62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
AVALIAÇÃO DO CICLO SONO-VIGÍLIA E COGNIÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA COM DIFERENTES ESQUEMAS DE HORÁRIOS DE AULA
Ádison Lima 1
Gabriella Carminhola 1
Renata Parente 1
John Fontenele Araujo 2, 1
Francisca Patrícia da Silva 1
Rafaella Kaline da Costa Xavier 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2. Orientador
INTRODUÇÃO:
O padrão de sono dos estudantes, ao entrarem na universidade, é acompanhado por muitos fatores que podem levar a mudanças nos hábitos de sono, tais como demandas acadêmicas, novas oportunidades sociais, diminuição do cuidado dos pais, horários de aulas irregulares, emprego em meio período. O padrão irregular de sono-vigília é usualmente acompanhado por várias consequências diurnas, como diminuição nos níveis de motivação, desempenho, concentração, atenção e humor, aumento da fatiga e da sonolência. Assim, há inúmeras razões para apoiar o fato de que, esses estudantes, podem sofrer prejuízos em seu desempenho acadêmico. Diante disso, o objetivo desse estudo foi avaliar a relação entre ciclo sono-vigília e a cognição em estudantes de medicina com esquemas diferentes de horários de aulas. Tendo conhecimento dessas informações é importante alertar pais, professores e alunos da importância de um sono de boa qualidade. Para os estudantes, saber que uma queda de desempenho pode estar sendo provocada pela irregularidade dos horários de dormir é um fator motivador para mudança de hábitos. Além disso, um novo instrumento de avaliação cognitiva, usado em voluntários com algum comprometimento neurológico, foi testado em uma população de adultos jovens e saudáveis.
METODOLOGIA:
Primeiro, o projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes e obteve parecer favorável. Os voluntários receberam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, uma ficha de identificação pessoal e questionários para a avaliação subjetiva do sono. Os questionários foram Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP), Questionário de Horne e Ostberg (HO), Questionário de Sonolência Diurna e o Questionário "A Saúde e o Sono". Posteriormente, foi aplicado o teste cognitivo MoCA, um instrumento de avaliação de Déficit Cognitivo Leve. Esse teste avalia diferentes domínios cognitivos: atenção e concentração, funções executivas, memória, linguagem, capacidades visuo-construtivas, capacidade de abstração, cálculo e orientação. E, por fim, os voluntários receberam o aparelho para avaliação objetiva do sono, o actímetro. Essa ferramenta trata-se de um aparelho semelhante a um relógio, que registra o nível de atividade do seu usuário. A população foi composta por 88 jovens saudáveis, de ambos os sexos, estudantes do curso de Medicina da UFRN, que iniciavam suas aulas em horários diferentes. A turma com entrada em 2009.2 iniciou as aulas as 07h da manhã e a turma com entrada em 2009.1 iniciou as aulas as 08h da manhã.
RESULTADOS:
Na avaliação subjetiva do sono, turmas com aula as 07h e as 08h apresentaram, respectivamente, IQSP 5,33±2,45 e 6,64±2,18 com p<0,015. No HO, 48,59±10,45 e 45,33±9,9 com p>0,161. Na escala de sonolência, 8,87±2,73 e 7,87±3,17 com p>0,139. Os horários de dormir da semana e fim de semana, para a turma das 07h foram 23h17min±59min e 00h32min±01h21min com p<0,001; de acordar, 06h±23min e 09h07min±01h20min com p<0,001. Para a turma das 08h foi 23h19min±53min e 01h08min±01h56min com p<0,001; 06h43min±31min e 08h54min±31min com p<0,001. Comparando os horários, entre as turmas, de dormir e acordar na semana, obteve-se p>0,833 e p<0,001. No fim de semana p>0,084 e p>0,856. Na avaliação objetiva do sono, os horários de dormir da semana e fim de semana, para a turma das 07h, foram 23h49min±29min e 00h37min±01h20min com p>0,068; de acordar 06h41min±27min e 07h52min±01h05min com p<0,012. Para a turma das 08h foi 00h18min±01h21min e 00h42min±01h16min com p>0,772; 06h44min±37min e 07h57min±01h33min com p<0,006. Comparando os horários, entre as turmas, de dormir e acordar da semana obteve-se, p>0,452 e p>0,348. Do fim de semana, p>0,348 e p>0,893. Na avaliação cognitiva, as turmas das 07h e das 08h atingiram, respectivamente, 24,94±2,27 e 26,39±1,40 com p<0,001 para o escore geral.
CONCLUSÃO:
Segundo os resultados pode-se concluir que, de acordo com a avaliação subjetiva do sono, ambas as turmas apresentaram sono de má qualidade, cronotipo classificado como indiferente e sem sonolência diurna excessiva. Quanto aos horários da semana, ambas as turmas dormem em horários similares, porém apresentam uma diferença significativa nos horários de acordar. No fim de semana não foi encontrada diferença em nenhum dos horários. Comparando os horários da semana com os do fim de semana, a turma das 07h dorme e acorda mais tarde no fim de semana, resultado caracterizado como uma tentativa de compensar o débito de sono acumulado durante os dias de semana. A mesma situação ocorre com a turma das 08h. De acordo com os dados objetivos, apenas houve diferença nos horários de acordar do fim de semana, mostrando que ambas as turmas não apresentam privação de sono. No teste cognitivo, a turma das 08h apresentou melhor desempenho que a turma das 07h, porém esse resultado não é suficientemente forte para afirmar que uma hora a menos de sono prejudica o desempenho cognitivo. Ou que teste cognitivo utilizado é tão sensível, ao ponto de detectar essa variação de desempenho.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Ciclo sono-vigília, Estudantes, Cognição.