque do Ibirapuera - Departamento de Educação Ambiental - DEA - da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente - SVMA - Prefeitura de São Paulo).Trata-se, portanto, do desenvolvimento de um projeto de pesquisa orientado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC/SP e aplicado em um espaço e equipamento público, realizado no período de abril de dois mil e nove a março de dois mil e dez.
METODOLOGIA:
A metodologia empregada nesse trabalho foi qualitativa (FLICK, 2007), considerando a interação de componentes metodológicos e teorias, perspectivas dos participantes e suas diversidades assim como abordagens de problemas. Com o nome de Família do Universo o projeto se constituiu numa série de atividades que foram oferecidas aos grupos de interessados que já tinham adquirido o ingresso para sessão do planetário exibida às dez horas da manhã, aos domingos. A atividade completa era composta pela sessão de planetário, visita guiada a exposição na EMA e as oficinas com os materiais desenvolvidos no projeto de pesquisa. As oficinas versavam sobre oito temas diferentes: montagem do Sistema Solar em escala de distância, relógio de sol, confecção do modelo de um núcleo de cometa com gelo seco, caixinha de espectros (espectroscopia), modelo de galáxias, fases da lua, esfera celeste e relógio estelar. As atividades contavam ainda com passatempos como liga-pontos, caça-palavras e desenhos para colorir com temas de Astronomia para as crianças menores. As oficinas eram alternadas durante os finais de semana. O trabalho contou com o apoio dos funcionários da instituição, mas foi desenvolvido e aplicado essencialmente pelos autores deste trabalho.
RESULTADOS:
Considerando as várias temáticas desenvolvidas nas oficinas percebemos que muitos dos participantes fizeram perguntas sobre as escalas usadas na construção do Sistema Solar, a existência de vida em outros planetas, sobre a utilização dos relógios solares, como reproduzir a caixa com as fases da Lua em suas casas, entre outras. Isso não significa que esses sejam os temas que mais interessaram. Por razões das mais diversas a simulação da construção de um núcleo de cometa chama muito a atenção, assim como a caixinha de espectro, e as crianças se interessam muito pelos resultados. Essas atividades consistem no ensino não- formal de Astronomia e Física, que estão ligadas diretamente entre si, e têm caráter interdisciplinar. Todas as oficinas do "Família do Universo" contam com recursos audiovisuais e explicações dinâmicas, brincadeiras e associações que levam os assuntos abordados à realidade das pessoas. Sendo assim, também tratamos de temas como educação ambiental, história da ciência, geografia, matemática, entre outros, que justificam a importância de projetos como este para a formação cultural e social das crianças e dos jovens, assim como para a difusão do conhecimento científico.
CONCLUSÃO:
Ao longo de um ano de trabalho conseguimos atender um número, de aproximadamente, mil e cem pessoas, realizando as atividades apenas aos domingos. Contamos também com a presença de professores do ensino básico, participando das oficinas de maneira espontânea, que se interessaram em replicar as atividades em suas salas de aula. Com isso foi possível perceber, neste período, o grande interesse do público em geral por atividades deste tipo. Investir na formação de educadores com essa visão interativa e lúdica dos assuntos também é de extrema importância, para que, desde a escola, as crianças sejam estimuladas e desenvolvam o interesse em entender o mundo que as cerca em sua totalidade. Desta forma concluímos este nosso trabalho e começamos a desenvolver uma nova pesquisa ampliando o que já desenvolvemos, com a finalidade de colaborarmos na formação continuada de educadores.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo - SVMA
Palavras-chave: Astronomia, Ensino, PUC.